Portas Abertas 2017


Evento bate recorde de público em sua 13ª edição

Publicado em 5/10/2017

A 13ª edição do Portas Abertas bateu um recorde: cerca de quatro mil alunos e professores estiveram presentes no maior evento do UniFOA. O encontro reuniu jovens de várias cidades da região e também de outros estados, para participarem do Quiz de Conhecimentos e Mostra de Ciência e Tecnologia.

Neste ano, os campeões do Quiz foram os alunos do Colégio Batista Americano e Colégio Nossa Senhora do Amparo, de Volta Redonda e Barra Mansa, respectivamente. Essa é uma proposta que estimula os alunos a testarem seus conhecimentos e reunirem os companheiros de sala para torcer e se envolver com a competição. Guilherme Costa, 18 anos, do terceiro ano do Ensino Médio, vencedor do quiz da parte da manhã disse que já estava preparado para representar a escola – Colégio Batista Americano – mesmo com o nervosismo pré-evento.

“Fiz alguns testes  antes e a torcida me ajudou a ficar mais elétrico na hora de apertar o botão. Estou muito feliz, o evento é muito legal não só pela conquista, mas também por reunir todas as escolas e aprendermos juntos”, disse Guilherme.

O professor Silas de Oliveira, coordenador pedagógico do Colégio Batista, disse que é a segunda vez que eles recebem o prêmio e que sempre participam do Portas Abertas. “Preparamos e incentivamos todos os alunos e, um dia antes do Portas Abertas, escolhemos o Guilherme, por ter se destacado na turma”, frisou.

O Colégio Amparo venceu pela quarta vez consecutiva o Quiz de Conhcimentos e participa desde a primeira edição do UniFOA de Portas Abertas. Segundo Allysson Veloso, coordenador do Ensino Médio, a preparação é oferecida a todos os alunos, porém a representante deste ano foi um diferencial da turma. “Eles sempre treinam pela internet e se preparam para vencer. Participamos em todas as edição deste evento, pois entendemos que é uma oportunidade especial para os jovens”, disse.

A aluna Maria Rangel, 17 anos, acompanhou todas as perguntas disponíveis no site do evento e se preparou para dar o melhor de si. “A torcida dos meus colegas foi bem divertida, mesmo quando errava uma resposta, eles me motivavam, nunca mais me esquecerei desse momento”, afirmou.

Mostra de Ciência e Tecnologia 

No Ginásio Poliesportivo do curso de Educação Física estiveram reunidos todos os cursos da instituição. Lá, os acadêmicos prepararam atividades e mostraram um pouco da vivência de cada área para os visitantes. A reitora do UniFOA, Claudia Utagawa, se surpreendeu com a evolução do evento. “O que acho mais legal é a animação dos acadêmicos em mostrar tudo o que desenvolvem na graduação. É um momento ímpar na troca de conhecimentos”, reiterou.

O curso de Engenharia Civil foi destaque por demonstrar o novo conhecimento tecnológico desenvolvido dentro da sala de aula, através do convênio do UniFOA com a Autodesk. O aluno do 8° período, João Paulo Moraes, explicou um pouco da proposta apresentada no stand. “Mostramos aqui nossos projetos de AutoCAD, temos também os óculos em 3D, o qual utiliza o software Revit para os alunos visualizarem a planta de uma casa em 360°. Além disso, apresentamos nossas plantas feitas à mão”, explicou. E, pra finalizar esse contato com o curso, eles disponibilizaram uma cabine fotográfica para que os jovens do ensino médio pudessem levar uma lembrança do dia memorável.

Primeiro contato com o Ensino Superior 

O evento proporciona a cada ano uma experiência única para os participantes: o primeiro contato com a universidade. Dessa forma, os futuros graduandos podem tirar dúvidas a respeito de qual graduação escolher, participam da orientação profissional, realizada pelo Setor Pedagógico Institucuional (SPI).

Júlia Aprígio, aluna do 3° ano de Educação Física, é um exemplo de como o Portas Abertas ‘abre a mente’ do aluno. No Ensino Médio, em 2011, participou pela primeira vez do Portas Abertas e conheceu a instituição. “Na época, descobri a Engenharia Mecânica e no ano seguinte comecei a estudar aqui. Mas um tempo depois, aflorou em mim uma paixão pela Educação Física e fui motivada a seguir a profissão”, afirmou.

Nesse ano, o evento contou também com a participação das Atléticas das Engenharias, Medicina e Educação Física que agitaram o campus Olezio Galotti. Também rolou a oficina de skate e slack line, dança e zumba, ministradas pelos alunos de Educação Física.

Confira alguns momentos da 13ª Edição:


Tags:

Veja Também: