{"id":12046,"date":"2022-06-06T10:35:27","date_gmt":"2022-06-06T13:35:27","guid":{"rendered":"https:\/\/www.unifoa.edu.br\/?p=12046"},"modified":"2023-09-26T10:46:59","modified_gmt":"2023-09-26T13:46:59","slug":"professores-se-reunem-para-discutir-curriculo-por-competencias-em-medicina-2","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.unifoa.edu.br\/professores-se-reunem-para-discutir-curriculo-por-competencias-em-medicina-2\/","title":{"rendered":"Professores se re\u00fanem para discutir curr\u00edculo por compet\u00eancias em Medicina"},"content":{"rendered":"

Professores e outros profissionais de Medicina se reuniram nesta sexta e s\u00e1bado (03 e 04) para debater a revis\u00e3o e reformula\u00e7\u00e3o do curr\u00edculo do curso, para um curr\u00edculo por compet\u00eancia.<\/p>\n

O encontro, realizado no campus<\/em> Tr\u00eas Po\u00e7os, foi liderado pela pedagoga e doutora curriculista C\u00e1ssia Ferri, de Blumenau, Santa Catarina, e \u00e9 estruturado na ideia de constru\u00e7\u00e3o de um curr\u00edculo por compet\u00eancias. Desde o in\u00edcio deste ano os encontros j\u00e1 vinham ocorrendo de forma remota, mensalmente, e este \u00e9 o primeiro em modo presencial.<\/p>\n

Na sexta feira, o N\u00facleo Docente Estruturante (NDE) do curso, que \u00e9 o respons\u00e1vel por fazer essa reformula\u00e7\u00e3o do curr\u00edculo, com o apoio dos profissionais do SPI (Setor Pedag\u00f3gico Institucional) e do PEI (Procuradoria Educacional e Institucional) reuniram-se durante todo o dia para discutir os principais eixos a serem adotados para efetiva\u00e7\u00e3o da proposta.<\/p>\n

\"\"<\/p>\n

O trabalho de C\u00e1ssia, segundo os profissionais envolvidos, tem ajudado muito nas reflex\u00f5es necess\u00e1rias para as altera\u00e7\u00f5es do processo. \u201cDe forma mais efetiva, sua presen\u00e7a envolve os professores e traz essa ideia de curr\u00edculo por compet\u00eancia pra dentro da institui\u00e7\u00e3o de um jeito mais organizado, mais estruturado e bem fundamentado, principalmente\u201d, afirmou Bruna Casiraghi, respons\u00e1vel pelo SPI.<\/p>\n

\u201cN\u00e3o \u00e9 mais poss\u00edvel pensar que n\u00f3s podemos formar profissionais nos nossos cursos de Medicina ou nos nossos cursos de forma\u00e7\u00e3o que n\u00e3o estejam preparados para esses desafios do futuro. Ent\u00e3o eu louvo a iniciativa do UNIFOA neste sentido, porque \u00e9 muito importante que a institui\u00e7\u00e3o se prepare, se organize para preparar profissionais para o s\u00e9culo vinte e um, para que estes se apropriem de conhecimentos,\u00a0 habilidades, atitudes e ferramentas que possibilitem um futuro com mais qualidade e que eles consigam de forma muito competente enfrentar os desafios\u201d, afirmou \u00a0C\u00e1ssia.<\/p>\n

\"\"<\/p>\n

No s\u00e1bado ocorreu um novo encontro, h\u00edbrido, com todos os professores do curso para discutir e definir a implanta\u00e7\u00e3o do novo curr\u00edculo.<\/p>\n

O coordenador J\u00falio Arag\u00e3o afirmou que o curso est\u00e1 caminhando muito bem, gra\u00e7as a este trabalho que est\u00e1 sendo desenvolvido pela especialista em curr\u00edculos: \u201cN\u00f3s j\u00e1 estabelecemos as seis principais compet\u00eancias do m\u00e9dico e com isso estamos trabalhando agora de que maneira o nosso curr\u00edculo vai se comunicar com essas compet\u00eancias. Ent\u00e3o, basicamente agora vamos desenvolver cada uma dessas seis grandes compet\u00eancias do m\u00e9dico\u201d, finalizou o coordenador.<\/p>\n

 <\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Professores e outros profissionais de Medicina se reuniram nesta sexta e s\u00e1bado (03 e 04) para debater a revis\u00e3o e reformula\u00e7\u00e3o do curr\u00edculo do curso, para um curr\u00edculo por compet\u00eancia. O encontro, realizado no campus Tr\u00eas Po\u00e7os, foi liderado pela pedagoga e doutora curriculista C\u00e1ssia Ferri, de Blumenau, Santa Catarina, e \u00e9 estruturado na ideia […]<\/p>\n","protected":false},"author":6,"featured_media":12051,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_acf_changed":false,"footnotes":""},"categories":[31,44,621,114,40],"tags":[80,268,267,269],"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.unifoa.edu.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/12046"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.unifoa.edu.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.unifoa.edu.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.unifoa.edu.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/6"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.unifoa.edu.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=12046"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/www.unifoa.edu.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/12046\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.unifoa.edu.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/12051"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.unifoa.edu.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=12046"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.unifoa.edu.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=12046"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.unifoa.edu.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=12046"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}