Álcool e saúde


Alunos de Pinheiral aprendem sobre produção da substância e seus malefícios

Publicado em 5/9/2019

A Sala Verde Paraíba do Sul proporcionou uma #ExperiênciaÚnica aos alunos do Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira, nessa quarta-feira, 4. Eles visitaram o Laboratório de Química, no campus Olezio Galotti, e tiveram uma aula sobre o processo de produção do etanol, com a professora do curso de Engenharia Ambiental, Ana Claudia Cardinot, além de um bate-papo sobre os perigos do abuso do álcool para a saúde, com o aluno Higno Rafael Machado, do 7º módulo do curso de Medicina

Os estudantes cursam a modalidade de ensino para jovens e adultos, EJA, e não foi a primeira vez que a professora Bruna Almeida, responsável pela disciplina de Ciências, trouxe os estudantes ao UniFOA, em parceria com a sala. “Quase todo semestre trago uma turma para fazer alguma atividade aqui. Como estamos desenvolvendo projetos na escola relacionados ao álcool e à saúde, a professora Ana Callegario pensou em apresentar a eles todo o processo de produção do etanol e explicações sobre a saúde”, explicou Bruna.

A Gracimara Ramos, aluna da sexta fase do EJA, aprovou as atividades. “Foi um aprendizado muito grande; meu pai é alcoólatra e tenho lutado contra a doença alguns anos. Entender os processos químicos foi muito lucrativo e importante”, afirmou a estudante de 56 anos.

Segundo a professora da escola, os estudantes que visitam a instituição se sentem valorizados. “Geralmente essa modalidade de ensino tem a característica de ter alunos que não puderam estudar na época certa, então eles possuem uma autodesvalorização; as visitas fazem com que eles sejam mais ativos, conheçam novas possibilidades e que é possível o acesso ao ensino superior”, pontuou.


Veja Também: