{"id":5377,"date":"2021-11-09T15:21:20","date_gmt":"2021-11-09T18:21:20","guid":{"rendered":"https:\/\/www.unifoa.edu.br\/?p=5377"},"modified":"2023-09-27T13:34:49","modified_gmt":"2023-09-27T16:34:49","slug":"desde-2019-o-inova-san-contribui-para-a-inovacao-da-regiao-sul-fluminense","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.unifoa.edu.br\/desde-2019-o-inova-san-contribui-para-a-inovacao-da-regiao-sul-fluminense\/","title":{"rendered":"Desde 2019 o Inova San contribui para a inova\u00e7\u00e3o da regi\u00e3o Sul Fluminense"},"content":{"rendered":"

Com o prop\u00f3sito de motivar o empreendedorismo e inova\u00e7\u00e3o na Regi\u00e3o Sul Fluminense, o Inova San \u00e9 um dos programas educacionais mais respeitados do pa\u00eds. Fundado em 2019 pelo Instituto Nissan, a a\u00e7\u00e3o prop\u00f5e tem\u00e1ticas a universidades e escolas com assuntos relacionados \u00e0 tecnologia, colabora\u00e7\u00e3o e conte\u00fado. Nesta 3\u00aa edi\u00e7\u00e3o, a transmiss\u00e3o ser\u00e1 pelo canal do YouTube do Inova San.<\/span><\/p>\n

A primeira fase do programa, titulada Sparking Festival, aconteceu entre os meses de setembro e outubro. Nesta etapa os inscritos participaram de eventos que ajudaram na defini\u00e7\u00e3o e desenvolvimento de seus projetos, palestras e sess\u00f5es de bate papos. Na segunda fase, Feeding, os participantes realizar\u00e3o a trilha de modelagem de neg\u00f3cios e contam com a orienta\u00e7\u00e3o personalizada para os projetos escolhidos. Este trecho acontece entre os meses de outubro e dezembro. Por \u00faltimo, a fase Growth, no ano de 2022, os vencedores dos 3 grupos, sendo um de cada categoria (Mulheres & Inova\u00e7\u00e3o, Meio Ambiente e Mobilidade Inteligente), receber\u00e3o como pr\u00eamio todo suporte para desenvolverem seus projetos, al\u00e9m do curso de extens\u00e3o para aprimorar seus conhecimentos.<\/span><\/p>\n

Segundo o professor Alexis Arag\u00e3o, o estudante precisa aprender a desenvolver projetos, mas tamb\u00e9m a fortalecer a iniciativa de metodologia mais adequada ao mercado de trabalho, perfil empreendedor, al\u00e9m das habilidades como altru\u00edsmo, lideran\u00e7a, gest\u00e3o e comunica\u00e7\u00e3o.<\/span><\/p>\n

Segunda fase (Feeding)<\/span><\/p>\n

Dois grupos de estudantes da institui\u00e7\u00e3o foram classificados para a segunda fase do programa. A equipe \u00e9 composta por alunos dos cursos de Design, Publicidade e Propaganda e Jornalismo. Um dos projetos chama-se \u201cMapi\u201d, onde os acad\u00eamicos Lucas Guedes, Paula Machado, Gabrielle Moraes, Juliana Souza e Leonardo Castilho arquitetaram uma forma mais segura para que as pessoas pudessem se locomover de um ponto a outro da cidade.<\/span><\/p>\n

O professor do curso de Design, Marcos Kazuiti mentor do projeto, diz que a ideia se trata de inclus\u00e3o de inova\u00e7\u00e3o social que tende a crescer, pois os processos de metodologia est\u00e3o chegando \u00e0s comunidades, impactando os microcosmos que n\u00e3o eram atingidos e que s\u00e3o mais carentes se tratando de seguran\u00e7a, principalmente no Rio de Janeiro e algumas localidades de Volta Redonda e Barra Mansa. \u201cA viol\u00eancia \u00e9 algo sist\u00eamico de resolver, mas pequenas atitudes podem fazer com que tenhamos um vetor regional. A relev\u00e2ncia do projeto \u00e9 a capacidade de usar a mundo digital para impactar no assessoramento nas comunidades\u201d, disse Kazuiti.<\/span><\/p>\n

O segundo grupo, cujo nome do projeto \u00e9 \u201cL\u00edder Las\u201d, das alunas Gabrielle Matos e Bruna Brito focam no desenvolvimento e espa\u00e7o igualit\u00e1rio das mulheres no mercado de trabalho. Bruna diz que escolheram esse tema pois perceberam que na regi\u00e3o Sul Fluminense h\u00e1 muitas empresas e a maior parte composta por funcion\u00e1rios homens e com isso acaba tendo uma desigualdade de g\u00eanero muito grande. Sobre a mentoria feita tamb\u00e9m pelo professor Marcos Kazuiti, o projeto das alunas destaca-se por entender a import\u00e2ncia da inclus\u00e3o feminina, que por sua vez, teve por bastante tempo um protagonismo invis\u00edvel por conta do sistema machista imposto.<\/span><\/p>\n

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Por Ana Bonif\u00e1cio – Estagi\u00e1ria de Comunica\u00e7\u00e3o<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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