Primeiro Mutirão do Emprego de Volta Redonda

Alunos do UniFOA participam do antedimento e organização do evento

Publicado em 1/5/2019

O 1º Mutirão do Emprego reuniu cerca de 40 mil pessoas na Ilha São João, nessa quarta-feira, 1, feriado do Dia do Trabalho. O objetivo do evento, promovido pela Prefeitura Municipal de Volta Redonda, foi estimular a empregabilidade, além de aproximar as empresas dos trabalhadores. 52 alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis atuaram no evento, realizando a triagem dos currículos dos candidatos, além de auxiliarem na organização, como ação de extensão universitária.

Também estiveram presentes o coordenador da Central de Estágios, Lizandro Zerbone; o coordenador do curso de Administração, Agamêmnon Rocha Souza; a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Patrícia Nunes, além dos professores Mário Arthur, Luciana Porto, Luciana Werneck, Aline Gomes, Carlos Rosa, Eduardo Carreiro, Lana Oliveira e Carlos Teobaldo.

A última pesquisa divulgada pelo IBGE apontou um número crescente do desemprego no Brasil, afetando a 13 milhões de pessoas. "Volta Redonda vai na contramão do país e, em 2018, fomos considerada a cidade do emprego; o mutirão vem para nos fidelizar nessa marca. A melhor homenagem que podemos fazer ao trabalhador é promover uma ação que impulsiona a contratação de novos funcionários", pontuou o prefeito, Samuca Silva.

Os alunos do UniFOA foram os responsáveis por receber os candidatos, analisar os currículos e indicá-los para as vagas que fossem voltadas para o seu perfil. Eles foram capacitados no decorrer da última semana e a capacitação faz parte de um projeto piloto do curso de Ciências Contábeis, segundo a coordenadora do curso, Patrícia Nunes. “Trabalhamos  a sensibilização e humanização dos acadêmicos para fazer um atendimento de qualidade e quem ganha é a cidade; Volta Redonda estando entre as melhores em termos de empregabilidade, teremos oportunidades para os nossos alunos”, explicou Patrícia, que acrescentou que o projeto tem parceria com os cursos de Administração, Jornalismo e Publicidade Propaganda.

“Minha maior preocupação foi receber bem os candidatos, tratá-los com dignidade, porque sabemos que o momento para quem busca um emprego não é fácil. Pude praticar muito do que vejo em aula, principalmente na avaliação de currículos, já que faço estágio nessa área”, apontou a aluna do segundo ano do curso de Ciências Contábeis Natália Delespostis.

Os professores Lizandro Zerbone, Luciana Werneck e Agamêmnon Souza conversaram com os candidatos nas salas de integração para prepará-los para o contato com as empresas. "Nosso bate-papo foi sobre dicas de postura durante uma entrevista, o que não se pode fazer, além de motivá-los para ajudar durante todo esse processo", explicou o professor que foi o responsável pela participação da instituição no evento.

Atualmente, uma das maiores preocupações do universitário é o emprego, de acordo com o coordenador do curso de Administração, Agamêmnon Rocha Souza. “A participação neste evento garantiu aos alunos um termômetro da realidade do mercado de trabalho na cidade e seus entornos. Ademais, o permitiu vivenciar o gerenciamento de pessoas, uma das tarefas mais nobres da Administração", ponderou o coordenador.

Inseridos no Mercado de Trabalho

Visando melhorar a empregabilidade dos alunos, o UniFOA oferece, anualmente, a Feira de Estágios que vai para a quarta edição, em outubro deste ano, além de inserir os acadêmicos em ambientes de prática profissional. "Trabalhar no mutirão foi um momento ímpar, uma vez que eles também sendo visto pelas empresas que estão aqui, o que possibilita um network para depois de formados", continuou o coordenador da Central de Estágios.

Formada em Administração e em MBA em Gestão de Pessoas pelo UniFOA, Fran Lorat atualmente trabalha na Transportadora Excelsior e participou na seleção de candidatos para a empresa. "A graduação me deu uma base bastante sólida para entrar no mercado, uma vez que possui excelência em estrutura física e corpo docente que sempre nos incentivaram a participar de projetos como o de hoje, por nos colocar em contato com o mercado de trabalho, enquanto a pós-graduação veio para complementar o que eu já sabia, me permitindo crescer e desenvolver minhas competências", relembrou.

A psicóloga Thainá Nazarethi cursa o MBA em Gestão Organizacional de Pessoas do UniFOA e foi uma das avaliadoras dos candidatos para a CBSI. "O curso de pós me impulsionou e me deu chances reais de crescimento no mercado de trabalho, tendo em vista que me capacitou para estar na vaga que estou hoje", acrescentou.

Dados do evento

Ao todo, foram 15 empresas que ofertaram cerca de 2300 vagas de emprego."Muitas oportunidades ficam soltas e tivemos a oportunidade de reunir todas em um só dia, o que destacou a nossa capacidade de dialogar com as empresas. Temos cerca de 25 mil universitários em Volta Redonda, o que representa a inquietude da nossa cidade em busca de estudo, ciência e tecnologia. Ter o UniFOA no mutirão também representa a nossa capacidade de fazer uma interligação com todos os atores, tendo em vista que ninguém constrói nada sozinho", acrescentou Samuca, que também é professor do curso de Ciências Contábeis do UniFOA.

- O evento é um divisor de águas na história de Volta Redonda e a FOA/UniFOA não estariam indiferentes a uma proposta tão humana como essa, uma vez que há mais de 50 anos formamos para a vida. Entregamos toda a nossa contribuição técnica e intelectual dos discentes e docentes, o que auxilia à prefeitura a dar uma esperança a mais para essas pessoas. Para nós é gratificante poder contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e empregabilidade da região Sul Fluminense", finalizou Lizandro.

Aluna atendendo
Aluna da Pós-graduação entrevistando candidato para a CBSI
Egressa do curso de Administração e da Pós-graduação funcionária da Excelsior
Professores Aline Gomes, Agamêmnon Rocha Souza e Patrícia Nunces