Exposição de Biscoitos


Alunos de Publicidade e Propaganda vivenciam etapas de criação de marca

Publicado em 11/6/2018

Por Lívia DelunardoFilipi Meireles e Luisa Marques | 3º ano de Jornalismo

Na noite desta quinta-feira, 8, aconteceu a 5° edição da Exposição de Biscoitos dos alunos do 2° ano de Publicidade e Propaganda, no campus Aterrado. Um evento no qual os acadêmicos, orientados pela professora Patrícia Rocha, fizeram a criação e todo desenvolvimento de biscoitos em cima de marcas já existentes.

A professora Patrícia Rocha afirma que o sucesso do evento é mérito dos alunos, visto que eles paticiparam de todas as etapas, desde a criação da marca até a identidade visual do produto.

- As etapas começam dentro da sala de aula, onde trabalhamos a metodologia de Design Thinking, nela os alunos encontraram um problema, pesquisaram e solucionaram. Essa exposição mostra o resultado da pesquisa dos estudantes que se empenham para chegar a este momento que é a apresentação da marca aos clientes, ratificou.

Nste ano o evento contou com a participação de avaliadores internos, formados pelos professores dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda e ainda um grupo externo, formado pelo prefeito de Piraí, Luiz Antônio e dois secretários municipais, o de Governo e o de Comunicação.

- Primeiro gostaria de parabenizar os alunos, porque os trabalhos estão muito bons. Foram pensados e produzidos atendendo às exigências do mercado de trabalho, ou seja, exigência que, de fato, os acadêmicos irão encontrar. O clima de competição e os desafios da criação foram excepcionais. Todos estão de parabéns, pontuou o prefeito.

Os estudantes foram divididos em 12 grupos e tiveram dois meses para elaborar a campanha pensando desde o produto que serviu de inspiração até os detalhes daquele que iriam apresentar na exposição. A montagem dos estandes, a decoração do ponto de venda, bem como materiais gráficos, brindes e embalagens compuseram o projeto de cada grupo.

A aluna Livia Bartole usou a marca Mucilon, um produto muito presente na vida da criança como inspiração. “Tivemos que fazer grande pesquisa para conhecer o público e até ter cuidado com a quantidade de açúcar que o biscoito levaria, assim como a maciez que deveria possuir, já que o nosso foco era a criança ainda em formação’ explicou.

De acordo com a aluna Jade Cangussu, a atividade foi muito importante para os alunos terem uma breve experiência do que está por vir no mercado de trabalho. “É um projeto que nos coloca diretamente envolvidos com o que iremos fazer lá na frente”, destacou. 

A professora Angélica Arieira, coordenadora de Jornalismo, esteve na exposição com a turma de terceiro ano de seu curso - que ficou responsável pela cobertura. Ela destacou o trabalho integrado e a importância de projetos que pensem em atender às necessidades identificadas em pesquisa.

- Os estudantes de publicidade pensam em problemas ou necessidades do público-alvo/cliente, adotaram estratégias e construíram produtos. Os acadêmicos de jornalismo fizeram a cobertura, prestigiaram os colegas, entrevistaram os participantes, fotografaram e filmaram práticas reais. Foi um evento completo - pontuou a docente, parabenizando os alunos e a professora Patrícia Rocha.

Fotos: Alunos 3º de Jornalismo 


Veja Também: