Entenda o que é o Extrato CNIS

Tenha acesso ao "Meu INSS", confira o passo a passo

Publicado em 17/2/2020

CNIS é a sigla de “Cadastro Nacional de Informações Sociais”. Ele é como se fosse um relatório de informações do trabalhador, sendo o documento mais importante no universo previdenciário. O CNIS também é chamado “extrato CNIS” ou “extrato previdenciário”. É um banco de dados do governo federal, criado em 1989, que armazena informações trabalhistas e previdenciárias dos trabalhadores brasileiros.

O CNIS contém dados dos vínculos empregatícios desde 1976, as remunerações mensais a partir de 1990 e os recolhimentos dos contribuintes individuais desde 1979. Este importante documento serve para comprovar a filiação do segurado à Previdência Social, além do tempo e valores de contribuição.

Assim, sempre que um indivíduo precisa usar algum dos serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), pode se valer do extrato como comprovação de sua situação regular.  Ao dar entrada na aposentadoria, por exemplo, o solicitante pode levar o CNIS como documento comprobatório do tempo de contribuição ao INSS.

Quem Pode Utilizar Esse Serviço?

Todo segurado da Previdência Social pode ter acesso ao extrato previdenciário Inclusive, é importante que, ao longo da sua trajetória de vida, o cidadão acompanhe os registros feitos no CNIS, a fim de corrigir possíveis erros antes mesmo de ter que utilizar algum dos serviços do INSS.

Entenda como ter acesso aos seus extratos e informações previdenciárias disponibilizadas no site Meu INSS

1. Acesse o site:  meu.inss.gov.br
  2. Você precisa se autenticar (fazer login) no site, informando seu CPF e a senha que você criou.
  3. Clique no botão FAZER LOGIN no centro da tela ou no botão LOGIN no canto superior direito da tela.
  4. Se é o seu primeiro acesso, faça seu cadastro e crie sua senha.
  5. Na janela que se abre, clique no botão CADASTRE-SE. Após preencher com seus dados pessoais e responder as perguntas sobre suas informações profissionais presentes nas bases de dados da Previdência Social, uma senha inicial será fornecida. Anote a senha inicial. Ela será necessária para cadastrar sua senha definitiva. Em seguida, altere por uma senha definitiva de sua escolha.
  6. Escolha a opção: Extrato de Contribuições (CNIS) e Imprimir

Tags: