Pesquisa e meio ambiente


Professor e egresso escrevem capítulo de livro sobre saneamento básico

Publicado em 6/7/2018

O egresso Leonardo Barbosa e o professor Pedro Magalhães, ambos do curso de Engenharia Ambiental, vivenciaram a experiência de escreverem juntos um capítulo do livro “Agua y Saneamiento Básico en el Siglo XXI: Brasil y Costa Rica.”  A publicação foi construída a partir da participação do UniFOA no Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul, em uma série de reuniões ao longo do ano de 2017.

O convite feito pela professora Ana Alice Carli, da Universidade Federal Fluminense de Volta Redonda, para participarem de um fórum com uma discussão pioneira entre universidades e prefeituras do Sul do Rio, deu start no projeto. “A partir desse convite formamos um grupo – eu, José Arimathéa Oliveira (Presidente do CBH-MPS) e Pedro Magalhães (professor do UniFOA, engenheiro da Defesa Civil de Angra e avaliador da Oficina RX). Assim pudemos relatar a experiência com nossa bagagem técnica e propor visões de futuro para a região”, destacou Leonardo.

As reuniões do comitê envolviam os usuários de água do Sul do estado, representados pelos prefeitos e secretários das pastas de saneamento e meio ambiente, junto com as instituições de ensino superior, incluindo o UniFOA e a sociedade civil, representada por ONGs da região. O tema abordado no capítulo foi o esgoto sanitário das cidades do Médio Paraíba e destaca os problemas e desafios enfrentados pelos municípios. 

Questionado sobre a experiência, o egresso Leonardo Barbosa afirmou que foi enriquecedora. “Trabalhar com pessoas com um grau de expertise alto na área e conhecer a realidade de outro país é interessante para termos uma visão sistêmica do desafio global que enfrentamos”, pontuou o ex-aluno.

Para quem se interessou sobre o assunto e quiser saber um pouco mais, o livro está disponível aqui.

Confira alguns registros: 


Veja Também: