Recursos Humanos: entenda a demanda por esse profissional no mercado

Se você está terminando o Ensino Médio e pensa em prestar vestibular, certamente já se sentiu indeciso diante do grande número de cursos que são oferecidos pelos centros universitários. Muitas vezes, é difícil ter certeza sobre qual graduação escolher e conseguir informações sobre como será sua atividade profissional após finalizá-la.

Por isso, vamos apresentar alguns dados sobre o curso Recursos Humanos, e sobre como é sua inserção no mercado de trabalho. Confira, abaixo, algumas de suas principais características:

1. O que é o Recursos Humanos e como ele atua dentro da empresa?

O Recursos Humanos é um dos setores mais importantes dentro de uma instituição, pois sua função é mediar os interesses da empresa e de seus funcionários. O profissional da área pode atuar em diversos segmentos, tais como:

  • Seleção de novos funcionários;
  • Treinamento;
  • Avaliação de produtividade;
  • Segurança do trabalho;
  • Direitos trabalhistas;
  • Salários e folhas de pagamento;
  • Gerenciamento de cargos;
  • Motivação;
  • Solução de conflitos;
  • Desligamento de funcionários.

O Recursos Humanos, portanto, é um dos grandes responsáveis pelo bom funcionamento da empresa: é ele quem planeja e seleciona novos colaboradores, proporciona o treinamento necessário para que realizem suas funções, identifica e promove líderes, calcula os salários e benefícios de cada um e garante que todos estejam realizando suas tarefas da melhor maneira possível.

A função do RH é atuar diretamente na manutenção de um ambiente de trabalho saudável e sem grandes conflitos.

Leia também:  Engenharia do futuro: 3 perspectivas e maiores oportunidades!

2. Como o Recursos Humanos influencia no sucesso de uma empresa?

O Recursos Humanos é uma área estratégica, que permite a obtenção de melhores resultados. Isso acontece porque é o RH quem, primeiramente, seleciona e contrata os profissionais mais capacitados e qualificados, que devem apresentar afinidades com as estratégias e características do local.

Além disso, o RH pode gerenciar os trabalhadores e criar técnicas que os mantenham motivados e produtivos, aumentando sua eficiência. Ele consegue, assim, auxiliar a empresa na conquista de metas e objetivos de curto a longo prazo, que tem influência direta em seu crescimento.

3. Por que o profissional de Recursos Humanos tem sido cada vez mais valorizado no mercado?

O Recursos Humanos tem ganhado cada vez mais valor justamente pela importância que ele apresenta no crescimento da empresa e em seu bom gerenciamento.

Essa área tem sido vista como essencial pelos empresários do Brasil e do exterior, que veem a importância de investir no desenvolvimento humano (e não mais apenas em equipamentos e tecnologia) para melhorar a  produtividade e qualidade do serviço.

O RH é, portanto, uma área em constante expansão no mercado de trabalho, devido à procura cada vez maior das corporações por profissionais capacitados que possam auxiliar em suas estratégias.

Porém, ao pensar em fazer esse curso, é importante ser cuidadoso ao escolher a instituição em que vai cursá-lo, pois esta representa um grande papel na sua formação e na carreira que você vai seguir.

Leia também:  7 dicas para se preparar bem para simulados de vestibular

Há muitos centros universitários de excelência e credibilidade que formam tecnólogos qualificados e que atendem às necessidades das empresas. Além disso, algumas faculdades oferecem disciplinas semipresenciais, que permitem que os estudantes conciliem o estudo e outras atividades.

Esse post te ajudou a entender a carreira de Recursos Humanos? Então, compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais!

recursos humanos

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas