Alunos de SI vencem a maratona Hackathon


Evento aconteceu em Barra Mansa no último final de semana

Publicado em 16/8/2017

Os alunos do curso de Sistemas de Informação, Augusto Teixeira (4º Ano), Rômulo Rimulo (4º Ano) e Ivonaldo Soares (3º Ano), foram os vencedores da Maratona de Programação ‘Hackathon’, de Barra Mansa, no último final de semana. O evento foi uma competição entre equipes com o objetivo de elaborar, durante 18 horas, soluções para problemas enfrentados pela população do município.

“Desenvolvemos, ao longo dos três dias de evento, um mapeador de problemas da região, como buracos nas ruas, postes sem luz, segurança e saúde. A ideia permite interação com a população e, a partir das avaliações, será possível que as autoridades públicas deem prioridade a resolução das causas mais urgentes”, explicou Augusto.  

Profissionais de diferentes áreas ligadas ao desenvolvimento de software participaram da maratona de programação. A base temática do Hackathon foi ‘má conservação das ruas e estradas’; ‘falta de entretenimento/lazer/turismo’; ‘falta de segurança’ e ‘mobilidade urbana’. Os assuntos foram votados pela população de Barra Mansa, no site do evento. 
 
As equipes foram compostas por até três membros cada e formadas no primeiro dia do evento, que aconteceu na quinta-feira. O time vencedor formado pelos alunos do UnIFOA conquistou o prêmio de R$ 5 mil.

O que é um Hackathon?

Hackathon significa maratona de programação. O termo resulta de uma combinação das palavras inglesas “hack” (programar algo, hacker sistema) e “marathon” (maratona). Programadores, designers e empreendedores competiram lado a lado com um único objetivo: apresentar soluções inovadoras para o município de Barra Mansa. 


Veja Também: