A Defensoria vai aonde o povo está


Projeto de extensão entre UniFOA e DPU promove ação itinerante no Lixão de Resende

Publicado em 6/9/2017

Dando continuidade às atividades do projeto “Defensoria para Todos – A Defensoria vai aonde o Povo está”, a Defensoria Pública da União em Volta Redonda e o UniFOA, realizaram, no último sábado, 5, atividade de extensão com ação social no “Lixão” de Resende. O evento teve início pela manhã, com apresentação de palestra sobre “Noções da Lei da Política Nacional dos Resíduos Sólidos – Lei nº 12.305/2010”, proferida pelo defensor púbico federal Claudio Luiz dos Santos. 

Cerca de 50 pessoas, entre catadores integrantes da Associação de Catadores Recicla Resende e da Associação de Garimpeiros do Aterro Sanitário de Resende (Agasar), foram atendidas. Além da orientação jurídica pela DPU, que também contou com a presença do defensor federal João Paulo Nespoli, foram prestados atendimentos na área de Medicina, Engenharia Aambiental e Jornalismo por profissionais e alunos da UniFOA. 

“A ação social é mais do que uma prestação de serviço pontual. Visa, sobretudo, ao início de um processo de aproximação para efetiva afirmação e promoção dos direitos das catadoras e dos catadores. O catador é o verdadeiro agente ambiental responsável, que faz o que o Poder Público não faz. É preciso enxergar no catador uma solução para a efetivação da Política Nacional dos Resíduos Sólidos”, ressaltou o defensor Claudio Santos. Ele também elogiou a sensibilidade social da direção da UniFOA.

O retorno das ações à localidade está previsto para ocorrer entre os dias 24 e 26 de novembro. Durante o mês de novembro, mais ações serão realizadas, também, em outras localidades.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Defensoria Pública da União

 


Veja Também: