Um novo ciclo se inicia

Professor Carlos José Pacheco assume a reitoria do UniFOA

Publicado em 1/4/2019

O Centro Universitário de Volta Redonda tem um novo reitor. Na tarde dessa segunda-feira, 1 de abril, durante solenidade no campus Olezio Galotti, foi empossado o professor Carlos José Pacheco, que assume a partir de agora o posto de reitor da instituição. A cerimônia de Transmissão de Cargo reuniu a alta direção da FOA e do UniFOA, professores, familiares e autoridades políticas.

Pacheco é sucessor da professora Claudia Utagawa, que esteve à frente do UniFOA por seis anos, assumindo o posto em 26 de fevereiro de 2013. “Acredito que a gestão deva ter esse ciclo de renovação constante e este é um bom momento para iniciarmos a nova fase, uma vez que a instituição está colhendo tantos frutos que sonhamos”, citou a professora em sua fala emocionada.

Para o presidente da FOA, Dauro Aragão, a escolha não poderia ter sido mais acertada. “Lamentamos a ausência da professora Claudia na reitoria onde sempre se destacou, brilhou e caminhou de mãos dadas com a presidência. Sabemos que o cargo permanece em boas mãos agora com o Carlos Pacheco. Lembro-me de quando o professor chegou à instituição, acompanhei seu crescimento vertiginoso. Conquistou o nosso coração e hoje é um grande amigo”, destacou.

Currículo - Carlos José Pacheco é Bacharel em Direito e advogado. Pós-graduado em Direito Civil e Processual (UniFOA); mestre em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (UniFOA). Na instituição desde 2 de fevereiro de 2009, atualmente exercia a função de pró-reitor Acadêmico; ainda é membro titular do Conselho Universitário (Consun); membro titular do Conselho de Pesquisa e Extensão (Consepe).

O mais novo reitor já tem planos para manter o centro universitário no nível que foi alcançado. “Muitos caminhos já foram trilhados. Nosso desafio é, daqui para frente, continuar compatibilizando o legado dos nossos fundadores aos novos desafios do nosso tempo. É dar continuidade ao projeto educacional com a mesma identidade institucional e afinco implantado pelos nossos pioneiros. Manteremos, juntos, acesa a chama desse sonho”, declarou o professor Pacheco em seu primeiro discurso como reitor.

Outras mudanças – A Pró-Reitoria Acadêmica, antes comandada por Pacheco, agora é conduzida pela professora Úrsula Amorim, que deixa a coordenação do curso de Direito para se dedicar ao novo cargo. Quem assume o curso agora é a professora Daniele do Amaral Souza Cavaliere.

O novo reitor do UniFOA, Carlos José Pacheco, ao lado da professora Claudia Utagawa
O presidente da FOA, Dauro Aragão
A nova pró-reitora Acadêmica, professora Úrsula Amorim