\u00a0<\/span><\/p>\nNo dia seguinte, 18, os grupos lan\u00e7aram os CanSats que haviam desenvolvido. Cada equipe realizou lan\u00e7amentos com e sem paraquedas para coletar dados de altitude, posteriormente comparados com simula\u00e7\u00f5es realizadas.<\/span>\u00a0<\/span><\/p>\nSiqueira Martins Silvestre e Filho, um dos participantes, descreveu a experi\u00eancia como “simplesmente sensacional” e ressaltou a complexidade do projeto. Ele compartilhou os desafios enfrentados pelo grupo, desde ajustes no projeto at\u00e9 quest\u00f5es de programa\u00e7\u00e3o. Destacou ainda que o trabalho pr\u00e1tico contribuiu significativamente para o aprendizado.<\/span>\u00a0<\/span><\/p>\n\u201cParticipar do projeto foi algo incr\u00edvel, simplesmente sensacional e assustador, uma mistura de sentimentos conflitantes. Sou suspeito para falar do projeto, pois envolve assuntos que despertaram em mim muito interesse, principalmente na parte pr\u00e1tica\u201d, disse Siqueira.<\/span>\u00a0<\/span><\/p>\nO professor e orientador dos projetos, Italo Rodrigues se sentiu satisfeito em ver o<\/span> engajamento dos estudantes para realizar \u201cvoos perfeitos\u201d. \u201cAo longo do semestre, os alunos demonstraram muita disposi\u00e7\u00e3o para realizar o projeto que apresentava o desafio de trabalharem com eletr\u00f4nica b\u00e1sica, simula\u00e7\u00e3o, modelagem f\u00edsica e estat\u00edstica\u201d, comentou o satisfeito professor.<\/span>\u00a0<\/span><\/p>\nPara Pedro Henrique Bandeira de Souza fazer a simula\u00e7\u00e3o considerando o sistema com paraquedas e com o paraquedas abrindo foi complexo, mas uma experi\u00eancia que trouxe bastante conhecimento, al\u00e9m de ter uma maior no\u00e7\u00e3o de como cada grandeza atua no fen\u00f4meno f\u00edsico.\u00a0<\/span>\u00a0<\/span><\/p>\n\u201cAchei uma forma bem interessante de nos fazer unir a l\u00f3gica do projeto com as f\u00f3rmulas ensinadas nas aulas, unindo a te\u00f3rica e pr\u00e1tica, nos fazendo entender, na pr\u00e1tica, a interliga\u00e7\u00e3o entre as f\u00f3rmulas. Eu diria que as maiores dificuldades desse projeto foram \u00e0 inclus\u00e3o da resist\u00eancia do ar ao movimento e para fazer os c\u00e1lculos para descobrir a velocidade inicial atrav\u00e9s da press\u00e3o aplicada ao foguete\u201d.<\/span>\u00a0<\/span><\/p>\nNo \u00faltimo dia da maratona espacial, no dia 24, foram realizadas as apresenta\u00e7\u00f5es finais do m\u00f3dulo. Os estudantes apresentaram os resultados dos lan\u00e7amentos e um prot\u00f3tipo de aplicativo desenvolvido para visualiza\u00e7\u00e3o dos dados obtidos.<\/span>\u00a0<\/span><\/p>\nLarissa Torres Santos, ao comentar sobre os desafios enfrentados pelo grupo, ressaltou o amadurecimento pessoal e coletivo. Ela celebrou os aprendizados adquiridos, especialmente em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 empatia e ao trabalho em equipe.<\/span>\u00a0<\/span><\/p>\n\u201cO grupo passou por algumas mudan\u00e7as que trouxeram desafios, por exemplo, o fato de quase todos os integrantes terem come\u00e7ado a trabalhar, o que gerou dificuldades para realizar reuni\u00f5es e falhas de comunica\u00e7\u00e3o\u201d, disse Larissa que completou,\u00a0\u201cmesmo diante dessa novidade que inicialmente foi uma dificuldade, conseguimos aplicar algo que tenho muito em mente: todo impacto precisa ter uma rea\u00e7\u00e3o e \u00e9 \u00f3timo que ela seja positiva logo de primeira\u201d, disse.<\/span>\u00a0<\/span><\/p>\nO Professor Italo Pinto Rodrigues, orientador dos projetos, expressou sua satisfa\u00e7\u00e3o com o engajamento dos estudantes. Destacou que ao longo do semestre, os alunos demonstraram grande disposi\u00e7\u00e3o para enfrentar desafios relacionados a eletr\u00f4nica b\u00e1sica, simula\u00e7\u00e3o, modelagem f\u00edsica e estat\u00edstica.<\/span>\u00a0<\/span><\/p>\nPolyanna Gomes Martins, uma das estudantes, destacou a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em programa\u00e7\u00e3o durante o projeto. Para ela, o desafio proporcionou uma vis\u00e3o mais ampla sobre linguagens de programa\u00e7\u00e3o, especialmente relacionadas ao Arduino.<\/span>\u00a0<\/span><\/p>\n\u201cNo projeto proposto foram abertas oportunidades para ampliar o conhecimento em algumas \u00e1reas, como, por exemplo, o Arduino e sua programa\u00e7\u00e3o. Eu j\u00e1 tinha um conhecimento b\u00e1sico sobre a linguagem C++; por\u00e9m, durante a confec\u00e7\u00e3o do CanSat, foi preciso aprofundar os estudos, o que me gerou aptid\u00e3o para aprender mais sobre linguagens de programa\u00e7\u00e3o; um tema que ajudar\u00e1 nosso futuro como engenheiros, comentou Polyanna.\u201d<\/span>\u00a0<\/span><\/p>\nPedro Henrique Bandeira, ao abordar a complexidade da simula\u00e7\u00e3o, enfatizou a integra\u00e7\u00e3o entre teoria e pr\u00e1tica. Ele ressaltou que a experi\u00eancia trouxe um maior entendimento sobre a interliga\u00e7\u00e3o entre f\u00f3rmulas te\u00f3ricas e fen\u00f4menos f\u00edsicos.<\/span>\u00a0<\/span><\/p>\nAo final da maratona, o professor Italo agradeceu a todos os envolvidos, incluindo professores, coordena\u00e7\u00e3o do curso e apoio institucional. Ele reconheceu a import\u00e2ncia dessas parcerias para o sucesso do projeto.<\/span>\u00a0<\/span><\/p>\nOs professores que contribu\u00edram para a realiza\u00e7\u00e3o do m\u00f3dulo foram: Camila Martins Hosken, Italo Pinto Rodrigues, Leonardo Simal Moreira, Marcello Almeida de Paula, S\u00e9rgio Ricardo Bastos de Mello e a coordenadora da Engenharia ABI, Samantha Grisol. A maratona espacial n\u00e3o apenas consolidou conhecimentos, mas tamb\u00e9m fortaleceu o esp\u00edrito de colabora\u00e7\u00e3o e inova\u00e7\u00e3o entre os estudantes do UniFOA.<\/span>\u00a0<\/span><\/p>\n\t\t