{"id":42880,"date":"2023-12-05T16:48:15","date_gmt":"2023-12-05T19:48:15","guid":{"rendered":"https:\/\/www.unifoa.edu.br\/?p=42880"},"modified":"2023-12-05T17:00:07","modified_gmt":"2023-12-05T20:00:07","slug":"foa-workshops-sobre-inovacao-local","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.unifoa.edu.br\/foa-workshops-sobre-inovacao-local\/","title":{"rendered":"Inova\u00e7\u00e3o local: FOA se junta ao SEBRAE e ADR em 3 workshops sobre o tema"},"content":{"rendered":"

Inovar implica na cria\u00e7\u00e3o de algo in\u00e9dito, na introdu\u00e7\u00e3o de novidades, na renova\u00e7\u00e3o e na recria\u00e7\u00e3o. A inova\u00e7\u00e3o \u00e9 frequentemente associada a altera\u00e7\u00f5es e\/ou aprimoramentos em algo que j\u00e1 existe. Joseph Schumpeter, renomado economista e cientista pol\u00edtico austr\u00edaco e um dos principais pensadores do tema, afirmava com clareza que o assunto \u00e9 o impulsionador do crescimento econ\u00f4mico.<\/p>\n

E ao longo do m\u00eas de novembro, os professores Rafael Lima e Marcos Kazuiti, dos cursos da Escola de Gest\u00e3o e Neg\u00f3cios e Design, respectivamente, e membros da ProPED \u2013Pr\u00f3-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento, representaram o Centro Universit\u00e1rio de Volta Redonda \u2013 UniFOA<\/a> e a Funda\u00e7\u00e3o Oswaldo Aranha \u2013 FOA no workshop de Cocria\u00e7\u00e3o de Estrat\u00e9gias para o Desenvolvimento do Ecossistema Local de Inova\u00e7\u00e3o, organizado pelo Servi\u00e7o Brasileiro de Apoio \u00e0s Micro e Pequenas Empresas \u2013 SEBRAE<\/a> e pela Ag\u00eancia de Desenvolvimento Regional Sul Fluminense \u2013 ADR. O principal objetivo dos encontros foi promover o desenvolvimento dos munic\u00edpios da regi\u00e3o na tem\u00e1tica de inova\u00e7\u00e3o, de acordo com etapas pr\u00e9-definidas do processo de cria\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

Os encontros que acontecem desde o ano passado, tem apoio integral da FOA. Para discutirem melhorias sobre o projeto, as institui\u00e7\u00f5es realizam encontros, palestras e conversas com empresas importantes da regi\u00e3o para que todos articulem e compartilhem novas ideias que promovam a inova\u00e7\u00e3o no sul do Estado do Rio de Janeiro. O professor Rafael Lima, explicou melhor sobre alguns dos intuitos do programa: \u201cTemos como meta desenvolver capacita\u00e7\u00f5es, para a cria\u00e7\u00e3o de projetos de pesquisa, assim como encontrar mecanismos para a inova\u00e7\u00e3o aberta. Isso tudo corrobora para o fortalecimento de um ecossistema de inova\u00e7\u00e3o regional que abra\u00e7a a todos\u201d, completou Rafael.<\/p>\n

Durante os tr\u00eas encontros, inicialmente, os participantes diagnosticaram quais as principais car\u00eancias deveriam ser exploradas para que a inova\u00e7\u00e3o pudesse ser difundida pela regi\u00e3o. Ap\u00f3s examinar os primeiros passos para a cria\u00e7\u00e3o desse ecossistema, o segundo encontro serviu para que todos chegassem a um consenso sobre como deveria ser feito esse processo e quais deveriam ser os meios utilizados para o sucesso do projeto. E finalmente, na \u00faltima reuni\u00e3o, decidiram quem seriam as pessoas que se comprometeriam a executar os resultados das duas primeiras etapas, com a principal miss\u00e3o de fazer o programa ser efetivo.<\/p>\n

O professor Marcos Kazuiti que \u00e9 um grande incentivador da inova\u00e7\u00e3o, participou dos tr\u00eas encontros propostos e valorizou, principalmente a integra\u00e7\u00e3o promovida pelo grupo: \u201cEu tenho participado de muitos grupos e encontros sobre inova\u00e7\u00e3o, mas muitos deles nos deixam passivos como espectadores. Foi uma experi\u00eancia verdadeiramente ativa e descontra\u00edda. Precisamos persistir, inova\u00e7\u00e3o \u00e9 muito mais que networking, mindset ou contribui\u00e7\u00e3o individual. Inova\u00e7\u00e3o \u00e9 trabalhar em conjunto de forma consciente, madura, comprometida e a longo prazo. O empreendedorismo \u00e9 algo inevit\u00e1vel para qualquer profissional\u201d, concluiu Marcos.<\/p>\n

 <\/p>\n\t\t

\n\t\t\t\t\t
\n\t\t\t\t\t\t
\n\t\t\t\t\t
\n\t\t\t
\n\t\t\t\t\t\t
\n\t\t\t\t
\n\t\t\t