Movimento de mulheres e militância feminista


Tema foi palestra no curso de Serviço Social

Publicado em 2/5/2018

Na última quarta-feira, 2, foi realizado o primeiro encontro do Fórum de Supervisão de Estágio que teve como tema o 'Movimento de Mulheres e Militância Feminista', com a pedagoga Ivanete Silva, no auditório do campus Porfirio José de Almeida. O evento, promovido pelo curso de Serviço Social, acontecerá em mais dois momentos do ano com os temas ‘Resistência e Luta do Movimento Negro’ e 'A Luta do Movimento LGBT’.

A palestrante relatou em sua fala o início da luta das mulheres e o contexto histórico. “Ainda temos fortes resquícios de machismo em nossa sociedade, como questões salariais entre homens e mulheres; a imposição de rosa ser cor para meninas e azul para meninos; e as dificuldades que as mulheres encontram para se colocar na sociedade. Tudo que conseguimos foi com muitas lutas”, pontuou Ivanete.

Ela ainda ressaltou a importância dessas rodas de debate em instituições de ensino. “O espaço da educação é o espaço para pensar nesses temas, uma vez que formamos pessoas para além da capacitação e qualificação do profissional. A academia concede um empoderamento ao estudante para que ele possa se organizar dentro da área acadêmica”, citou.

Para a acadêmica Marcelly Cristina, do 4º ano de Serviço Social, a participação nos debates fará a diferença em sua formação.  “Como profissional é fundamental ter contato com essas militâncias. Palavras como as de Ivanete nos dão forças para ir à busca de nossos direitos e querer conhecer cada vez mais, além de ampliar o nosso olhar como profissional da área”, enfatizou a aluna.

Os próximos encontros serão no dia 5 de junho, sobre Resistência e Luta do Movimento Negro, com a palestrante Eliana Carmem, assistente social, especialista em Educação e Relação Étnico Racial; e dia 22 de agosto, sobre a Luta do Movimento LGBT, com o debatedor Gleydson Paiva, assistente social e especialista em Gêneros e Sexualidade.


Veja Também: