Reflexos do Sthem Brasil


Exposição sobre Metologias Ativas percorre os campi do UniFOA

Publicado em 18/4/2018

Fernanda Paiva e Daniela Romanelli – 3 º ano de Jornalismo | Fotos: Letícia Lago – 3º ano de Jornalismo

Os campi do UniFOA estão recebendo uma exposição de banners produzidos por professores e alunos sobre experiências do uso de metodologias ativas que foram publicados no IV Fórum Sthem Brasil - um Consórcio de Instituições de Ensino Superior e Programa Acadêmico e Profissional para as Américas. O objetivo é divulgar as ações inovadoras dos docentes da Instituição. A mostra já passou pelo campus Aterrado onde alunos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Serviço Social puderam conhecer os trabalhos e está no campus Tangerinal até dia 20 de abril para apreciação dos alunos de Ciências Contábeis e Administração.

Os coordenadores do curso de Administração, Agamêmnom Souza, do curso de Ciências Contábeis, Patrícia Reis, do curso de Serviço Social, Monica Barizon e dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Douglas Gonçalves, destacaram os esforços do UniFOA neste processo de modernização do ensino. Eles enalteceram o modo como o Centro Universitário capacita seus professores para o trabalho com as metodologias ativas através do Setor Pedagógico Institucional (SPI).

“Este é um modo de quebrar paradigmas, atualizar e modernizar o ensino, e o principal, buscar a satisfação do aluno. Assim nossos alunos aprendem de modo diferente e assimilam melhor o conteúdo”, sustentou a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Patrícia Reis.

Para o coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Douglas Gonçalves, a exposição conseguiu mostrar para os alunos o resultado final da aplicação de aprendizagem ativa nas disciplinas dos cursos. “Ao mesmo tempo estimula que novos professores apresentem projetos come essas características”, pontuou.

Métodos deste tipo são capazes de provocar a participação dos estudantes nas aulas e também os prepara para os desafios do mercado de trabalho. Matheus Valério, aluno do segundo ano de Ciências Contábeis, elogiou a iniciativa dos professores de trazerem novos métodos para sala de aula e vê como produtiva a participação da turma em atividades como estas.

 “Este tipo de dinâmica torna mais fácil o estudo e a compreensão da matéria, sem que seja preciso decorar. Isso influencia não só no aprendizado, como nos meus resultados acadêmicos”, finalizou o aluno.


Veja Também: