{"id":42514,"date":"2023-11-29T17:04:05","date_gmt":"2023-11-29T20:04:05","guid":{"rendered":"https:\/\/www.unifoa.edu.br\/?p=42514"},"modified":"2023-12-05T13:50:24","modified_gmt":"2023-12-05T16:50:24","slug":"egressa-reconhec-inter","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.unifoa.edu.br\/egressa-reconhec-inter\/","title":{"rendered":"Egressa do UniFOA conquista reconhecimento internacional com projeto inovador"},"content":{"rendered":"

A egressa do curso de Sistemas de Informa\u00e7\u00e3o<\/a>, D\u00e9borah Fernandes de Ara\u00fajo, brilhou na 22\u00aa Confer\u00eancia Internacional IFIP<\/a> sobre Computa\u00e7\u00e3o de Entretenimento, realizada em Bolonha, It\u00e1lia, nos dias 15 a 17 de novembro de 2023. O destaque foi o seu projeto, o ECO-QUEST<\/a>, uma jornada que come\u00e7ou como Trabalho de Conclus\u00e3o de Curso (TCC) e se transformou em um jogo educacional revolucion\u00e1rio.<\/span>\u00a0<\/span><\/p>\n

O ECO-QUEST<\/a>, concebido durante os anos de gradua\u00e7\u00e3o de D\u00e9borah, \u00e9 um jogo educacional focado em ensinar pr\u00e1ticas ecol\u00f3gicas e a gest\u00e3o de res\u00edduos de uma maneira inovadora. A proposta era utilizar a tecnologia, hoje parte natural de nossas vidas, para abordar a crise ambiental. O jogo equilibra entretenimento e aprendizado, tornando a educa\u00e7\u00e3o sobre coleta seletiva e reciclagem empolgante e interativa.<\/span>\u00a0<\/span><\/p>\n

O diferencial do ECO-QUEST est\u00e1 na interse\u00e7\u00e3o entre divers\u00e3o e educa\u00e7\u00e3o. Os jogadores n\u00e3o apenas se divertem, mas tamb\u00e9m ganham consci\u00eancia sobre o impacto de suas a\u00e7\u00f5es no meio ambiente. Com cuidado na pesquisa, prototipagem e escolha de ferramentas, como a Unreal Engine<\/em>, o ECO-QUEST oferece um mundo virtual envolvente, onde cada intera\u00e7\u00e3o ensina algo novo e essencial sobre sustentabilidade.<\/span>\u00a0<\/span><\/p>\n

Al\u00e9m de sua singularidade, o ECO-QUEST apresenta um modo multiplayer que torna a experi\u00eancia ainda mais din\u00e2mica, permitindo aos jogadores competir e colaborar enquanto aprendem sobre quest\u00f5es ambientais.<\/span>\u00a0<\/span><\/p>\n

D\u00e9borah, acompanhada pelos professores do UniFOA, Luciane Jasmin e Ven\u00edcio Siqueira e pelo professor Thiago Porcino da PUC-Rio, transformou o projeto em um artigo acad\u00eamico. O trabalho foi escolhido para ser publicado pela Springer<\/em><\/a>, como um cap\u00edtulo na s\u00e9rie de livros “<\/span>Lecture Notes in Computer Science<\/span><\/i>“.<\/span>\u00a0<\/span><\/p>\n

A participa\u00e7\u00e3o na <\/span>Student Game Competition<\/span><\/i> no IFIP ICEC 2023 em Bolonha foi o auge para D\u00e9borah, mesmo \u00e0 dist\u00e2ncia. A demo do ECO-QUEST impressionou, resultando na conquista do<\/span> Student Game Award<\/span><\/i> pela vota\u00e7\u00e3o popular. D\u00e9borah expressou a emo\u00e7\u00e3o de representar o UniFOA e o Brasil, destacando que a conquista global foi uma prova de que ideias e esfor\u00e7os, independentemente das origens, podem ser reconhecidos mundialmente.<\/span>\u00a0<\/span><\/p>\n

\u201cNunca imaginei que um projeto que comecei na gradua\u00e7\u00e3o fosse alcan\u00e7ar tamanha aten\u00e7\u00e3o e reconhecimento internacional, com a publica\u00e7\u00e3o e o pr\u00eamio no IFIP ICEC 2023. Esse reconhecimento foi ainda mais especial para mim, considerando minha pr\u00f3pria jornada. N\u00e3o fui aluna destaque, estudei em col\u00e9gio p\u00fablico e enfrentei v\u00e1rios desafios pelo caminho\u201d, destacou D\u00e9borah.<\/span>\u00a0<\/span><\/p>\n

Para ela, o projeto n\u00e3o s\u00f3 abriu portas, mas tamb\u00e9m expandiu horizontes, proporcionando confian\u00e7a e fortalecendo seu perfil acad\u00eamico. Com um portf\u00f3lio enriquecido por essas experi\u00eancias e reconhecimentos, D\u00e9borah se prepara para dar o pr\u00f3ximo passo em sua jornada acad\u00eamica: buscar um mestrado.<\/span>\u00a0<\/span><\/p>\n

\u201cEstou me preparando para essa nova etapa com muito mais confian\u00e7a e um portf\u00f3lio fortalecido pelas experi\u00eancias e reconhecimentos que obtive at\u00e9 agora\u201d, disse.<\/span>\u00a0<\/span><\/p>\n

A professora Luciane Jasmin compartilhou seu orgulho pela conquista da aluna e destacou a import\u00e2ncia de incentivar os estudantes a pensar grande. A realiza\u00e7\u00e3o n\u00e3o apenas no aspecto acad\u00eamico, mas tamb\u00e9m na proje\u00e7\u00e3o nacional e internacional de seus estudantes, demonstra o compromisso do UniFOA em proporcionar uma educa\u00e7\u00e3o de qualidade, mentoria personalizada e oportunidades de networking.<\/span><\/p>\n

Para ela, ver os alunos alcan\u00e7ando reconhecimento externo, inclusive internacional, \u00e9 a realiza\u00e7\u00e3o de um prop\u00f3sito enquanto educadora.<\/span>\u00a0<\/span><\/p>\n

\u201cDesde o in\u00edcio de sua jornada acad\u00eamica, D\u00e9borah demonstrou grande interesse e aptid\u00e3o pela \u00e1rea de games, se destacando na disciplina de Jogos Digitais do curso. Al\u00e9m disso, essa conquista representa a concretiza\u00e7\u00e3o de que os nossos alunos s\u00e3o capazes de alcan\u00e7ar seus objetivos e encontrar reconhecimento externo, inclusive internacional\u201d, falou.<\/span>\u00a0<\/span><\/p>\n

O projeto ECO-QUEST, al\u00e9m de seu impacto ambiental positivo, \u00e9 um testemunho do potencial dos alunos do UniFOA, destacando a excel\u00eancia acad\u00eamica e a prepara\u00e7\u00e3o abrangente que a institui\u00e7\u00e3o proporciona. A conquista de D\u00e9borah \u00e9 um exemplo inspirador de como a dedica\u00e7\u00e3o e a paix\u00e3o podem transcender fronteiras, independentemente de\u00a0onde se come\u00e7a ou dos desafios enfrentados ao longo do caminho.<\/span>\u00a0<\/span><\/p>\n

Conhe\u00e7a um pouco mais do ECO-QUEST<\/a>.<\/p>\n\t\t

\n\t\t\t\t\t
\n\t\t\t\t\t\t
\n\t\t\t\t\t
\n\t\t\t
\n\t\t\t\t\t\t
\n\t\t\t\t
\n\t\t\t