Veja o que você precisa saber sobre a faculdade de engenharia civil

Você já se encantou com o Burj Khalifa em Dubai? Com pontes como a de Oresund, entre a Dinamarca e a Suécia? E até construções clássicas, como a Grande Muralha da China ou superantigas, como as pirâmides de Gizé no Egito? Então, a faculdade de engenharia civil é perfeita para você.

Se você se intriga com isso tudo e tem uma vontade enorme de aprender como são feitas essas construções, com certeza é um potencial engenheiro civil. Veja agora as principais informações sobre a carreira.

O que é engenharia civil?

Civil é o ramo da engenharia que projeta, constrói e/ou melhora uma estrutura. É responsável por projetos de edificações e estruturas, em geral garantindo a manutenção, a inspeção e a preservação das construções.

Entre as principais funções de um engenheiro civil estão as ações desde a concepção até a construção propriamente dita de grandes instalações em geral, podendo ser em aço, madeira ou concreto.

A construção civil está em prédios, estádios, shoppings, barragens e reservatórios, hidrelétricas, além de viadutos, estradas, túneis e muito mais.

Gerência de projetos, estabelecimento de padrões de qualidade e cálculos estruturais são também fundamentais para esse engenheiro.

Organizado, detalhista, milimétrico e criativo são alguns dos principais adjetivos que cabem a esse perfil profissional. Deve aceitar o desafio de estar em atualização contínua, ser multifuncional e saber liderar.

Como é a faculdade de engenharia civil?

Vamos falar aqui de uma graduação altamente renomada e reconhecida no mercado há mais de 40 anos, como o UniFOA. São cinco anos de curso, em que é possível dispor de laboratórios de topografia, mecânica dos solos e muito mais.

Leia também:  9 segredos para fazer uma excelente redação no Enem

Pode-se realizar estágios em empresas públicas ou privadas, com a matriz curricular aliada às necessidades do mercado, com participação em visitas técnicas, ações sociais e projetos de iniciação científica.

É importante ressaltar que o estudante deve ter forte afinidade com ciências exatas e estar aberto à administração e tecnologia. É também exigido estágio curricular e trabalho de conclusão de curso.

O perfil do aluno é de alguém disposto a estudar muito, preparado para as atividades laboratoriais e para matemática. Alguns professores já alertam sobre cálculo diferencial e integral. A atenção especial, no início, com essa disciplina pode ser determinante para um desenvolvimento de sucesso.

Como é o mercado de trabalho?

As oportunidades de mercado são bem amplas para um engenheiro civil. É interessante ressaltar que as grandes oportunidades estão no desenvolvimento da construção civil.

É possível, também, atuar em construções prontas, exercendo inspeção, fiscalização e perícia, por exemplo. A graduação forma um profissional suficientemente qualificado para abrir até seu próprio empreendimento ou ministrar aulas em cursos e faculdades.

O domínio desse profissional em cálculos complexos abre espaço até para a atuação em desenvolvimento de sistemas estruturais auxiliares na saúde do corpo humano. Órteses, próteses, palmilhas e até os macacões usados por pilotos podem ser pensados por engenheiros. Muito show, não é?

E então? Gostou da carreira? Temos o blog do UniFOA para você! Lá existem muitas informações que auxiliam na escolha de uma graduação, inclusive artigos superlegais sobre Engenharia Civil.

Leia também:  O que é preciso para construir uma carreira em Comunicação Social?

Este artigo buscou de forma rápida e objetiva fornecer as principais informações sobre a faculdade de engenharia civil. Deixamos aqui um e-book sobre o futuro estudante de engenharia. Comece a partir de agora o seu futuro!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas