Notícias

Editora FOA inicia atribuição do DOI aos artigos científicos

Revistas Práxis e Cadernos UniFOA contarão com identificação - 20/07/2017


A Editora FOA conta, a partir de agora, com um padrão para identificação de documentos científicos. Este identificador, chamado DOI (Digital Object Identifier), é composto de números e letras, é atribuído ao artigo digital para que este seja unicamente identificado na Internet. 

“A inserção do DOI aos artigos publicados confere credibilidade à pesquisa e contribui para melhores qualificações dos periódicos. O código possibilita acesso integral ao artigo publicado, preserva metadados em bancos de dados e oferece mais segurança em casos de dados duvidosos”, explicou o prof. Laert dos Santos, responsável pela Editora FOA.

A atribuição começou pela Revista Práxis, classificada em A2 pelo Qualis Periódicos da Capes. “O próximo passo será inserir o código no Cadernos UniFOA; começamos a caminhar na direção das melhores e mais bem conceituadas revistas”, enfatizou Laert.

DOI no Currículo Lattes - No Brasil, a plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por exemplo, utiliza o DOI como uma forma de certificação digital das produções bibliográficas registradas pelos pesquisadores em seus currículos Lattes.

Desde setembro de 2008, quando o sistema foi liberado ao público, basta que um pesquisador digite o número DOI de um artigo para que a base Lattes preencha, automaticamente, o nome do primeiro autor, o título, o ano, o volume e outras informações da publicação.