Alunos do curso de Engenharia do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) se destacaram durante o 51º Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), realizado no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), campus Maracanã, entre os dias 18 e 20 de setembro. Com o tema "ABENGE 50 anos: desafios de ensino, pesquisa e extensão na educação em engenharia," o evento celebrou uma trajetória de dedicação e inovação.
O congresso, conhecido como um importante fórum de discussão sobre o ensino de engenharia no Brasil, reuniu diversas instituições de ensino e apresentou projetos e pesquisas. O estudo "Uma proposta para utilização de escória de aciaria LD em artefatos de concreto - uma experiência com a abordagem de aprendizagem baseada em projeto," resultado da Metodologia Engenharia 360º do UniFOA, foi destaque por seu comprometimento em solucionar desafios locais, abordando a questão da escória em Volta Redonda.
Bruno Lima, aluno do 3º período de Engenharia, expressou com orgulho sua participação no evento. "Apresentar nosso estudo no COBENGE é a celebração do esforço coletivo e da pertinência da nossa estratégia educativa," afirmou, e completou: "A oportunidade de apresentar em um Congresso dessa magnitude também nos ajuda a desenvolver habilidades de comunicação em público e a sintetizar assuntos complexos."
Italo Pinto Rodrigues, professor responsável pelo projeto, destacou a importância de oportunizar aos alunos a participação em projetos, pesquisa e congressos como forma de engajá-los no processo educacional. "Destacamos o fazer engenharia através do projeto, o comunicar engenharia por meio do artigo e o como fazer engenharia, desenvolvendo habilidades técnicas e comportamentais," ressaltou.
Em um painel sobre Tendências Emergentes, foi apresentado o artigo "Explorando sinergias: a iniciação científica que conecta pesquisa em inteligência artificial à indústria siderúrgica." Esse artigo é resultado de um projeto de pesquisa que visa explorar o uso da inteligência artificial na indústria e treinar os estudantes para lidar com essas tecnologias no mercado. Essa investigação reflete como a formação dos estudantes se sintoniza com setores em ascensão, como a indústria 4.0, modelagem, simulação e o uso da inteligência artificial para aumentar a competitividade industrial.
Samantha Grisol, coordenadora da Engenharia ABI, enfatizou a importância dos estudos dentro e fora da sala de aula. "Durante o evento, percebemos o quanto o UniFOA está alinhado com as melhores universidades do Brasil. A participação dos estudantes nas fases iniciais da Engenharia em eventos como esse também indica o potencial de engajamento das metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos, que estamos aplicando na Engenharia 360º do UniFOA."
Desde 1973, o COBENGE tem sido um espaço onde tradição e inovação coexistem, refletindo a paixão e o compromisso com a excelência no ensino de engenharia no Brasil. O UniFOA, com seu foco em abordagens inovadoras e na formação de futuros engenheiros de destaque, continua a desempenhar um papel ativo nesse contexto.
Ficha técnica:
UMA PROPOSTA PARA UTILIZAÇÃO DE ESCÓRIA DE ACIARIA LD EM ARTEFATOS DE CONCRETO - UMA EXPERIÊNCIA COM A ABORDAGEM DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO
Autores:
Execução do projeto: GABRIEL ALBERTO RODRIGUES, Bruno Lima dos Santos, Joao Gabriel Dos Santos Dias Moura Matos ANDRE LUCAS RODRIGUES, Mykaella Ramos Daniel da Silva
Responsável pelo Projeto:
Italo Pinto Rodrigues
Químicas:
Ana Claudia de Almeida Cardinot
Érika Fraga Rodrigues
Meio Ambiente
Samantha Grisol da Cruz Nobre
Joice Andrade de Araújo
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EXPLORANDO SINERGIAS: A INICIAÇÃO CIENTÍFICA QUE CONECTA PESQUISA EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL À INDÚSTRIA SIDERÚRGICA
Orientador:
Italo Pinto Rodirgues
Pesquisadores em treinamento:
GABRIEL ALBERTO RODRIGUES, Bruno Lima dos
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Quem nunca se permitiu perder em um olhar curioso para o céu noturno, buscando respostas ou apenas contemplando a imensidão? Foi com essa sede de conhecimento e sonho de explorar o universo que quatro estudantes de Engenharia ABI, do UniFOA, se lançaram em uma aventura única e enriquecedora. No início desse mês, 6 de outubro, João Gabriel dos Santos Dias Moura Matos (2º período) e Thales Lessa Rodrigues, Ualison Silva Florencio e Wellington Pereira de Matos, 3º período, embarcaram em uma viagem ao Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) e ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em São José dos Campos-SP.
A ida foi um convite do Professor Italo Pinto Rodrigues, atual doutorando no INPE, que entendeu a importância de proporcionar aos futuros engenheiros uma imersão no universo aeroespacial, preparando-os para o renomado Nasa Space Apps Challenge.
No INPE, os estudantes visitaram 3 áreas: o Programa EMBRACE (Estudo e Monitoramento Brasileiro de Clima Espacial), Centro de Controle e Rastreio de Satélites e o Laboratório de Integração e Testes (LIT).
No EMBRACE, os estudantes tiveram contato com os dados gerados pelo Brasil, no que diz respeito ao clima espacial, influenciado significativamente pelo Sol. De acordo com Ualisson perceber a influência do Sol no planeta e entender o papel do Brasil no cenário atual é verdadeiramente inspirador. “Tem muita ciência, engenharia e tecnologia envolvida".
A experiência foi, sem dúvidas, transformadora. João Gabriel, ao passear pelo MAB, se encantou "É uma viagem no tempo e na história da nossa aeronáutica. Um orgulho ver como o Brasil tem capacidade e potencial no campo aeroespacial."
No Centro de Controle de Satélites do INPE, os estudantes puderam verificar a operação dos 6 satélites operados pelo Brasil (SCD-1, SCD2, CBERS-4, CBERS-4a, Amazônia 1, Sport). "É muito interessante ver todos os conceitos de física sendo aplicados no rastreio de satélite. A complexidade e precisão do trabalho aqui é incrível.", comentou Thalles.
Uma das visitas mais esperadas pelo grupo foi ao LIT, maior laboratório de integração e testes do hemisfério sul do planeta. "Ver de perto a infraestrutura e tecnologia necessárias para produzir um satélite, sem dúvidas, expandiu nosso olhar em relação aos caminhos possíveis da Engenharia", explicou Thalles.
Mas foi ao final da visita que os quatro estudantes tiveram uma experiência única e inesquecível. Puderam ver de perto o Amazônia-1B, o próximo satélite brasileiro, ainda em sua fase de testes. Essa situação, raríssima, trouxe emoção a todos.
“Acredito que o objetivo de apresentar o polo Aeroespacial de São José dos Campos foi atingido e os estudantes puderam vislumbrar a tecnologia de ponta que o Brasil desenvolve para uso pacífico do espaço”, comemorou o professor.
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Estudantes de Engenharia marcaram presença na 30º edição Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente (SBAI) 2023, principal evento científico de automação inteligente da América Latina. Entre os dias 15 e 18 de outubro, o encontro organizado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), abordou temas cruciais da Indústria 4.0, como robótica, cibersegurança e inteligência artificial. Com o apoio da International Federation of Automation and Control, também sediou o 10° Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos (SBSE) simultaneamente.
No meio de profissionais e pesquisadores renomados, os alunos Vinícius Rocha Oliveira e João Vitor Freitas da Costa se destacaram. Ambos apresentaram o trabalho intitulado "Conceptual Design of a Didactic Plant for Control Education - A Project-Based Learning Approach". Segundo o professor Ítalo Pinto Rodrigues, que também esteve no evento acompanhando os estudantes, esEe projeto, iniciado na disciplina "Sistemas Microprocessados e Supervisório" é um testemunho da metodologia ativa de aprendizagem baseada em projeto, promovida por ele.
Para Marcus Vinicius o projeto permitiu aplicar conceitos teóricos em um cenário prático “Nos proporcionou uma compreensão mais profunda e integrada da automação e controle." Já para João Vitor Freitas da Costa a experiência de participar do SBAI foi enriquecedora. “Poder apresentar nosso trabalho e interagir com especialistas da área foi uma oportunidade única."
O professor Ítalo, que orientou os alunos durante o desenvolvimento do projeto, expressou seu orgulho. "É gratificante ver nossos alunos representando o UniFOA em um palco tão prestigiado. A metodologia de aprendizagem baseada em projeto permite que os alunos enfrentem desafios reais, preparando-os para o mercado de trabalho e para contribuições significativas na área de pesquisa."
- É digno de nota que esta é a primeira participação do UniFOA no SBAI, e os alunos e a instituição certamente deixaram uma impressão duradoura. A presença deles no principal evento científico de automação inteligente da América Latina não apenas eleva o nome do UniFOA, mas também destaca o potencial e a excelência da educação em engenharia no Brasil – comemorou o professor orientador.
Os autores tiveram o apoio do UniFOA para a participação presencial no evento. “Somos muito gratos pelo incentivo que a instituição nos proporcionou em um evento de tamanha importância para todos nós”.
O projeto apresentado será utilizado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do grupo, que também inclui os alunos Carlos Eduardo de Oliveira Silva e Ramon Jaques Mageste Pereira, sob a orientação dos professores Péricles Guedes Alves, Ítalo Pinto Rodrigues e Aloano Regio de Almeida Pereira.
O desafio de prever tempestades geomagnéticas foi lançado e estudantes de Engenharia do UniFOA garantiram lugar ao pódio com a 3º colocação. O "Develop the Oracle of DSCOVR", na maior competição do mundo, o NASA Space Apps Challenge aconteceu em São José dos Campos (SP) e contou com um grupo de alunos do UniFOA, orientados pelo professor Ítalo Pinto Rodrigues.
Bruno Lima dos Santos, Gabriel Alberto Rodrigues, João Gabriel dos Santos Dias Moura Matos, Thales Lessa Rodrigues, Ualison Silva Florencio e Wellington Pereira de Matos mergulharam fundo no desafio de solucionar e prever tempestades que possam causar sérios danos ao planeta.
O desafio proposto pela NASA era intrincado. Com o DSCOVR operando além de sua expectativa de vida, e com falhas frequentes, a missão era usar os dados brutos desse satélite – com falhas e tudo - para prever tempestades geomagnéticas na Terra. Essas tempestades, que surgem quando fortes rajadas de vento do Sol atingem nosso planeta, são um pesadelo para tecnologias modernas, especialmente sistemas de satélite GPS e redes elétricas.
A solução proposta pela equipe reuniu o que há de mais inovador: um algoritmo de inteligência artificial baseado na mesma tecnologia utilizada pelo Google para reconhecimento de voz, tecnologias inovadoras do NASA Technology Roadmap. Para completar, eles ofereceram um aplicativo de interface amigável ao usuário, de modo a permitir que todos os interessados tenham a possibilidade de tomar uma decisão frente à eminente tempestade.
"Interpretar os dados do DSCOVR foi, talvez, a parte mais desafiadora. Mas, quando aplicamos uma IA inovadora e conseguimos prever tempestades geomagnéticas, a sensação foi indescritível.", explicou o professor Ítalo. “Há momentos na vida em que nos deparamos com desafios tão vastos quanto o universo”.
Segundo o docente, a importância desse exercício garante e envolve cuidados a todos. “Uma tempestade geomagnética pode gerar prejuízos estimados em 2,6 trilhões de dólares, e mais do que isso, a recuperação do mundo após um evento dessa magnitude pode ser dolorosamente lenta. Se antecipar a essas tempestades é vital para manutenção da vida na Terra”.
- Em tempos de inovação e avanços tecnológicos, esses alunos mostraram que a paixão, a determinação e o trabalho em equipe podem levar a soluções que vão além das estrelas. E, como bem sabemos, se preparar para o desconhecido é o que nos mantém um passo à frente. – concluiu Ítalo.
O Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA abriu, nesta terça-feira (26), as inscrições para o vestibular 2024.1 dos cursos de graduação da modalidade presencial. Os interessados devem se inscrever pelo Portal do Candidato, gratuitamente, por meio de redação on-line ou com a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de uma das edições entre 2015 e 2022.
As vagas são para os cursos de Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Design, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia, Nutrição, Odontologia e Sistemas de Informação.
Para quem optar pela redação on-line, como forma de ingresso, o período de inscrição vai até 20 de fevereiro de 2024, às 21 horas. Já para aqueles que escolherem a nota do Enem, o prazo vai até 22 de fevereiro, às 23 horas.
Todas as informações referentes às etapas do vestibular podem ser conferidas nos editais disponíveis também no Portal do Candidato.
Medicina
Também estão abertas as inscrições para o processo seletivo do curso de Medicina, para ingresso no primeiro e segundo semestres de 2024.
Os interessados também devem se inscrever pelo Portal do Candidato, onde podem utilizar um ou dois resultados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), desde que seja das edições entre 2016 e 2023.
A nota do Enem é a única forma de inscrição para o processo seletivo do curso de Medicina, que segue aberta até o dia 12 de janeiro de 2024, às 15 horas.
A taxa de inscrição varia de acordo com o período de inscrição, conforme tabela disponível no edital.
Ao todo, são 120 vagas disponíveis. Por ordem de classificação, as primeiras 60 são para o primeiro semestre, e a outra metade para o segundo semestre.
As informações completas referentes ao processo seletivo de Medicina 2024 do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA devem ser conferidas no Edital nº 08-23 Processo Seletivo 2024 – Medicina Ref. 2024.1 e 2024.2.
Os professores José Marcos e Francisco Abreu, junto do coordenador do curso de Engenharia Civil, Sergio Taranto, se reuniram com o prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, e Secretários Municipais, na última quinta-feira, dia 06, para formatar projetos que visam levar, através da contribuição do conhecimento dos alunos e dos professores orientadores, ações que auxiliem na solução de problemas da comunidade mais frágil socialmente.
O professor José Marcos, mais conhecido como Zito, conta que os alunos irão desenvolver três projetos para a disciplina de Projetos Integrados, em parceria com a prefeitura de Pinheiral, sendo eles: Escola Legal, Engenharia Legal e Bairro Legal. “Dentro da filosofia do presidente da FOA, Eduardo Prado, em promover a integração da vida acadêmica com os municípios vizinhos", Zito acredita que os alunos terão a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas disciplinas, e de ter esse contato para além da sala de aula, no qual será possível experenciar e interagir com a infraestrutura e a população.
O Projeto Escola Legal consiste na vistoria de escolas para verificação das condições estruturais e sanitárias, além de promover um documento que auxilie na ação municipal no combate e solução dos problemas encontrados. A Escola escolhida para a implantação do projeto foi a Escola Municipal Saturnino Braga onde será verificada as instalações, cobertura e acessibilidade para comunidade estudantil.
Em paralelo, outra equipe desenvolverá o Projeto Engenharia Legal, que tem como base regularizar terrenos urbanos de uma localidade propiciando, em parceria com o Escritório da Cidadania e com a Defensoria Pública, ações no sentido de titulação de lotes habitados pelas famílias, para que lhes dê cidadania em sua plenitude.
Por fim, o Projeto Bairro Legal irá trabalhar com um equipamento comunitário em que irá diagnosticar e elaborar as soluções de apropriação da população em uma localidade. “Pequenas intervenções que irão fazer uma enorme diferença na autoestima das pessoas”, explica o professor Zito.
No dia 18, professores e estudantes das Engenharias do UniFOA foram destaque no “Programão de Sábado”, exibido pela TV Rio Sul, afiliada da Globo. Eles participaram de uma matéria sobre as diversas aplicabilidades do drone atualmente, entre elas para a regularização de terras em trabalhos da Engenharia Civil, como foi o caso abordado.
 
Confira o trecho da reportagem, gravada no Campus Olezio Galotti, em Três Poços, que foi ao ar no último sábado:

O Centro Universitário de Volta Redonda é presença confirmada no X Prêmio Crea-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos. Todos os sete trabalhos do UniFOA submetidos, das Engenharias de Produção, Elétrica, Civil, Mecânica e Ambiental, além do Mestrado Profissional em Materiais, foram aprovados.
Para contar sobre essa conquista, a coordenadora das Engenharias Elétrica e Mecânica, Izabel Mota, deu entrevista ao vivo no Programa Fato Popular (Rádio 88 FM) nesta quinta-feira (17), ao comunicador Carlos Albertassi.
Confira a entrevista na íntegra:
Sobre o Prêmio Crea-RJ
A solenidade de premiação será realizada no dia 22 de novembro, no Clube de Engenharia, no Rio de Janeiro, e será transmitida ao vivo pelo canal da WebTV do Crea-RJ.
O objetivo do Prêmio Crea-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos é estreitar os laços do Conselho com a comunidade acadêmica, divulgando e valorizando a produção científica dos estudantes e seus professores.
A partir da seleção dos trabalhos, realizada sob a responsabilidade das próprias instituições de ensino, a premiação reconhece os melhores trabalhos nas categorias graduação de nível superior e médio-técnico, mestrado e doutorado.
Confira os trabalhos do UniFOA selecionados
- Engenharia Elétrica | Análise de impedância em condutores afetados por tratamento térmico oriundo de ponto quente
- Engenharia Mecânica | Projeto Kart-Cross: análise estrutural e custos
- Engenharia Ambiental | Um novo olhar pelo todo: o ciclo do urânio e seus efeitos socioambientais integrados a legislação e administração
- Engenharia Civil | A importância do Plano Diretor na recuperação ambiental: o caso das inundações do Rio Paraíba do Sul no trecho de Volta Redonda-RJ
- Engenharia Civil | Tratamento de fundações para barragens de concreto
- Programa de Mestrado Profissional em Materiais | Desenvolvimento de metodologia e protocolo para avaliação da influência das impurezas depositadas na camada do substrato em pintura automotiva
- Engenharia de Produção | Análise e implementação de um plano de Marketing: pesquisa de campo em uma organização de intercâmbios sociais

O Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA se destacou com nota quatro em 16 graduações na avaliação do Guia da Faculdade 2022, divulgada nesta sexta-feira (4). A instituição teve, ao todo, 21 cursos analisados por essa iniciativa, que é realizada pelo jornal O Estado de S. Paulo em parceria com uma das principais startups da área educacional do país, a Quero Educação.
O Guia da Faculdade concentra avaliações e informações sobre milhares de cursos superiores em todo o país. Aqueles que conquistaram nota quatro são considerados como “muito bom” e os com nota três como “bom”, como no caso de cinco cursos do UniFOA.
Segundo a reitora do UniFOA, Úrsula Fraga, “os resultados se apresentam como efeitos da materialização das políticas de ensino, pesquisa e extensão no cotidiano acadêmico. E ainda, como expressões do compromisso ético do corpo docente, discente e administrativo com a educação superior”.

Úrsula complementa que a Fundação Oswaldo Aranha (FOA) e o Centro Universitário de Volta Redonda investem continuamente para o desenvolvimento, que envolve não apenas a comunidade interna, mas também toda a comunidade externa.
“Agradeço aos professores, coordenadores de curso, membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e gestores da FOA/UniFOA, que zelam pelo planejamento, execução e avaliação dos processos de trabalho. Eles são fundamentais para concretizar os valores, a missão, as diretrizes e os objetivos que norteiam essa instituição de ensino”, destacou a reitora.
Confira os cursos do UniFOA que foram avaliados com nota 4 (muito bom):
- Ciências Biológicas (Licenciatura)
- Ciências Biológicas (Bacharelado)
- Medicina
- Design
- Nutrição
- Direito
- Educação Física (Bacharelado)
- Educação Física (Licenciatura)
Confira os cursos do UniFOA que foram avaliados com nota 3 (bom):

Estudantes e professores de Engenharia Civil do UniFOA e o presidente da FOA, Eduardo Prado, estiveram no gabinete do prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto, na manhã desta quarta-feira (14). A equipe do Centro Universitário de Volta Redonda entregou um projeto de levantamento planialtimétrico (documento que descreve um terreno com exatidão) para estudos de ampliação, modernização e adequação da Unidade Básica de Saúde da Família do Jardim Cidade do Aço.
No encontro, estiveram também o coordenador de Engenharia Civil, Sérgio Taranto, os professores coordenadores tecnológicos das atividades, Renato Donato Viana, e José Marcos Rodrigues Filho (Zito), engenheiro autor do projeto. Também participaram da reunião o presidente do Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano (IPPU), Abimailton Pratti da Silva, e o secretário de Administração, Cláudio Franco.
“Essa parceria e todas que estamos fazendo com a FOA e o UniFOA têm sido de uma importância muito grande para a população de Volta Redonda. Hoje, nós temos na FOA uma direção que quer ajudar a cidade, que está preocupada com o município. Sou muito grato ao Eduardo, à toda direção, aos profissionais, professores e alunos do UniFOA”, afirmou Neto.

As estudantes Lívian Soares Coutinho (9º período) e Mariane Roberto de Freitas (6º período) representaram os estudantes envolvidos no projeto e entregaram o documento ao prefeito. Elas comemoraram e agradeceram a oportunidade de ter essa experiência durante a graduação.
“Para mim é muito gratificante poder apresentar esse projeto do posto de Volta Redonda, juntamente com o prefeito, estando no 6º período. É algo muito valioso para o meu crescimento, tanto na faculdade, quanto para o meu futuro profissional. Foi dado esse desafio e todo desafio é muito bem-vindo. Então, com a ajuda dos professores, foi possível desenvolver esse projeto muito bem”, ressaltou Mariane.
"Estou no 9º período e essa área de projetos eu gosto muito. Então, fiquei muito feliz de poder participar desse projeto, nessa parceria com a prefeitura, e é muito importante para o município de Volta Redonda", completou Lívian.
O prefeito recebeu o projeto com satisfação, fez um agradecimento às estudantes e afirmou que "se eu ainda for prefeito quando vocês se formarem, será um prazer ter vocês na nossa equipe".

Se referindo às diversas parcerias entre a FOA/UniFOA e a Prefeitura de Volta Redonda, sobretudo nas áreas de saúde e engenharias, Eduardo Prado lembrou que momentos como esse "é algo nunca antes registrado na história das duas instituições”.
O presidente da Fundação Oswaldo Aranha disse que esse trabalho em conjunto "traz grandes benefícios à população, uma vez que gera um círculo muito positivo, a partir do momento em que os filhos de Volta Redonda vão estudar no UniFOA e a instituição retorna para a família do município projetos em prol da cidade".
"Estamos desenvolvendo diversos projetos, junto com professores, estudantes e coordenações dos cursos de Engenharia, em práticas reais e que fazem a transformação das atividades que o município tem desenvolvido em Volta Redonda. Então, a gente está muito feliz com essa parceria, agradeço muito ao prefeito e sua equipe de secretários que estão sempre alinhados com os processos dos cursos e das necessidades de Volta Redonda", finalizou Eduardo.
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