Retorno as Atividades Práticas


Alunos da área da saúde retomam as atividades no UniFOA

Publicado em 11/8/2020

Os cursos da área da saúde do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) retornam as atividades práticas nos laboratórios da instituição nesta segunda-feira, 10 de agosto. A volta das atividades foi autorizada pelo douto Juízo da 6ª Vara Cível da Comarca de Volta Redonda, no dia 09 de julho de 2020.

O retorno das atividades práticas permitirá a continuidade da aprendizagem ativa e real em ambientes Hospitalares, Postos de Saúde, Diversos Programas da Família pelos alunos de nossos Cursos de Medicina, Enfermagem, Odontologia e Nutrição, evitando prejuízos em suas formações acadêmicas, inclusive auxiliando nos diversos setores relacionados às práticas sociais de apoio, principalmente na ajuda aos flagelos causados por qualquer doença que impactam os lares da população brasileira.

Com o objetivo de garantir a segurança dos alunos, o UniFOA se preparou e disponibilizou por exemplo, totens de álcool gel e tapetes sanitizantes nos principais pontos da instituição. Além disso, o ambiente e os equipamentos serão totalmente higienizados após a utilização por pacientes e alunos. A temperatura na entrada dos laboratórios será aferida com termômetros digitais infravermelho.

A coordenadora do curso de Odontologia, Rosiléa Habibe explicou que para manter a total segurança dos alunos, professores e comunidade foi criado um manual de Práticas de Biossegurança baseado nas normativas do Ministério da Saúde (MS), Organização Mundial de Saúde (OMS), Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), CFO (Conselho Federal de Odontologia) e ABENO (Associação Brasileira de Ensino Odontológico).

Segundo a professora, “o retorno das atividades práticas do curso de Odontologia permitirá que o aluno continue sua formação acadêmica sem qualquer prejuízo ou atraso”, explicou a coordenadora. Ainda de acordo com a Rosiléa, “os alunos neste momento estão isentos da taxa de material, decisão da Fundação Oswaldo Aranha (FOA) como medida que irá auxiliar os discentes”, finalizou a professora.

No decimo período do curso, a aluna Anne Gabriele Vicente Ferreira disse que os alunos e o curso estão tomando todas as medidas de segurança. “Estamos tomando todos os cuidados necessários para nos proteger e proteger os pacientes. Tivemos uma capacitação online, onde os professores nos explicaram como deveríamos agir e uma capacitação presencial com os funcionários e professores sobre como se paramentar e desparamentar. Assim, nos sentimos mais seguros para retornar”, informou a aluna.


Tags:

Veja Também:

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar conteúdos e anúncios durante a navegação em nosso site. Ao navegar, você autoriza a FOA/UNIFOA a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa política de privacidade