A Literatura no Encontro com o Outro


Professora do UniFOA escreve capítulo de livro

Publicado em 13/9/2018

No dia 5 de junho, a professora Maria da Conceição Vinciprova Fonseca lançou um livro chamado “A Literatura no Encontro com o Outro”. A obra escrita com a professora Maria Elizabeth Chaves de Mello, da Universidade Federal Fluminense, foi apresentada no Rio de Janeiro.

O capítulo escrito por Maria da Conceição aborda o racismo e o ‘politicamente correto’. “Trato da problemática das sucessivas edições de uma obra, adequação de linguagem, conhecidas também como o "politicamente correto", de história e de contexto são percebidas e comentadas. O livro traz à tona questões ainda tão presentes em nosso cotidiano”, contou a professora.

A obra - A literatura no encontro com o outro é fruto de pesquisas pluridisciplinares – teoria literária, tradutologia, teatro, cinema, literatura e ciências sociais. O tema predominante é o encontro com o “outro”, em vários momentos e em várias regiões do planeta. O “outro” como espelho do “mesmo”, reflexo, e, ao mesmo tempo, colaborador na construção de identidades.

O “outro”, que pode ser tanto um viajante estrangeiro, como um autor com o olhar agudo e crítico de um Machado de Assis sobre o seu tempo, como um tradutor. Em todos os textos, percebe-se a tentativa de se conhecer o passado para a compreensão do presente. Nesses encontros, desencontros, trocas e diálogos, a literatura vai buscando o seu lugar. Compreendê-lo e pesquisa-lo seria uma das funções dos estudos literários.


Tags:

Veja Também: