Realidade aumentada


Trabalhos de alunos são exibidos em exposição digital

Publicado em 4/9/2017

Começou nessa segunda-feira, 4, a exposição “CMYK, cores diferentes que se complementam: o uso da realidade aumentada como forma de exposição digital de projetos”, que tem como objetivo exibir trabalhos dos alunos do segundo período do curso de Design através do aplicativo Augment. A mostra está disponível no corredor do prédio 13, no campus Olezio Galotti, até o dia 2 de outubro.

Para visualizar é simples: basta instalar o app, disponível para Android e IOS, e fazer a leitura dos QR Codes, que foram montados com as iniciais dos alunos. Os cartazes desenvolvidos abordam temas étnico-raciais e, para sua produção, só foram utilizadas as cores primárias de impressão, Cyan, Magenta, Amarelo (Yellow) e Preto (Black – Key).

O professor responsável pelo projeto, Laert dos Santos, explicou que a ideia partiu de uma orientação de TCC. “Orientei um trabalho que abordou a realidade aumentada e achamos que seria legal expor os trabalhos que eles haviam preparado para a avaliação do primeiro semestre, mas pensamos em fazer algo diferente”, contou o professor.

O cartaz da aluna Luana Barcelos foi sobre o empoderamento do cabelo cacheado. “A mídia nos bombardeia o tempo inteiro sobre como devemos usar o nosso cabelo, mas isso é errado, todas as mulheres precisam entender que o seu cabelo é lindo do jeito que é”, comentou, lembrando que escolheu esse assunto, pois queria trabalhar com o Magenta.

Além de inovadora, a exposição é sustentável. “Não precisamos imprimir cartazes, apenas os QR Codes, mas, que comparados ao tamanho dos cartazes, são pequenos. O custo foi mínimo e ainda colaboramos com a natureza”, frisou Laert.

– A atividade mostra aos alunos uma nova tecnologia para expor seu material de forma prática e simples, além de incentivá-los a continuarem produzindo trabalhos bons que serão vistos por alunos de toda a insituição, concluiu a coordenadora do curso, Patrícia Rocha.


Tags:

Veja Também: