Luz, Câmera... Há som!


Orquestra Sinfônica de Barra Mansa realiza concerto no UniFOA

Publicado em 6/9/2019

Não é todo dia que se tem a oportunidade de ouvir uma orquestra sinfônica considerada uma das cinco melhores do país. Os alunos do UniFOA tiveram essa oportunidade no auditório William Monachesi, no campus Três Poços, na quinta-feira, 5. A orquestra tocou os maiores clássicos do cinema durante o espetáculo “Luz, Câmera...Há som. A maravilhosa música do cinema”, com a regência do maestro Vantoil de Souza.

A apresentação passou por trilhas dos grandes clássicos do cinema, como Jurassic Park, Harry Potter, Tubarão, Indiana Jones, A Lista de Schindler, Star Wars, entre outros.

“A música e o trabalho de uma orquestra precisa ser apresentado, principalmente, para uma plateia mais jovem que não tem o hábito de ir às salas de concertos. É dar uma oferta de uma coisa boa para que eles possam começar a ouvir mais músicas de uma sorquestra infônica e, consequentemente, frequentar as salas”, disse o maestro Vantoil de Souza.

Com o advento das tecnologias, muitas vezes o público não se atenta ao fato de que as orquestras são as grandes responsáveis pela sonorização de muitos filmes consagrados, e oportunizar essa experiência para os jovens acadêmicos deixou o maestro muito entusiasmado.

“É um repertório muito difícil, mas é uma porta de entrada, porque quando um espectador vem para um concerto como esse e descobre que uma orquestra sinfônica não precisa ser uma coisa chata, daqui a pouco ele começa a ouvir um Beethoven e vê que a orquestra é um bom entretenimento e também fonte de conhecimento”, comentou.

Uma das grandes surpresas que o maestro teve foi a beleza e a estrutura que o auditório oferece. “Eu nunca imaginei que aqui dentro da instituição tivesse um teatro desse porte, com essa estrutura, coisa de primeiro mundo. É uma parceira que está nascendo. Nós temos a orquestra, a instituição o teatro, não tem como dar errado”, finalizou.

Ansioso com o espetáculo, o reitor do UniFOA, Carlos José Pacheco, estava entusiasmado com a presença da orquestra e ressaltou a oportunidade dos acadêmicos poderem prestigiar um evento cultural dessa grandeza.

“Esse evento é, além de uma valorização dos músicos da nossa região, um evento acadêmico, no sentido de ofertamos esse cenário, pois, alguns aqui presentes, nunca estiveram em um concerto e isso prova como a instituição se preocupa com a formação do nosso aluno”, falou Pacheco.

Acostumados a tocar em teatros, salas de concertos e até mesmo em aulas didáticas, mas para crianças, a flautista, Thaís Bacellar comentou que se apresentar para os alunos do UniFOA, foi uma experiência diferente, pois nunca havia tocado em uma Universidade. “É muito legal poder tocar para um público jovem, pois geralmente é difícil atraí-los para os concertos, e ver a plateia lotada nos deixa muito felizes” comentou.

E os alunos que assistiram aprovaram a iniciativa do concerto.

"Muito boa a iniciativa da instituição em fazer um evento cultural tão interessante quanto esse, apresentando uma orquestra sinfônica que é referência para todos os alunos, e o mais interessante, com clássicos das trilhas sonoras do cinema. Eu sou um entusiasta e gosto bastante de filmes, o UniFOA está de parabéns e já estou aguardando a próxima edição, porque não pode morrer só nesta", disse Hudson Ferreira, aluno do 4º do curso de Jornalismo.


Tags:

Veja Também: