Alunos do sétimo período de Engenharia Mecânica participaram de uma aula prática e exposição de protótipos bólidos com motor do tipo Stirling (que consiste em duas câmaras com temperaturas diferentes, sendo que a dilatação do ar nessas câmaras move um pistão (ou êmbolo), gerando trabalho mecânico. Como não há emissões de poluentes por parte da substância de trabalho - gases ou o ar atmosférico - os motores de Stirling são considerados de ciclo fechado). A aula aconteceu no sábado (04), em frente ao prédio 18, da Engenharia, no campus Três Poços.

Alunos participantes da atividade prática da disciplina de Sistemas Térmicos, ministrada pelo professor Diniz Félix
O The Stirling Day reuniu 18 alunos e cinco protótipos, que foram construídos em grupos. A atividade constitui parte da disciplina de Sistemas Térmicos, ministrada pelo professor Diniz Félix. “É possível fazer um protótipo em casa e para os alunos é quase que uma brincadeira. Mas eles levam a sério, porque sabem que vale nota e fazendo os alunos podem ver o funcionamento deles”, afirmou o professor. O trabalho faz parte do sistema das avaliações da disciplina e equivale a trinta por cento de uma das notas.
A aluna Crislaine Riguete disponibilizou a oficina da família pra quem tivesse qualquer necessidade com ferramentas e deu sua opinião sobre a aula prática: “Esta é uma atividade de muita importância pra nossa formação, porque as dificuldades nos obrigam a pensar. São muitas tentativas até acertar como uma peça deve ser colocada pra que tudo funcione. Então, a gente tem que estudar e pesquisar muito. Só aprende quem faz”, ela afirmou.
Ao todo, foram feitos cinco protótipos, todos com a mesma descrição: o motor se move pela variação de temperatura, onde uma vela esquenta o pistão pela parte inferior do motor e a água gelada resfria o mesmo na parte superior. Foram utilizados materiais diversos, como latas (refrigerante, energético, atum, extrato de tomate, leite em pó, tinta, solvente, CD, bexiga, bombril, algodão, canos de PVC, arame, com base em madeira). Os protótipos são movidos a álcool.
Segundo a estudante Maria Vitória da Silva de Araújo, as aulas são ótimas, porque eles colocam a mão na massa, literalmente. “A gente consegue aplicar tudo que aprende em sala de aula e isso nos ajuda a ter uma noção melhor, porque nem todos têm experiência com fábrica ou indústria. Muitos ainda não tinham visto um maquinário de perto. E com coisas simples que a gente tem em casa, a gente consegue fazer conformação mecânica”, ela explicou.

Protótipo feito pelos alunos Daniel Neves, Patrick Oliveira, Vitor Peixoto e Matheus Pinheiro

Protótipo feito pelos alunos Hellen Alves, Paulo Vitor Nunes, Maria Vitória Araújo e Mariana Abdouni

Protótipo feito pelos alunos Hiago Paiva, Crislaine Riguete e Fabiana Bittencourt

Protótipo feito pelos alunos Vitor Hugo, Iago Moreira e Pedro Henrique Teixeira

Protótipo feito pelos alunos Asafe Melo, Gustavo Baylao, João Pedro marques, Douglas Lima

Supervisor de Marketing do UniFOA, Alexis Aragão Couto detalhou como acontece o processo seletivo.
O Vestibular 2022.2 do UniFOA foi assunto em destaque no Programa Dário de Paula na manhã desta terça-feira (31). Em entrevista, o supervisor de Marketing, Alexis Aragão Couto, detalhou ao vivo como acontece o processo seletivo, que segue com inscrições abertas para 17 cursos de graduação, que contemplam as áreas de Exatas, Humanas e Saúde (com exceção de Medicina).
Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Design, Direito, Educação Física, Enfermagem; Engenharias Ambiental, Civil, Elétrica, Mecânica e de Produção; Jornalismo, Nutrição, Odontologia, Publicidade e Propaganda e Sistemas de Informação.
Com taxa grátis, o candidato pode escolher entre duas modalidades de ingresso: com a nota do Enem ou a partir da realização de uma redação on-line. No site do UniFOA, os interessados acessam os editais completos das duas opções, que possuem versão também em Libras.
Aqueles que concluíram o Ensino Médio em 2021 e vão ingressar na faculdade no segundo semestre tiveram um pouco mais de tempo para se organizar de forma geral. Tanto em relação à vida financeira, quanto aos próprios estudos.
Outra vantagem é que além de estar com a mente um pouco mais descansada, enfrentará também menos concorrência. E academicamente, não há diferença nenhuma em começar a graduação no meio do ano. Afinal, os estudantes terão acesso ao mesmo conteúdo de quem começou a estudar no começo do ano, pois entram em uma nova turma.
As aulas do segundo semestre estão previstas para começar em 8 de agosto. Mas antes mesmo do início do período letivo, quem se matricula no UniFOA já pode usufruir dos benefícios oferecidos pela instituição. Como o Clube FOA, com condições especiais para atividades físicas, acesso à biblioteca, tanto de forma on-line quanto presencial, com direito a empréstimo de livros; tem a plataforma Office 365 liberada; os serviços de saúde oferecidos no Campus Três Poços, entre outras vantagens.
Assista à entrevista na íntegra aqui e confira mais detalhes.
Outras informações podem ser obtidas pelo WhatsApp de atendimento: (24) 3340-8445 ou pelo chat na página do vestibular.

Aula Magna aconteceu na segunda-feira, dia 09, pela plataforma Microsoft Teams.
Começou na segunda-feira, dia 09, a Semana Acadêmica das Engenharias do UniFOA. Com tema “Engenharia Pós-Pandemia – Perspectivas e Expectativas”, a programação segue até quinta-feira, dia 12, com minicursos, palestras e rodas de conversa, de forma presencial, on-line e híbrida.
A abertura aconteceu de forma virtual, com palestra do presidente do Sindicato dos Engenheiros de Volta Redonda, Dr. Fernando Elias Vieira Jogaib, que apresentou o movimento sindical e seus benefícios para a classe dos engenheiros.
No mesmo formato, aconteceu a Aula Magna com o Diretor de Operações Américas da Divisão EP da SWM International. Que apresentou a palestra "O Engenheiro 4.0", com abordagem sobre as tendências e responsabilidades para os futuros engenheiros.
“A Semana Acadêmica das Engenharias do UniFOA deste ano tem o objetivo de proporcionar aos alunos e membros externos atividades extracurriculares que agregam aos seus conhecimentos conteúdos sobre competências, comportamento, liderança, sustentabilidade e tecnologia”, destacou a Coordenadora da Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção e Engenharia ABI, Samantha Grisol.
A partir desta terça-feira, dia 10, começaram também as atividades presenciais, com o Minicurso "Revit para Iniciantes", do Curso de Engenharia Civil, ministrado por Karolinne Ribeiro, no Laboratório de Informática. Até a noite, outros minicursos e palestras compõem a programação.

Minicurso "Revit para Iniciantes" ministrado por Karolinne Ribeiro.

Emergencial: peça 3D substitui peça quebrada em hospital
A inovação das indústrias em busca pela redução de custos e tempo de fabricação de objetos ganha mais atenção a cada ano. Com alta precisão e com a integridade da estrutura das peças produzidas, o professor de Design e Engenharia Laert Andrade garante – e comprova - que com o uso da tecnologia de impressão 3D é possível criar protótipos praticamente em tempo real e com custos mais reduzidos.
No início do ano, diante de um cenário emergencial, o professor Laert foi procurado para analisar a possibilidade de reconstrução de uma peça para um equipamento de raio-x que havia quebrado em um hospital da região. “Por ser grupo de risco, não fui ao hospital para conhecer o equipamento e o que poderia ter causado a fratura da peça, contudo, após fazer algumas análises e impressões de teste, conseguimos desenvolver uma peça idêntica à quebrada”.

Professor cria peça 3D para substituir peça quebrada
Cerca de 1200 pacientes foram beneficiados com a substituição imediata da peça, que havia parado por alguns dias. “É muito gratificante saber que ter reconstruído uma peça, ainda que provisória, ajudou a minimizar o sofrimento de tantas pessoas”, comemora o professor.
Egresso do UniFOA e, atualmente professor dos cursos de Design e Engenharias, Laert Andrade vem trabalhando com prototipação de produtos utilizando impressão 3D. O professor – que já publicou trabalhos em congressos nacionais e internacionais abordando a construção de produtos para ensino de desenho técnico – promove dentro das salas de aulas a criação de projetos e peças em 3D para que os alunos possam executar o trabalho de forma prática também.
Juliana Aragão
Núcleo de Comunicação | Jornalista

No UniFOA, os estudantes começam a vivenciar a prática profissional das Engenharias já nos primeiros semestres de formação. A nova metodologia de ensino, pioneira e única no Estado do Rio de Janeiro, desenvolve as competências e habilidades necessárias com os estudantes.
Desta forma, eles chegam mais preparados ao mercado de trabalho, a partir da criação de projetos práticos nos quais, desde o primeiro período, colocam a mão na massa para solucionar problemas reais do mercado.
Sobre esse assunto, o Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento do UniFOA, Max Damas, conversou na manhã desta terça-feira (26) com o comunicador Dário de Paula, em seu programa de rádio na 98,9 FM.
-“Estamos preparando indivíduos ágeis? Versáteis? Facilmente adaptáveis? Que tenham rapidez para resolver problemas?”, exemplifica Max, que discorre sobre a nova metodologia e de que maneira o Centro Universitário reinventou os cursos, que são cinco: Engenharias de Produção, Elétrica; Civil; Mecânica e Ambiental.
Quer saber mais? Assista ao vídeo na íntegra, aqui.
Os ingressantes dos cursos de Engenharia estão participando de um acolhimento especial na retomada das aulas. O evento, que teve início ontem (14) e segue até sexta-feira (18), tem como objetivo apresentar aos calouros o novo método de ensino unificado, a Engenharia 360°.
A programação está repleta de ações que vão introduzir os alunos à nova metodologia. Na segunda-feira (14) eles puderam conhecer um pouco mais sobre o curso, hoje, dia 15, irão realizar uma aula prática. “Vamos ao laboratório do curso para um experimento, relacionado ao projeto que os estudantes irão desenvolver ao longo do semestre, sobre o manejo de resíduos urbanos”, contou o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Bruno Gambarato.
Os eventos acontecem no prédio 18, no campus Olezio Galotti, em Três Poços, de segunda a quinta e também incluem um tour pelas dependências do UniFOA, dicas de estudo e auxílio no uso de ferramentas e plataformas digitais. O último dia do acolhimento será por meio de uma atividade realizada no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no site da Instituição.
Yngrid Marcate | Estagiária
Núcleo de Comunicação | Jornalismo UniFOA
Novo método de ensino visa aprimorar competências e habilidades dos futuros engenheiros.
Imagine ingressar na faculdade e começar a vivenciar e praticar o que o profissional de engenharia realiza no seu dia a dia. Essa é a nova proposta dos cursos de Engenharia do UniFOA. A nova metodologia de ensino, intitulada “Engenharia 360º”, pioneira e única no Estado do Rio de Janeiro, desenvolve as competências e habilidades necessárias com os estudantes. Desta forma eles chegam mais preparados ao mercado de trabalho, a partir da criação de projetos práticos no qual, desde o primeiro período, colocam a mão na massa para solucionar problemas reais do mercado.
A Engenharia 360º do UniFOA promove uma graduação de qualidade, garantindo um processo de aprendizagem eficaz, sob a mentoria de professores especialistas na área, além de utilizar as ferramentas tecnológicas mais modernas do mercado. “O engenheiro precisa estar integrado às demandas da sociedade. Nosso objetivo é preparar profissionais habilitados a lidar com as transições que ocorrem no mundo”, explicou o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Max Damas.
A nova metodologia de ensino é dividida em cinco eixos temáticos, e a cada eixo concluído o estudante recebe uma certificação intermediária de atuação, enriquecendo seu currículo e o destacando no mercado.
Área Básica de Ingresso
Na nova engenharia do UniFOA, os ingressantes farão o chamado ciclo básico – que compõe os quatro primeiros semestres – em conjunto, ou seja, aprenderão os fundamentos das engenharias juntos, pois tem muitas disciplinas em comum. A partir do 5º período os estudantes irão para suas respectivas especializações, e se aprofundar nas disciplinas de Engenharia Ambiental, Civil, Elétrica, Mecânica, ou de Produção.
COMO INGRESSAR
O interessado tem até o dia 11/02 para fazer a sua inscrição por meio da redação online ou até 18/02 utilizando a nota do ENEM. Clique aqui para realizar a inscrição.
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