Engenharia Legal – Habitação Cidadã


Projeto de Engenharia Civil vai regularizar mais de 194 lotes em Itatiaia

Publicado em 19/2/2020

Provando que o ensino superior não tem fronteiras, o Centro Universitário de Volta Redonda, por meio do curso de Engenharia Civil, está desenvolvendo um projeto de regularização de terras no bairro Jardim Manchete, em Itatiaia, no Sul do Estado do Rio de Janeiro. Os trabalhos foram iniciados por meio de um convênio entre a Defensoria Pública do Estado do Rio Janeiro (DPRJ) e a Prefeitura municipal de Itatiaia. O projeto Engenharia Legal – Habitação Cidadã tem como objetivo levantar e mapear tecnicamente o bairro com a inserção de plantas e memoriais, a fim de regularizar as terras junto aos poderes regionais.

Ao todo serão mais de 194 lotes regularizados, 400 famílias beneficiadas e aproximadamente mais de 1600 pessoas contempladas com o projeto. Os trabalhos contaram com a participação de 47 alunos e 4 professores do curso de Engenharia Civil do UniFOA.

O professor e coordenador do projeto, Rogério Nogueira, explicou que os trabalhos começaram no final de outubro de 2019 com a visita técnica dos alunos e professores à localidade. “Utilizamos um drone (FOA AIR 001) para facilitar a viabilidade do projeto. Com isso, conseguimos fazer a atividade, que normalmente é realizada em uma semana, em menos de 20 minutos”, destacou Rogério.

A ação inédita no curso de Engenharia Civil já é motivo de muito orgulho para o coordenador. “O UniFOA além de formar profissionais para o país e para o mundo, desenvolve programas sociais benéficos para a população. Com o trabalho que temos feito, as 1600 pessoas do bairro Jardim Manchete terão a dignidade de possuir a documentação de suas casas regularizada”, citou José Marcos Rodrigues Filho, Zito.

O aluno do 9° período do curso de Engenharia Civil, Jefferson Pimenta da Silva, que participa das atividades, salienta a importância do aprendizado ao longo do trabalho. “Além do conhecimento técnico, o que fica de aprendizado é do papel social do engenheiro, que ficou bem claro neste auxílio aos moradores do bairro Jardim Manchete”, pontuou o docente.

Outros órgãos parceiros do UniFOA participam do projeto, são eles: Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RJ), Instituto Estadual do Ambiente (INEA), a Defensoria Estadual do Rio de Janeiro (DPRJ), a Prefeitura municipal de Itatiaia e o Escritório da Cidadania (UniFOA). “Além do trabalho técnico, também é passado para alunos através do projeto, a necessidade de ser cidadão e de ser um profissional que tenha o cuidado, respeito e a vontade de ajudar os que mais precisam”, disse o responsável pelo Escritório da Cidadania, professor Darío Aragão.

O Defensor Público da 4ª Região do Rio de Janeiro, João Helvecio, que está à frente do participa dos trabalhos no bairro Jardim Manchete explicou:

- O convênio com o UniFOA é decorrência natural de longeva parceria com a Defensoria Pública da região. Diversas ações e projetos já vinham sendo tocados e surgiu a necessidade de ampliação. Assim, a universidade passou a atuar em várias frentes do conhecimento para assessorar Defensores e Defensoras na elaboração de pareceres, levantamentos, perícias, produção de plantas para subsidiar processos e atuações extrajudiciais, elucidou o defensor. 


Veja Também:

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar conteúdos e anúncios durante a navegação em nosso site. Ao navegar, você autoriza a FOA/UNIFOA a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa política de privacidade