Pesquisa Científica em Serviço Social

Alunos apresentam trabalhos científicos - 10/08/2018

As apresentações dos trabalhos da XV Jornada Científica de Pesquisa Social marcaram a sexta-feira, 10, no curso de Serviço Social, no campus Porfírio José de Almeida. A jornada tem como principal objetivo divulgar os resultados pesquisas científicas desenvolvidas por alunos, egressos, professores e profissionais da área.

A pesquisa em Serviço Social auxilia na inserção do aluno no mercado de trabalho. “A jornada traz assuntos que complementam a formação teórica de sala de aula, através das palestras, e projeta o aluno para a sociedade, através das pesquisas”, comentou a coordenadora do curso, Mônica Barison.

A pesquisa está presente na vida de Danielle Ermida, aluna do quarto ano, desde o início da graduação. Nessa edição da jornada, ela apresentou a pesquisa “Prostituição e Saúde: a política de atendimento em saúde para os profissionais do sexo em Volta Redonda”. “Fiz um projeto científico, no último ano, que abordava o que as instituições recebiam desses profissionais. A partir disso, senti a necessidade de pesquisar o que é oferecido pelas instituições a eles”, explicou.

Segundo Danielle, a produção científica trouxe ganhos para sua vida acadêmica e profissional. “Agora, escrevendo o TCC, percebo o quão importante foi para esta etapa já ter prática escrevendo textos científicos, além de já me aproximar da realidade que vou encontrar ao chegar no mercado de trabalho”, completou.

“Essa inserção na realidade por meio da pesquisa contribui para conhecer o campo de atuação, para produzirmos conhecimento sobre essa realidade, para termos elementos e bases para intervir na sociedade”, concluiu Mônica.

Todos os resumos dos trabalhos apresentados são publicados, no fim do semestre, pela Editora FOA.