Os ingressantes dos cursos de Engenharia estão participando de um acolhimento especial na retomada das aulas. O evento, que teve início ontem (14) e segue até sexta-feira (18), tem como objetivo apresentar aos calouros o novo método de ensino unificado, a Engenharia 360°.

A programação está repleta de ações que vão introduzir os alunos à nova metodologia. Na segunda-feira (14) eles puderam conhecer um pouco mais sobre o curso, hoje, dia 15, irão realizar uma aula prática. “Vamos ao laboratório do curso para um experimento, relacionado ao projeto que os estudantes irão desenvolver ao longo do semestre, sobre o manejo de resíduos urbanos”, contou o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Bruno Gambarato.

Os eventos acontecem no prédio 18, no campus Olezio Galotti, em Três Poços, de segunda a quinta e também incluem um tour pelas dependências do UniFOA, dicas de estudo e auxílio no uso de ferramentas e plataformas digitais. O último dia do acolhimento será por meio de uma atividade realizada no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no site da Instituição.

 

Yngrid Marcate | Estagiária

Núcleo de Comunicação | Jornalismo UniFOA

Olá calouros e veteranos,

 

O semestre letivo inicia hoje (07) e o UniFOA continua trabalhando constantemente para assegurar aos estudantes um ensino de alta qualidade.

Com o retorno das atividades presenciais, nossa prioridade é a saúde e o bem-estar da comunidade acadêmica, portanto, seguiremos os Protocolos de Biossegurança necessários para a segurança de todos. O uso de máscaras será obrigatório e álcool em gel 70% será disponibilizado nas áreas comuns de circulação.

Acesse a Área Restrita do site com seu login e senha para consultar os horários de aula e calendário de provas.

 

Nos alegramos em ver nossos estudantes de volta às salas de aula. Sejam todos bem-vindos!

 

 

Núcleo de Comunicação | Jornalismo UniFOA

Teve início nesta segunda-feira (01) e segue até dia 11 de fevereiro o Start 2022, evento 100% on line, com acesso pela plataforma Teams, voltado para alunos veteranos e calouros. O Start 2022 tem duração de duas semanas e seu objetivo é potencializar o desenvolvimento profissional dos alunos para o mercado de trabalho e orientá-los quanto às plataformas e ferramentas utilizadas durante as aulas. Ao término de cada live, os participantes recebem um certificado de participação, podendo utilizá-lo para preencher suas horas complementares.

 

A primeira semana, que teve início nesta segunda-feira (01/02) está voltada para os veteranos. A próxima semana é destinada aos calouros. Egressos também podem participar. Ao final, no dia 21, a Instituição fará um acolhimento aos novos estudantes.

 

As palestras abrangem diversas temáticas, muito atuais, como a prática profissional e responsabilidade civil nas redes sociais, marketing digital e vendas e outros assuntos voltados a cursos específicos, além de orientação acadêmica para os novos estudantes. Basta escolher o tema que mais tenha a ver com a sua carreira para aprender a desenvolver novas habilidades, que serão um grande diferencial no mercado de trabalho.

 

Clique aqui para acessar a programação completa e obter mais informações.

 

Yngrid Marcate | Estagiária | Comunicação

 

 

A acadêmica do curso de Educação Física do UniFOA, Laís Vitória está se destacando na canoagem nacional. Em dezembro, a atleta alcançou o título de Campeã Brasileira na modalidade, em um campeonato em Ilhabela, São Paulo. 

Laís iniciou sua carreira no esporte no ano de 2018. Em 2020, ao obter o título de vice-campeã brasileira, foi convocada a participar do Mundial de Canoagem Oceânica, na Espanha, onde conquistou o 10° lugar. Ela já participou de diversos campeonatos que a fizeram subir em pódios e se destacar na área e conta com a parceria de empresas, que a auxiliam nos custos.  

Residente em Angra dos Reis, Laís costuma praticar o esporte nas praias da cidade, duas vezes por dia, em seis dias da semana. “Tem sido muito satisfatório colher os frutos que a canoagem vem me proporcionando, em questões de saúde e realizações pessoais. As experiências são inexplicáveis, toda a dedicação nos treinos e rotina árdua entre ser atleta, estudante e o meu trabalho compensam pela satisfação que sinto em fazer o que amo, mesmo sendo um grande desafio conciliar tudo”. 

O principal objetivo de uma competição na canoagem, praticada no mar, é percorrer um trajeto predefinido no menor tempo possível. Entre as embarcações mais utilizadas, estão o caiaque turismo, caiaque oceânico e o surfsky, feito com fibra de carbono.

 

Yngrid Marcate | Estagiária | Núcleo de Comunicação 

O Clube dos Funcionários, um centro poliesportivo, recreativo e social em Volta Redonda, o maior da região, tem uma grande diversidade de aves. 83 espécies foram identificadas na instituição, entre os meses de janeiro a julho de 2021, pelo egresso do curso de Ciências Biológicas do UniFOA, Clener Castro. A ação surgiu a partir do Trabalho de Conclusão de Curso do aluno.  

Segundo o biologista, o objetivo do trabalho foi avaliar o potencial de observação de aves no clube. “Verifiquei a quantidade de espécies e analisei a infraestrutura do local para a condução de visitas guiadas, voltadas à observação desses animais”. 

As variedades das aves foram classificadas de acordo com os hábitos alimentares, habitat, sensibilidade aos distúrbios antrópicos e o nível de conservação nacional, estadual e global. A pesquisa foi realizada em períodos do verão, outono e inverno.  

Entre as aves catalogadas, algumas fazem parte das espécies que se encontram em risco de extinção no estado do Rio de Janeiro. Uma delas é o Biguatinga (Anhinga anhinga), ave aquática caracterizada pela envergadura das asas que mede cerca de 120 centímetros. 

Além das aves, o clube também abriga outros animais. É possível observar teiús, saguis, capivaras, coelhos e outros vertebrados no local.
 

Yngrid Marcate | Estagiária | Núcleo de Comunicação 

Mais de cem estudantes desenvolveram a cartilha Pode Ser Bonito Nascer no SUS. Um projeto desenvolvido em 2021 na disciplina de Projetos Integrados sob a orientação das professoras Patrícia Rocha do curso de Design, Paula Melo de Nutrição e Paula Chagas de Odontologia. 

O nome da cartilha é baseada na essência do trabalho desenvolvido na maternidade do Hospital São João Batista, a partir do anseio dos médicos: Débora Shalaguti, Arthur Vilela e Mariana Marinho em mudar a realidade do nascimento no SUS, na cidade de Volta Redonda. Tendo como premissa básica a missão de oportunizar a todas as gestantes o tratamento mais humanizado possível durante toda a sua estadia no hospital, visando a busca pela humanização do parto, respeitando a subjetividade de cada mãe e do bebê e olhando atentamente as necessidades emocionais, culturais e espirituais de cada uma.  

Para o doutor Arthur Villela, um dos responsáveis do projeto, a vontade e esperança é de transformar a única maternidade pública da cidade em um centro de acolhimento seguro e respeitoso para todas as usuárias e familiares. “Nosso objetivo é mudar a cultura do nascer, respeitando a fisiologia do parto, o protagonismo da mulher no parir e a Medicina baseada em evidências científicas, para que assim, o HSJB se torne um lugar seguro para as mães ganharem seus bebês”, explicou o médico ginecologista e obstetra. “Tenho certeza que este material será de grande importância e tenho fé que outras e mais parcerias venham por aí”, finalizou. 

Segundo a professora, Paula Melo, do curso de Nutrição, as contribuições são inúmeras. Para os alunos, visto que são levados a trabalhar com estudantes de outros cursos. “Por parte da Nutrição, posso dizer que temos um produto produzido pelos alunos do 2º período para melhor orientação de gestantes portadoras de hipertensão e diabetes, a se alimentarem melhor a fim de obterem uma vida mais saudável durante o processo da gestação”, destacou. 

Segundo a professora do curso de Design, Patrícia Rocha, a disciplina de Projetos Integrados estrutura os conhecimentos adquiridos pelos estudantes durante o desenvolvimento do curso, oferecer vivência prática-profissional mediante aplicação dos conhecimentos em situações reais. “No caso do Hospital São João Batista foi muito gratificante poder ajudar no projeto do Dr. Arthur, tornando o atendimento mais humanizado. Os alunos dos três cursos: Design, Nutrição e Odontologia tiveram a oportunidade de ter um embasamento prático dos conceitos teóricos ministrados em sala de aula em torno de uma atividade única”, concluiu. 

A professora, Paula Chagas do curso de Odontologia frisou que este projeto multidisciplinar serviu para que os cursos pudessem se complementar. “Achei muito interessante a integração dos cursos. Para os alunos é maravilhoso esse contato. Durante o processo de produção pudemos derrubar os mitos que haviam por parte das gestantes com relação as consultas dentárias no período gestacional por meio de informações úteis para que as futuras mamães tomem os cuidados necessários nesse processo”, pontuou. 

Confira aqui a Cartilha: https://sites.www.unifoa.edu.br/downloads/cartilha-Podeserbonitonascernosus.pdf

Jeniffer Marcato – Estagiária do Núcleo de Jornalismo

 

 

Depois de projetar elevadores e máquinas de lavar, neste ano, cerca de 25 estudantes do 7º e 8º período do curso de Engenharia Elétrica do UniFOA, atuaram no desenvolvimento de carros elétricos como atividade prática na disciplina de Máquinas Elétricas e Conversão Eletromecânica. A apresentação final dos projetos ocorreu no início deste mês, na quadra do curso de Educação Física servindo de base para possíveis Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).  

Segundo o professor da disciplina, Hélio Amorim, a cada semestre é passado uma atividade extra para os alunos a fim de compor a segunda nota em caráter prático, onde os estudantes se dividem em grupos, utilizando da própria imaginação, com a liberdade para produzir a solução ideal do projeto. 

Ainda segundo o professor os recursos para a construção dos carros foram próprios. “Existe uma solução muito utilizada atualmente chamada Arduino - Uma placa de prototipagem eletrônica de código aberto. Além de extremamente barato, o Arduino pode ser utilizado em diversas aplicações na engenharia elétrica. Os materiais periféricos, como roda, chassis, foram obtidos de forma aleatória, tanto de carros já usados como projetos/design totalmente idealizado pelos alunos”, pontuou. 

Quanto as obrigatoriedades para o desenvolvimento dos carros, o essencial é que estes fossem capazes de serem controlados à distância, tendo o desempenho necessário para atravessarem todo o espaço da quadra do curso de Educação Física, no campus universitário Olézio Galotti. 

- Sem sombra de dúvidas um trabalho muito interessante para os alunos, principalmente por conta da prática relacionada a programação. Eles saem do mundo teórico e literalmente colocam a mão na massa através da implementação - finalizou o professor Hélio. 

A estudante Katiely Ribeiro relacionou o processo de produção um grande desafio. "Foi uma experiência incrível principalmente quanto a diversidade de ideias e a troca de conhecimento com os colegas, que nos trouxe grandes aprendizados. A maior dificuldade foi a estruturado carrinho e decidir de que forma ele seria programado", contou.

Jeniffer Marcato - Estagiária 

Núcleo de Jornalismo

 

O aluno Gustavo Assis, do curso de Enfermagem do UniFOA obteve ótimos resultados em duas grandes universidades do Brasil. Ele foi aprovado para residência da UERJ - Universidade Estadual do Rio de Janeiro e alcançou ótima colocação na USP - Universidade de São Paulo.  

Em novembro, Gustavo prestou prova para residência na UERJ e ficou em décimo segundo lugar.  Já para a USP, conseguiu avançar algumas etapas, porém não foi classificado para as finais.  

“Tudo bem, eu comecei a estudar este ano, trabalho de noite... Tenho uma rotina bem agitada, mesmo assim consegui notas altas nas provas e aprovação em uma delas, que é a UERJ”, comemorou. 

Gustavo teve a sexta maior nota na USP, na prova objetiva, na qual se classificou para a dissertativa. Mas ainda assim, não conseguiu notas para ser selecionado nas vagas de classificação posteriores. 

Durante três dias, alunos do curso técnico de Enfermagem e Radiologia do ITEC – Instituto Tecnológico de Capacitação estiverem no programa “Aprender na Prática” para conhecer um pouco mais sobre os estudos do curso de Ciências Biológicas. Os jovens puderam assistir aulas práticas com vários professores do UniFOA. 

Na última aula, ministrada pela professora de Enfermagem do UniFOA, Eliane Setta os alunos estiveram no laboratório de Anatomia e Fisiologia. “A visita dos alunos foi muito enriquecedora, tenho certeza que pudemos acrescentar o conhecimento deles. A dinâmica foi excelente com a parte prática”. 

Para participante do projeto, estudante técnica de Enfermagem, Franciele Souza, essa é uma oportunidade que estavam necessitando. “Por conta da pandemia, os estudos atrasaram um pouco. Nós estamos tendo a experiência que precisávamos”. 

A turma do ITEC foi dividida em três grupos de 40 alunos nos três dias, onde cada grupo participou um dia da atividade prática ministrada por professores do UniFOA. O projeto envolve escolas de todos os segmentos que queiram conhecer na prática o estudo aplicado em sala de aula. É a primeira vez que acontece e para 2022, a proposta é de receber mais instituições interessadas em conhecer na prática os estudos da faculdade. 

Cerca de 30 egressos da 8ª turma do curso de Engenharia Civil – na época ainda Escola de Engenharia de Volta Redonda (EEVR) - formados no ano de 1981 reuniram-se no Auditório Willian Monachesi no campus Olezio Galotti, em Três Poços para celebrar os 40 anos de existência do curso.  

A abertura da cerimônia foi realizada pela responsável do setor de Relações Públicas do UniFOA, Maria Amélia Silva que, juntamente com os convidados, entoaram o hino nacional brasileiro. Amélia apresentou aos convidados o vídeo que marcou os 50 anos da FOA, bem como a demonstração da atual estrutura da Instituição, além da entrega de certificados e da carteirinha de egressos que permite acesso ao campus.  

Segundo o professor do curso de Engenharia Civil, José Rodrigues (Zito), a falta de tempo costuma dificultar um pouco esses encontros. “A cada cinco anos nos encontramos para celebrar o período em que estivemos juntos. Temos aqui pessoas de várias partes do Brasil e do mundo. Após a formação, cada um construiu a sua própria história e momentos assim são únicos para nós”, comemorou. 

Marcos Paulo que ingressou no curso em 1977, aproveitou para fazer agradecimentos, além de presentear a Instituição com seu livro. “Tomamos a iniciativa de sempre nos reunir a partir dos 30 anos de formados, e com o advento da pandemia considero que esse momento se tornou ainda mais importante, visto que tivemos amigos que perderam suas vidas pela Covid-19", lamentou o engenheiro, que atualmente trabalha em Belo Horizonte. 

 

Jeniffer Marcato | Estagiária | Núcleo de Comunicação 

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