
No UniFOA, os estudantes começam a vivenciar a prática profissional das Engenharias já nos primeiros semestres de formação. A nova metodologia de ensino, pioneira e única no Estado do Rio de Janeiro, desenvolve as competências e habilidades necessárias com os estudantes.
Desta forma, eles chegam mais preparados ao mercado de trabalho, a partir da criação de projetos práticos nos quais, desde o primeiro período, colocam a mão na massa para solucionar problemas reais do mercado.
Sobre esse assunto, o Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento do UniFOA, Max Damas, conversou na manhã desta terça-feira (26) com o comunicador Dário de Paula, em seu programa de rádio na 98,9 FM.
-“Estamos preparando indivíduos ágeis? Versáteis? Facilmente adaptáveis? Que tenham rapidez para resolver problemas?”, exemplifica Max, que discorre sobre a nova metodologia e de que maneira o Centro Universitário reinventou os cursos, que são cinco: Engenharias de Produção, Elétrica; Civil; Mecânica e Ambiental.
Quer saber mais? Assista ao vídeo na íntegra, aqui.
Os ingressantes dos cursos de Engenharia estão participando de um acolhimento especial na retomada das aulas. O evento, que teve início ontem (14) e segue até sexta-feira (18), tem como objetivo apresentar aos calouros o novo método de ensino unificado, a Engenharia 360°.
A programação está repleta de ações que vão introduzir os alunos à nova metodologia. Na segunda-feira (14) eles puderam conhecer um pouco mais sobre o curso, hoje, dia 15, irão realizar uma aula prática. “Vamos ao laboratório do curso para um experimento, relacionado ao projeto que os estudantes irão desenvolver ao longo do semestre, sobre o manejo de resíduos urbanos”, contou o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Bruno Gambarato.
Os eventos acontecem no prédio 18, no campus Olezio Galotti, em Três Poços, de segunda a quinta e também incluem um tour pelas dependências do UniFOA, dicas de estudo e auxílio no uso de ferramentas e plataformas digitais. O último dia do acolhimento será por meio de uma atividade realizada no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no site da Instituição.
Yngrid Marcate | Estagiária
Núcleo de Comunicação | Jornalismo UniFOA
Novo método de ensino visa aprimorar competências e habilidades dos futuros engenheiros.
Imagine ingressar na faculdade e começar a vivenciar e praticar o que o profissional de engenharia realiza no seu dia a dia. Essa é a nova proposta dos cursos de Engenharia do UniFOA. A nova metodologia de ensino, intitulada “Engenharia 360º”, pioneira e única no Estado do Rio de Janeiro, desenvolve as competências e habilidades necessárias com os estudantes. Desta forma eles chegam mais preparados ao mercado de trabalho, a partir da criação de projetos práticos no qual, desde o primeiro período, colocam a mão na massa para solucionar problemas reais do mercado.
A Engenharia 360º do UniFOA promove uma graduação de qualidade, garantindo um processo de aprendizagem eficaz, sob a mentoria de professores especialistas na área, além de utilizar as ferramentas tecnológicas mais modernas do mercado. “O engenheiro precisa estar integrado às demandas da sociedade. Nosso objetivo é preparar profissionais habilitados a lidar com as transições que ocorrem no mundo”, explicou o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Max Damas.
A nova metodologia de ensino é dividida em cinco eixos temáticos, e a cada eixo concluído o estudante recebe uma certificação intermediária de atuação, enriquecendo seu currículo e o destacando no mercado.
Área Básica de Ingresso
Na nova engenharia do UniFOA, os ingressantes farão o chamado ciclo básico – que compõe os quatro primeiros semestres – em conjunto, ou seja, aprenderão os fundamentos das engenharias juntos, pois tem muitas disciplinas em comum. A partir do 5º período os estudantes irão para suas respectivas especializações, e se aprofundar nas disciplinas de Engenharia Ambiental, Civil, Elétrica, Mecânica, ou de Produção.
COMO INGRESSAR
O interessado tem até o dia 11/02 para fazer a sua inscrição por meio da redação online ou até 18/02 utilizando a nota do ENEM. Clique aqui para realizar a inscrição.

Depois de projetar elevadores e máquinas de lavar, neste ano, cerca de 25 estudantes do 7º e 8º período do curso de Engenharia Elétrica do UniFOA, atuaram no desenvolvimento de carros elétricos como atividade prática na disciplina de Máquinas Elétricas e Conversão Eletromecânica. A apresentação final dos projetos ocorreu no início deste mês, na quadra do curso de Educação Física servindo de base para possíveis Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).
Segundo o professor da disciplina, Hélio Amorim, a cada semestre é passado uma atividade extra para os alunos a fim de compor a segunda nota em caráter prático, onde os estudantes se dividem em grupos, utilizando da própria imaginação, com a liberdade para produzir a solução ideal do projeto.
Ainda segundo o professor os recursos para a construção dos carros foram próprios. “Existe uma solução muito utilizada atualmente chamada Arduino - Uma placa de prototipagem eletrônica de código aberto. Além de extremamente barato, o Arduino pode ser utilizado em diversas aplicações na engenharia elétrica. Os materiais periféricos, como roda, chassis, foram obtidos de forma aleatória, tanto de carros já usados como projetos/design totalmente idealizado pelos alunos”, pontuou.
Quanto as obrigatoriedades para o desenvolvimento dos carros, o essencial é que estes fossem capazes de serem controlados à distância, tendo o desempenho necessário para atravessarem todo o espaço da quadra do curso de Educação Física, no campus universitário Olézio Galotti.
- Sem sombra de dúvidas um trabalho muito interessante para os alunos, principalmente por conta da prática relacionada a programação. Eles saem do mundo teórico e literalmente colocam a mão na massa através da implementação - finalizou o professor Hélio.
A estudante Katiely Ribeiro relacionou o processo de produção um grande desafio. "Foi uma experiência incrível principalmente quanto a diversidade de ideias e a troca de conhecimento com os colegas, que nos trouxe grandes aprendizados. A maior dificuldade foi a estruturado carrinho e decidir de que forma ele seria programado", contou.
Jeniffer Marcato - Estagiária
Núcleo de Jornalismo
O Prêmio CREA premia anualmente os melhores trabalhos de conclusão de curso (TCC) de ensino técnico, graduação, mestrado e doutorado do estado do Rio de Janeiro. O objetivo do evento é estreitar os laços do conselho com a comunidade acadêmica, divulgando e valorizando a produção cientifica dos estudantes e seus professores.
A partir da seleção dos trabalhos realizada sob a responsabilidade das próprias instituições de ensino, a premiação reconhece os melhores trabalhos em cada categoria e são premiados os alunos orientados e seus orientadores. Neste ano, a solenidade será online no dia 11 de novembro às 15h sendo transmitida no canal da WebTV do CREA-RJ.
Em consequência da pandemia do Covid-19, a premiação não ocorreu em 2020 e por isso, neste ano a seleção está relacionada aos trabalhos concluídos em 2019 e 2020. Nos últimos anos o curso de Engenharia Elétrica do UniFOA tem sido premiada, como em 2018 o trabalho "Efeito Pelicular por consequência das distorções harmônicas" dos alunos Wesley Rossi Pimenta e Luis Felipe Carvalho Reis Torturello, em 2019 o trabalho "Geração de energia através do processo Heliotérmico, com estimativa de viabilidade no Brasil" dos alunos Yasmim Alves Moreira, Ive Trixeira Egalon e Mateus Ribeiro Ramos, e em 2020 o trabalho "Estudo sobre redes inteligentes: conceito, panoramas, tecnologias e simulação" dos alunos Ricardo Araujo Gonçalves Barboza e Laisa Peres de Araújo, orientado Pelo professor Cláudio Márcio de Freitas da Silva.
“É um reconhecimento importante, pois o CREA é o conselho que emite o registro profissional e é uma marca importante na carreira acadêmica do egresso do UniFOA, traz visibilidade e boa aceitação, por exemplo, para uma pós-graduação.”, disse o professor Claudio Márcio.
Por Ana Bonifácio - Estagiária de Comunicação
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