Semana da Comunicação


Evento se estende até a próxima sexta, 4

Publicado em 4/10/2019

Por Matheus Azevedo, aluno do 2º ano de Jornalismo

A 11º edição da Semana da Comunicação aproximou e capacitou os discentes e docentes dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda nas diversas áreas comunicacionais. O evento aconteceu entre os dias 1 e 4 de outubro, no auditório do campus Porfirio José de Almeida.

Trazendo profissionais capacitados da região, do interior e da capital, “a ideia da semana da comunicação é colocar sempre os alunos com os temas emergentes do mercado de trabalho, além de promover maior integração entre os cursos”, comentou o coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, Douglas Gonçalves.

Nesta edição os alunos dos cursos puderam colocar em prática as experiências adquiridas na sala de aula na criação e divulgação da campanha da semana da comunicação, “por meio da Agência Integrada de Comunicação (ACI), toda a concepção do evento foi arquitetada,” explicou a professora responsável pela ACI, Clarisse Netto.

O evento, que já é consolidado e esperado pelos alunos, “permite que as expectativas que ocorrem ao longo do ano se concretizem com os convidados presentes no evento”, pontuou a coordenadora do curso de Jornalismo, Angélica Arieira.

Para a aluna 2°ano de Jornalismo Amanda Fialho, “o evento apresenta novas oportunidades de aprendizagem no campo jornalístico que vai acrescentar valor único tanto para a minha vida acadêmica quanto profissional, disse a acadêmica.

As primeiras palestras do evento abordaram “Comunicação e intercâmbio”, com a publicitária Iluska Vieira, formada pela Universidade Federal Fluminense, UFF; e “Comunicação organizacional e assessoria de imprensa” com o jornalista egresso do UniFOA, Júnior Mendes.

Com mais de 14 anos de experiência profissional, Iluska apresentou as diversas oportunidades de intercâmbios ligados a área de comunicação. Ela ainda parabenizou o UniFOA pelo trabalho e dedicação dos alunos tanto no âmbito acadêmico com a exposição de trabalhos para congressos quanto na prática pela participação dos discentes na realização e cobertura do evento.

Júnior Mendes egresso do curso de jornalismo formado em 2011, passou sua vivência como especialista em Comunicação da AGEVAP (Agência de Bacias Hidrográficas). Na palestra, ele explicou a implementação do conceito de comunicação organizacional na empresa que antes não era observado pelos colaboradores.

Outro destaque do primeiro dia foi a apresentação dos vencedores do Intercom Nacional. Os alunos do 3º ano de Publicidade e Propaganda, Larissa de Paula, Juliana Martins e Luis Gustavo Campos, puderam incentivar os alunos dos cursos a participarem dos congressos regionais e nacionais de comunicação. “Foi um momento ímpar poder dividir tanto para os veteranos quanto para os calouros a bagagem que nós adquirimos no curso”, comentou Larissa de Paula. Os discentes foram vencedores na categoria blog com o tema “Atravessar em Lusa Língua África-Brasil: Conselho de Classe, um blogue de Literaturas Africanas”, orientado pela professora Stella Aragão.

No 4º ano do curso de Publicidade e Propaganda, a aluna Paôla Fernandes viu com bons olhos a iniciativa dos vencedores do Intercom de compartilharem suas experiências. “A atividade vai estimular os demais discentes na produção de novos trabalhos para serem apresentados nos congressos de comunicação, comentou Paôla.


Veja Também: