Land Rover 4x4 In Schools

Alunos apresentam projeto em Campinas

Publicado em 18/7/2017

Já imaginou projetar um carro de controle remoto para uma marca mundial de automóveis e apresenta-lo a todo o país? Cinco alunos do Ciep 291, de Pinheiral, viveram esse sonho ao participar do Land Rover 4x4 In Schools, nesse fim de semana, 15 e 16, em Campinas. Os jovens contaram com a parceria do professor Luciano de Azedias e acadêmicos do UniFOA no desenvolvimento do projeto. Eles foram os melhores na categoria equipe e ganharam três prêmios individuais: melhor engenharia, melhor participação feminina e melhor apresentação.

A ação é desenvolvida pela empresa automobilística há 10 anos com o objetivo de oferecer aos estudantes uma experiência na qual eles podem criar e incorporar conhecimentos e habilidades que serão exigidas mais tarde na área de exatas.

O Land Rover 4x4 In Schools propõe que os alunos criem um veículo de quatro rodas controlado por rádio de acordo com as especificações fornecidas pelo Comitê Internacional de Regras. “Ele deve navegar com sucesso e completar os obstáculos em uma pista de teste off-road, que é tão exigente como uma situação real fora de estrada, e deve imitar as capacidades de um veículo 4x4 de tamanho real”, explicou o professor Luciano. Além disso, os jovens  precisaram criar a empresa Auto 291, com situações reais de uma empresa de automóvel.

Intercâmbio de conhecimento: Ensino Médio x Ensino Superior

Isabella Nunes, do segundo ano do Ensino Médio, foi a gerente de Recursos e Engenheira de Design; Julia Cardoso Landim, do terceiro ano, foi a gerente de Equipe e Engenheira de Manufatura; Ygor Ferreira Soares dos Santos, do segundo ano, ficou responsável pelo Design Gráfico; Marco Antonio Oliveira Dias, do primeiro ano, foi o engenheiro de Projeto e Pablo Henrique Costa, do segundo ano, ficou responsável pela Saúde e Segurança do Trabalho e Engenharia de Produção.

O maior prêmio, segundo Isabella, foi todo o conhecimento e aprendizado adquirido. “Somos de Pinheiral, uma cidade pequena, e de uma escola pública, com poucos recursos, através desse projeto tivemos contato com grandes empresas, como o UniFOA e a CSN, e trabalhamos como profissionais. Foi difícil, mas muito gratificante, porque se não fosse por isso não teríamos aprendido tanto e adquirido tanto conhecimento na prática”, comemorou a futura universitária.

Durante o desenvolvimento, foi utilizado o software Fusion 360, da Autodesk para modelagem do carro, e materiais que não poluem o meio ambiente. “Me surpreendi com a seriedade que eles levaram o projeto, por se tratarem de adolescentes, e com toda a facilidade de absorção de conhecimento deles”, revelou o aluno do sexto período do curso de Engenharia Elétrica, Jair Soares, um dos acadêmicos que ajudou no desenvolvimento do projeto.

– Podemos perceber, através desses meninos, que a questão da Educação não está só no que a escola oferece, mas no interesse do aluno em buscar novos projetos e querer fazer parte do que lhe é proposto. A experiência é muito grandiosa tanto pro Ciep, quanto pro UniFOA por ter seu nome como apoiador desse sonho, frisou a reitora, Claudia Utagawa.

Alunos do UniFOA que participaram

Pedro Lisboa, 1º ano de Sistemas de Informação; Leonardo Feliciano, 1º ano de Sistemas de Informação; Jair Soares de Carvalho, 6º período de Engenharia Elétrica; Bruno Sabença, 8º período de Engenharia Elétrica; Gaspar Egídio de Freitas, 2º ano de Sistemas de Informação; Jadir Junior da Silva Alves, 2º ano de Sistemas de Informação.