{"id":429,"date":"2017-04-11T17:00:12","date_gmt":"2017-04-11T20:00:12","guid":{"rendered":"http:\/\/blog.unifoa.edu.br\/?p=429"},"modified":"2023-09-14T10:36:36","modified_gmt":"2023-09-14T13:36:36","slug":"mitos-e-verdades-sobre-curso-de-publicidade","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.unifoa.edu.br\/mitos-e-verdades-sobre-curso-de-publicidade\/","title":{"rendered":"10 mitos e verdades sobre o curso de publicidade"},"content":{"rendered":"

Se voc\u00ea ainda est\u00e1 indeciso e pensa em fazer um curso de Publicidade<\/a>, \u00e9 bom descobrir alguns dos maiores mitos e verdades sobre o assunto para conhecer um pouco mais essa\u00a0profiss\u00e3o<\/a>.<\/p>\n

Inclusive, muitos desses pensamentos podem estar confundindo a sua cabe\u00e7a e dificultando a sua tomada de decis\u00e3o. Ent\u00e3o, aproveite a chance de tirar algumas d\u00favidas para que a sua escolha seja mais consciente e segura.<\/p>\n

Acompanhe o post e repense cada frase que falam sobre a\u00a0carreira<\/a>\u00a0de publicit\u00e1rio!<\/p>\n

1. O publicit\u00e1rio deve ser criativo e desenhar bem<\/h2>\n

Mito<\/em>. A parte da cria\u00e7\u00e3o \u00e9 apenas um setor dentro de uma ag\u00eancia publicit\u00e1ria, ocupado tamb\u00e9m por redatores e diretores de arte. Existem outros departamentos, como de m\u00eddia ou planejamento, por exemplo, que envolvem outros tipos de conhecimentos.<\/p>\n

Assim, muitos cursos de\u00a0Publicidade<\/a>\u00a0procuram contemplar todas as \u00e1reas de uma ag\u00eancia e as poss\u00edveis fun\u00e7\u00f5es que os publicit\u00e1rios podem exercer fora desses ambientes.<\/p>\n

Al\u00e9m disso, voc\u00ea n\u00e3o precisa necessariamente ser t\u00e3o criativo se tiver uma boa t\u00e9cnica e a capacidade de executar ideias \u2014 o que pode ser aprendido e aperfei\u00e7oado ao longo do curso. Isto \u00e9, tudo depende dos seus objetivos profissionais e do campo no qual voc\u00ea tem maior interesse ou talento para desempenhar.<\/p>\n

2. O publicit\u00e1rio s\u00f3 trabalha dentro de ag\u00eancias<\/h2>\n

Mito<\/em>, pois a profiss\u00e3o oferece uma grande flexibilidade. Os\u00a0profissionais<\/a>\u00a0da Publicidade t\u00eam espa\u00e7o n\u00e3o somente em ag\u00eancias, mas em produtoras, no trabalho com eventos, em diferentes tipos de empresas de marketing, na consultoria empresarial e em \u00f3rg\u00e3os p\u00fablicos.<\/p>\n

N\u00e3o existe a obrigatoriedade de trabalhar em uma ag\u00eancia. Ali\u00e1s, o\u00a0mercado de trabalho<\/a>\u00a0tem oferecido oportunidades para especialistas em \u00e1reas espec\u00edficas dentro de empresas. Assim, cada vez mais vemos uma variedade de vagas para esse tipo de profissional como analistas de m\u00eddias sociais, analista de SEO e SEM, entre v\u00e1rias outras.<\/p>\n

3. A vida do publicit\u00e1rio \u00e9 cheia de glamour<\/h2>\n

Mito<\/em>. Essa ideia ganhou for\u00e7a com as obras de fic\u00e7\u00e3o que acabaram retratando a \u00e1rea de maneira romantizada, cheia de glamour e divers\u00e3o. S\u00e9ries como\u00a0Mad Men<\/em>, por exemplo, apresentam uma realidade que tem muito pouco a ver com o dia a dia normal da profiss\u00e3o.<\/p>\n

Na verdade, a rotina tende a ser intensa para que os projetos sejam realizados. At\u00e9 mesmo os supercriativos n\u00e3o criam do nada. Eles precisam seguir a ideia proposta pelo\u00a0briefing<\/em>, uma esp\u00e9cie de resumo com todas as informa\u00e7\u00f5es sobre a campanha e que envolve fatores como cliente, p\u00fablico-alvo, objetivos, verba etc.<\/p>\n

No fim das contas, h\u00e1 muito trabalho, e o glamour costuma representar uma parte bem pequena \u2014 isso quando \u00e9 poss\u00edvel dizer que ele existe entre tantas tarefas e prazos para cumprir.<\/p>\n

4. No curso de Publicidade n\u00e3o se faz contas<\/h2>\n

Mito<\/em>. Embora seja um curso mais voltado para as\u00a0Ci\u00eancias Humanas<\/a>, existem sim mat\u00e9rias que envolvem n\u00fameros e c\u00e1lculos, como \u00e9 o caso de aprender a fazer um bom planejamento estrat\u00e9gico.<\/p>\n

Isso \u00e9 muito importante porque profissionais de m\u00eddia e produ\u00e7\u00e3o, por exemplo, precisam calcular os custos de uma campanha. Logo, os cursos que abrangem todas as vertentes da profiss\u00e3o n\u00e3o deixam de oferecer aos seus alunos conhecimentos fundamentais para lidar com essas exig\u00eancias.<\/p>\n

\u00c9 evidente que, se voc\u00ea for para a \u00e1rea de cria\u00e7\u00e3o e come\u00e7ar a trabalhar como redator, provavelmente n\u00e3o vai ter muito contato com esse campo. Por\u00e9m, durante o curso, \u00e9 natural que as tabelas e c\u00e1lculos fa\u00e7am parte das obriga\u00e7\u00f5es do\u00a0estudante<\/a>.<\/p>\n

5. Publicidade n\u00e3o \u00e9 um curso f\u00e1cil<\/h2>\n

Verdade<\/em>. Por envolver tantos conhecimentos diferentes e muitas\u00a0habilidades<\/a>\u00a0que precisam ser desenvolvidas para que o profissional ocupe seu espa\u00e7o no mercado, \u00e9 poss\u00edvel dizer que o curso de Publicidade exige sim muita disciplina e esfor\u00e7o.<\/p>\n

Imagine que o aluno de Publicidade precisa, mais do que simplesmente criar pe\u00e7as, aprender a fazer o planejamento estrat\u00e9gico de\u00a0empresas<\/a>, analisar os cen\u00e1rios pol\u00edticos e econ\u00f4micos, criar estrat\u00e9gias de marketing e dominar ferramentas que n\u00e3o s\u00e3o necessariamente simples.<\/p>\n

Na realidade, todos os cursos apresentam as suas dificuldades e o que faz diferen\u00e7a \u00e9 o interesse que a pessoa tem pela \u00e1rea para superar todos esses desafios.<\/p>\n

6. Dizem que os publicit\u00e1rios t\u00eam um dialeto pr\u00f3prio<\/h2>\n

Verdade<\/em>. Para os iniciantes ou para as pessoas que n\u00e3o t\u00eam nenhuma rela\u00e7\u00e3o com a \u00e1rea, um monte de palavras como\u00a0briefing<\/em>,\u00a0deadline<\/em>,\u00a0job<\/em>,\u00a0target<\/em>\u00a0e\u00a0brainstorming<\/em>\u00a0pode n\u00e3o fazer tanto sentido.<\/p>\n

Contudo, para os publicit\u00e1rios elas fazem parte do cotidiano de forma natural. Sem contar que cada ag\u00eancia ou equipe de trabalho ainda \u00e9 capaz de criar um vocabul\u00e1rio pr\u00f3prio. Ou seja, se voc\u00ea est\u00e1 pensando em apostar nessa carreira, comece a ficar por dentro desses termos para n\u00e3o se sentir sempre perdido.<\/p>\n

7. O profissional dessa \u00e1rea precisa ser estrat\u00e9gico<\/h2>\n

Verdade<\/em>. Uma das qualidades de um bom profissional \u00e9 ter um pensamento anal\u00edtico e estrat\u00e9gico para que as suas a\u00e7\u00f5es tenham resultados efetivos. Como existe um universo de possibilidades que podem ser exploradas na Publicidade, n\u00e3o d\u00e1 para simplesmente sair dando tiros no escuro. Toda a\u00e7\u00e3o exige an\u00e1lise, planejamento e um acompanhamento preciso para que os efeitos sejam medidos.<\/p>\n

8. A carreira acad\u00eamica n\u00e3o \u00e9 uma possibilidade<\/h2>\n

Mito<\/em>. Mesmo que a maioria das pessoas formadas em Publicidade normalmente n\u00e3o se dedique a essa fun\u00e7\u00e3o, a\u00a0carreira acad\u00eamica<\/a>\u00e9 sim uma op\u00e7\u00e3o. O conhecimento adquirido tanto na gradua\u00e7\u00e3o quanto na experi\u00eancia acumulada no mercado de trabalho pode ser muito \u00fatil para outros alunos.<\/p>\n

A quest\u00e3o \u00e9 identificar quais s\u00e3o os crit\u00e9rios para conseguir se tornar um docente. Existem muitos cursos livres e institui\u00e7\u00f5es que n\u00e3o exigem uma forma\u00e7\u00e3o espec\u00edfica, contudo, para lecionar em uma\u00a0faculdade<\/a>, pode ser exigido algum tipo de especializa\u00e7\u00e3o (como mestrado ou doutorado).<\/p>\n

9. \u00c9 normal trabalhar em hor\u00e1rios diferenciados<\/h2>\n

Verdade<\/em>. Se a sua ideia de felicidade \u00e9 ter um hor\u00e1rio fixo e tranquilo, talvez seja melhor repensar a sua escolha pelo curso de Publicidade ou come\u00e7ar a se acostumar com a possibilidade de n\u00e3o ter uma agenda t\u00e3o est\u00e1vel.<\/p>\n

Sair mais tarde do trabalho, ter que trabalhar de casa ou at\u00e9 estender o expediente para os fins de semana s\u00e3o situa\u00e7\u00f5es bem normais para um publicit\u00e1rio. Sua rotina deve ser flex\u00edvel e \u00e9 preciso saber lidar com o imprevisto, pois nem sempre tudo sai exatamente como o planejado.<\/p>\n

10. Publicit\u00e1rio \u00e9 um profissional pregui\u00e7oso<\/h2>\n

Mito<\/em>. Algumas pessoas criaram essa imagem dos publicit\u00e1rios por saberem que muitos deles chegam tarde no trabalho e n\u00e3o t\u00eam o h\u00e1bito de acordar cedo. Acontece que ningu\u00e9m sabe at\u00e9 que horas essas pessoas trabalharam na noite anterior, n\u00e3o \u00e9 mesmo?<\/p>\n

Como foi dito, a rotina costuma ter muita flexibilidade e isso n\u00e3o significa que os profissionais sejam pregui\u00e7osos. Pelo contr\u00e1rio, o comprometimento pode ser at\u00e9 muito maior do que aqueles que t\u00eam a obriga\u00e7\u00e3o de chegar bem cedo no servi\u00e7o. Pergunte a um publicit\u00e1rio como \u00e9 virar a noite para entregar uma campanha no prazo!<\/p>\n

Enfim, tomara que essas quest\u00f5es tenham ajudado a ter um panorama mais real sobre o curso de Publicidade. Buscar informa\u00e7\u00f5es antes de tomar uma decis\u00e3o t\u00e3o importante como essa \u00e9 uma das melhores coisas que voc\u00ea pode fazer!<\/p>\n

Ent\u00e3o, aproveite tamb\u00e9m para baixar o nosso e-book que traz v\u00e1rias dicas para ajud\u00e1-lo a\u00a0acertar na escolha da sua profiss\u00e3o<\/a>!<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Se voc\u00ea ainda est\u00e1 indeciso e pensa em fazer um curso de Publicidade, \u00e9 bom descobrir alguns dos maiores mitos e verdades sobre o assunto para conhecer um pouco mais essa\u00a0profiss\u00e3o. Inclusive, muitos desses pensamentos podem estar confundindo a sua cabe\u00e7a e dificultando a sua tomada de decis\u00e3o. Ent\u00e3o, aproveite a chance de tirar algumas […]<\/p>\n","protected":false},"author":6,"featured_media":6217,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_acf_changed":false,"footnotes":""},"categories":[609,622,61],"tags":[],"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.unifoa.edu.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/429"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.unifoa.edu.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.unifoa.edu.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.unifoa.edu.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/6"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.unifoa.edu.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=429"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/www.unifoa.edu.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/429\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.unifoa.edu.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/6217"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.unifoa.edu.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=429"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.unifoa.edu.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=429"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.unifoa.edu.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=429"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}