Faça Serviço Social no UniFOA

Ensino presencial e experiências únicas ao longo da graduação

Publicado em 3/1/2020

O assistente social é o profissional que atua na defesa dos direitos das pessoas, prestando auxílio tanto no esclarecimento de pontos fundamentais para a superação de adversidades quanto na indicação de caminhos para que os indivíduos tenham protagonismo em suas lutas sociais, sendo sujeitos das suas histórias de vida.

Isso envolve problemas de saúde, moradia, educação, entre outros, ou seja, tudo o que pode envolver violações dos direitos.

Trata-se de uma carreira extremamente importante para a sociedade, pois é por meio dela que pessoas menos favorecidas ou com algum problema pontual conseguem se recuperar para exercer a sua cidadania.

Por isso, saiba mais sobre o mercado de trabalho para serviço social, uma profissão tão importante para a vida em sociedade.

Inscreva-se no vestibular

No UniFOA, quem optar por fazer o curso de Serviço Social contará com:

1. Graduação presencial de qualidade formando o bacharel em Serviço Social; com professores, mestres e doutores, de comprovado conhecimento dos conteúdos específicos de suas disciplinas, capacidade didática, competência técnica, ética e política;
  2. Estágio supervisionado em diversas áreas de atuação que possuem convênio com o UniFOA. O aprendizado do trabalho profissional é acompanhado pelos supervisores de campo: o assistente social das instituições conveniadas e o professor assistente social do UniFOA;
  3. Fórum de Supervisão de Estágio: espaço, materializado de três a quatro reuniões anuais, de articulação entre a supervisão acadêmica e de campo, com a participação de estudantes, com vistas ao aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem do trabalho profissional, por meio de debates sobre temas transversais a formação e ao exercício profissional.
  4. Visitas Técnicas Orientadas guiadas por um professor a instituições para que os estudantes conheçam a rede de políticas sociais da região bem como o trabalho do assistente social.
  5. Interdisciplinaridade nas ações através da interlocução entre as diferentes áreas do saber, diferentes cursos;
  6. Projetos de Extensão desenvolvidos por professores e estudantes que objetivam, a partir de um diagnóstico social, corresponder as demandas da comunidade através da prestação de serviços, contribuindo para a melhoria dos contextos sociais de determinadas realidades territoriais.
  7. Projetos de Iniciação Científica desenvolvidos por professores com o objetivo de inserir os acadêmicos no ambiente da pesquisa, fomentar o conhecimento crítico da realidade contribuindo para o desenvolvimento de atitudes investigativa, habilidades e competências que visem a construção de respostas profissionais no enfrentamento das “expressões da questão social”.
  8. Semana de Comemoração ao Dia do Assistente Social e Jornada de Pesquisa Social.
  9. Seminário do Trabalho Profissional;
  10. Cursos de Extensão, entre outras ações que integram a agenda de atividades do Curso de Serviço Social que materializam a Política Pedagógica.

Inscreva-se no vestibular

Visita Técnica ao campo de estágio Hospital São João Batista