Serviço Social é o 5º melhor do Brasil

Resultado é atestado pela nota 4 no Enade/CPC

Publicado em 30/11/2017

O Serviço Social recebeu nota 4 no Enade/CPC. O reconhecimento do Ministério da Educação elevou o curso ao primeiro lugar entre os privados no Estado do Rio de Janeiro, segundo entre públicos e privados no estado e quinto melhor do Brasil. O resultado confirma, mais uma vez, o compromisso do UniFOA com a qualidade da educação.

"O resultado do curso de Serviço Social no último ciclo de avaliação do MEC indica que estamos no caminho certo no que se refere ao desenho da nossa política de ensino. A nota 4 no ENADE revela o excelente desempenho dos estudantes no processo de formação, marcado pelo compromisso em apreender a fundamentação teórica, ética e técnica necessária para o exercício profissional. A nota 4 no CPC evidencia a qualidade da organização didático-pedagógica e do corpo docente, que não mede esforços para formar profissionais comprometidos com o projeto ético-político do Serviço Social, pautado na defesa da democracia, da cidadania, da liberdade e da equidade social, dentre outros principios.  Importante ressaltar que esse é o quarto ciclo de avaliação que o curso obtêm nota 4 no ENADE (2007, 2010, 2013 e 2016)", destacou a coordenadora do curso Mônica Barison

O curso – Serviço Social do UniFOA dispõe de uma política acadêmica que articula as atividades de ensino, pesquisa e extensão. As atividades complementares envolvem Jornada de Pesquisa Social;  Seminário do Trabalho Profissional; debates; visitas técnicas; participação em congressos; atividade de pesquisa e monitoria.

No decorrer da graduação, os acadêmicos se aprofundam em temáticas atuais que os preparam para o mercado de trabalho. Dentre outras matérias, a ementa do curso aborda: Relações de Gênero; Questões Étnico-Raciais e Indígenas; Direitos Humanos; Violência Contra a Mulher; a Centralidade da Família No Sistema Único de Saúde e No Sistema Único de Assistência Social.

Estágio - O estágio é iniciado no terceiro ano, com supervisão acadêmica e de campo. São mais de 30 convênios, nos quais o aluno atua em saúde, assistência social, previdência, educação, sociojurídico e gestão de políticas sociais. O curso promove a articulação entre as supervisões acadêmica e de campo, por meio de visitas às instituições conveniadas e também por meio do Fórum de Supervisão de Estágio.

Entenda melhor a avaliação:

Enade - O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados.

CPC - Ele é calculado no ano seguinte ao da realização do Enade de cada área, com base na avaliação de desempenho de estudantes, corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e demais insumos, conforme orientação técnica aprovada pela CONAES. As notas concedidas aos cursos segue a escala de 1 a 5.