Inscritos no XV Colóquio Técnico-Científico do UniFOA, estudantes do ensino médio, profissionais e pesquisadores de todo o país apresentaram projetos inovadores de pesquisa técnico-científica. O evento aconteceu nos dias 29 e 30 e contou com palestras, minicursos e oficinas em diversas áreas de conhecimento.
Cinco trabalhos foram premiados, sendo estes: Assédio sexual no esporte – uma realidade para muitos atletas de alta performance; Desenvolvimento do sistema automatizado utilizando o processo de soldagem MIG para realização de brasagem; Interceptação de anomalias dentárias em crianças com síndrome de down: relato de caso; Embriogame: sistema cardiovascular e serius games no processo de ensino aprendizagem e o quinto trabalho, Entrevista familiar assertiva para captação de órgãos e tecidos: site como lócus de formação profissional.
A abertura da palestra foi com o professor Dr. Sérgio A. S. Camargo Jr. (COPPE/UFRJ). Este ano o tema foi Ciência, tecnologia e inovação no Brasil: situação atual e perspectivas, que abordou a transdisciplinaridade entre a ciência, a tecnologia e a inovação.
Os trabalhos foram submetidos seguindo as normas estabelecidas pela Comissão Organizadora do evento e avaliados pelo Comitê Científico, que indicou o modelo de apresentação do trabalho. As apresentações, realizadas por meio da plataforma Microsoft Teams, abrangeram as áreas de Ciências Biológicas; da Saúde e de Exatas; Engenharias e Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Educação, Ensino e Aprendizagem; Medicina e Produtos e Inovação.
No segundo dia, o acervo virtual da carreira acadêmica brasileira foi a discussão inicial.
O Colóquio é um encontro científico realizado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do UniFOA, que visa promover uma troca de ideias e conhecimentos entre os participantes e discursadores, além de estimular e divulgar a pesquisa científica da instituição e da região Sul-fluminense e compartilhar ideias e conhecimento entre os participantes do evento.
“Neste ano recebemos o trabalho do aluno Matheus Torres, do ensino médio. O Colóquio é uma oportunidade muito interessante para que os estudantes tenham os primeiros contatos com a atividade científica, os laboratórios e com o ambiente universitário, colocando em prática tudo o que aprendem no colégio”, contou o professor de Engenharias e orientador de pesquisa do UniFOA, Emanuel Santos, idealizador de um protótipo de robô-submarino para aplicações oceanográficas junto ao estudante. Matheus é um dos contemplados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Ensino Médio (PIBIC-EM) pelo UniFOA, que, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), distribui bolsas de pesquisa a estudantes do ensino médio da rede pública de ensino.
Por Yngrid Marcate - Estagiária da Comunicação
Inscritos no XV Colóquio Técnico-Científico do UniFOA, estudantes do ensino médio, profissionais e pesquisadores de todo o país irão apresentar projetos inovadores de pesquisa técnico-científica. O evento acontece nos dias 29 e 30 e contará com palestras, minicursos e oficinas em diversas áreas de conhecimento.
A palestra de abertura acontece às 19h15 com o professor Dr. Sérgio A. S. Camargo Jr. (COPPE/UFRJ). O tema é Ciência, tecnologia e inovação no Brasil: situação atual e perspectivas, que abordará a transdiciplinaridade entre a ciência, a tecnologia e a inovação. Será um momento importante de reflexão sobre o papel e o impacto de cada tema na sociedade atual e as perspectivas para o mundo Pós-industrial no país. Qual a importância da Pesquisa nesse contexto?
Estudantes, profissionais e pesquisadores vinculados a qualquer Instituição de Ensino ou Pesquisa tiveram seus trabalhos submetidos, de acordo com as normas estabelecidas pela Comissão Organizadora do evento. Os trabalhos foram avaliados pelo Comitê Científico, que indicou o modelo de apresentação do trabalho: oral ou e-poster.
No segundo dia, o acervo virtual da carreira acadêmica brasileira será a discussão inicial.
O Colóquio é um encontro científico realizado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do UniFOA, que visa promover uma troca de ideias e conhecimentos entre os participantes e discursadores, além de estimular e divulgar a pesquisa científica da instituição e da região Sul-fluminense, além de compartilhar ideias e conhecimento entre os participantes do evento.
“Neste ano recebemos o trabalho do aluno Matheus Torres, do ensino médio. O Colóquio é uma oportunidade muito interessante para que os estudantes do Ensino Médio tenham os primeiros contatos com a atividade científica, os laboratórios e com o ambiente universitário, colocando em prática tudo o que aprendem no colégio”, contou o professor de Engenharia e orientador de pesquisa do UniFOA, Emanuel Santos, idealizador de um protótipo de robô-submarino para aplicações oceanográficas junto ao estudante. Matheus é um dos contemplados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Ensino Médio (PIBIC-EM) pelo UniFOA, que, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), distribui bolsas de pesquisa a estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino.
As apresentações serão realizadas por meio da plataforma Microsoft Teams, oralmente e via e-poster. As pesquisam abrangem as áreas de Ciências Biológicas; da Saúde e de Exatas, Engenharias e Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Educação, Ensino e Aprendizagem, Medicina, Produtos e Inovação. Acesse link com a programação completa aqui.
Por Yngrid Marcate - Estagiária da Comunicação
A Semana Acadêmica do Design começou nesta segunda-feira (25), no campus Olézio Galotti com cronogramas de palestras, workshops e oficinas para os alunos do curso, que teve cerca de 100 inscritos só no primeiro dia. Nesta quinta (29) o palestrante convidado Gilberto Strunck irá falar sobre o tema: "X" Design - A década da experiência.
Strunck é formado em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI); em engenharia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e é Mestre em Sistemas de Comunicação pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Também é ex-Professor de Design da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Strunck foi o primeiro Presidente no Brasil do Point-of-Purchase Advertising Internacional (POPAI). Ele realizou inúmeros projetos para empresas como Coca-Cola, Vale, Santander, L’Oréal e Petrobras, entre outras. Além disso, ele também é autor de obras literárias como Identidade Visual, a Direção do Olhar. Seus trabalhos foram publicados em livros, revistas e sites especializados no Brasil, na Suíça, no Japão, na Polônia, na Inglaterra e nos Estados Unidos, e vários projetos premiados.
Strunck diz que é muito importante a troca de experiência entre alunos e professores, pois essa relação abre espaço para reflexões e aprendizado com essa interação. Ele completa dizendo, “que esse espaço faz com que os futuros profissionais da área possam ser mais colaborativos para a sociedade, estimulando a vontade de aprender e consequentemente se realizando profissionalmente”.

Por Ana Bonifácio - Estagiária da Comunicação.
A edição 2.1 do Pocket Live trouxe conteúdos exclusivos para os estudantes que participaram do evento. Foram mais de 60 escolas em 12 municípios da região Sul Fluminense. Além de conhecerem o ambiente universitário, o UniFOA levou aos telespectadores dicas de redação, orientação financeira e profissional. Todo o evento foi gratuito e aberto ao público da região.
O Pocket foi destinado a estudantes do ensino médio, técnico e profissionalizante, além de cursos pré-vestibulares. Nesta edição de 2021, os estudantes ainda podem participar de um concurso fotográfico, que está marcado pra 06 de dezembro e os cinco vencedores ganharão brindes exclusivos. As inscrições do concurso vão até o dia 06 de dezembro no site.

Segundo o professor Edson Ribeiro, participante do quadro ‘Orientação Profissional’, o UniFOA Pocket Live foi uma oportunidade de aprendizado e, principalmente, uma chance de pensar sobre o futuro. “É importante entendermos que todo o conhecimento agrega valor para a vida. O evento elaborado pela instituição levou várias informações sobre assuntos relevantes. Por meio da live, os estudantes solidificaram a consciência do passo a dar no futuro”, pontuou Edson.
A preparação para o evento começou em 2020. Foram mais de 15 pessoas trabalhando diretamente no planejamento e estruturação do Pocket. “Estamos contentes com o resultado do UniFOA Pocket Live, pois a equipe se dedicou ao máximo durante um ano de preparação. Realizamos um evento com estrutura e conteúdo de qualidade. Sem dúvidas, a live contribuiu para a escolha profissional dos estudantes”, disse Lara Pinheiro, responsável pelo evento.
Sempre participante do UniFOA Pocket Live, o Colégio Instituto Batista Americano, de Volta Redonda, por meio da coordenadora Pedagógica Jucymara Soares de Amorim Carneiro e a Psicóloga escolar, Receba Viana explicaram que o evento contribuiu para a escolha profissional dos estudantes. “A realização do Pocket permitiu, por meio do diálogo, uma breve experimentação de algumas profissões possíveis a partir do conhecimento da formação acadêmica e estrutura universitária. Consideramos a iniciativa válida e corrobora com o Projeto de Orientação Profissional que é desenvolvido na escola”.
Além da live, os primeiros mil inscritos que participaram do Pocket Live ganharam um brinde exclusivo. A live na íntegra está disponível no YouTube do UniFOA

Visita Orientada
Na sexta-feira, 22 de outubro, as estudantes Ana Flávia Brandão e Elizabeth Archanjo, realizaram uma Visita Orientada na área de saúde do campus Olezio Galotti, em Três Poços. Participantes do UniFOA Pocket Live, as alunas decidiram conheceram a infraestrutura da instituição. Durante a visita, elas acompanharam os laboratórios dos cursos de Medicina e Odontologia.
“Precisamos buscar boas informações para que possamos realizar boas escolhas. Depois da live, fiz algumas anotações com os assuntos do evento e marquei a ‘Visita Orientada’ para ter uma ideia melhor da infraestrutura do UniFOA. Além disso, visitei o site da instituição para conhecer a grade do curso que tenho interesse, no caso, Odontologia. Gostei muito dos conteúdos apresentados”, disse Ana Flávia Brandão.


Realize sua Visita Orientada no UniFOA
A Visita Orientada acontece de segunda a sexta-feira nos horários de 9h até 11 horas e de 13h até às 16 horas. Você pode agendar sua visita pelo telefone (24) 3340-8400 ou pelo WhatsApp (24) 3340-8445.
A Semana Acadêmica do Design é um evento que acontece todos os anos, onde vários profissionais da área, como gráfico, digital, produto, moda, games, interiores apresentam aos estudantes como funciona a parte prática do mercado de trabalho. O evento acontecerá entre os dias 25 e 29 de outubro e contará com workshops on-line diariamente de 17h às 18h400. As palestras serão às 19h de segunda a quinta.
Leonardo Castilho estudante do 6º período reforça a importância da Semana Acadêmica do Design. “Estaremos em contato com as pessoas que já estão atuando no mercado e tendo a oportunidade de ver como eles realmente atuam na indústria”, declarou Leonardo.
A acadêmica Larissa Martins relata a experiência de participar do evento. “Desde a primeira vez que participei fiquei encantada com as pautas das palestras, eles abordam temas muito interessantes e me lembro de uma palestra em que o palestrante nos mostrou como é estar no mercado de trabalho, nos colocando na realidade de ser Design na correria do dia-a-dia”, pontuou Larissa.
“A Semana é importante porque é o momento em que os alunos têm acesso a novos conhecimentos em áreas diferenciadas do curso, não somente o conteúdo dado pelo professor, mas a profissionais renomados na área e atuantes no mercado, gerando uma oportunidade para os alunos ampliarem o campo de visão profissional”, finalizou a Coordenadora do curso de Design, Aline Botelho.
Confira a programação completa aqui
Por Ana Bonifácio - Estagiária da Comunicação.
O UniFOA realizou, na última terça-feira (19), a abertura do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Ensino Médio (PIBIC-EM) de 2021-2022, no campus Olezio Galotti, em Três Poços, a fim de reunir os envolvidos no projeto.
O PIBIC-EM é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e distribui bolsas de Iniciação Científica para estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino com o propósito de identificar e formar estudantes com vocação para pesquisa científica. Para os docentes selecionados como orientadores, o UniFOA concede as bolsas de pesquisa. O edital é aberto anualmente no site da instituição, a única da região sul-fluminense a conceder as bolsas do CNPq aos estudantes.
Entre os colégios participantes dos projetos de 2021-2022 estão o CIEP 291 Dom Martinho Schlude, Colégio Estadual Célio Barbosa Anchite e o Colégio Estadual Rio Grande do Norte. Cinco estudantes e quatro docentes foram contemplados com a bolsa, sendo os estudantes: Ana Luiza Cardoso, Bruna Machado de Lima, Maria Clara de Oliveira, Maria Eduarda de Souza e Raniel da Silva. Os orientadores selecionados foram: Ana Carolina Dornelas, Bruno Gambarato, Janaína de Oliveira e Sandro Corrêa.
Segundo a Reitora do UniFOA, Úrsula Fraga, “o projeto aproxima os estudantes da realidade, junto ao ensino superior. A pesquisa é a devolução daquilo que produzimos de conhecimento para a sociedade. É uma articulação muito interessante, tanto para o UniFOA quanto para as escolas. Uma parceria em prol do crescimento e da evolução dos estudantes”, disse Úrsula.

Em depoimento, o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Bruno Gambarato relatou: “A vantagem da Iniciação Científica para os estudantes é o contato, desde cedo, com a pesquisa, ciência e inovação. Isso faz com que eles desenvolvam novas competências”, contou Bruno.
Para o Diretor Geral do CIEP 291 Dom Martinho Schlude, Luciano Marins, o PIBIC-EM contribui na escolha de carreira dos estudantes, encurtando o caminho à universidade e levando a ciência para a comunidade. “A escola fica em um município pequeno, então o que pudermos absorver de conhecimento e pesquisa tem grande importância para a comunidade”, declarou o diretor.
A estudante do Ensino Médio, Maria Eduarda de Souza está participando, pelo segundo ano do PIBIC-EM e atualmente colabora na pesquisa que visa diagnosticar a cegueira botânica entre discentes e docentes de uma escola pública do Ensino Médio, no município de Pinheiral. “Estou aprendendo muitas coisas novas. O estudo da cegueira botânica não é muito presente na rede pública de ensino, então está sendo uma experiência bem instrutiva”, disse a estudante. “É muito gratificante ver a minha filha tendo essa oportunidade de, ainda no Ensino Médio, fazer parte de projetos científicos. Isso está fazendo com que ela queira adquirir cada vez mais conhecimento”, acrescentou a mãe de Maria Eduarda, Vanessa Souza.
Por Yngrid Marcate - Estagiária da Comunicação.
Em um cenário corporativo cada vez mais competitivo, a escolha profissional tem sido um grande desafio para os adolescentes. Pensando nisso, o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) realizou, na manhã da última quinta-feira (14), a segunda edição do “Partiu UniFOA”, em parceria com o Centro Educacional Jardim Amália (CEJA), a fim de apresentar cursos da instituição a estudantes do Ensino Médio e esclarecer quaisquer dúvidas sobre a área acadêmica, contribuindo com a escolha de carreira. O evento aconteceu no auditório William Monachesi, no campus Olezio Galotti, em Três Poços, às 8h e foi transmitido no canal do Youtube do UniFOA, exclusivamente para os alunos que não puderam estar presentes.
Seguindo o Protocolo de Biossegurança contra o novo coronavírus, durante o evento, professores do UniFOA orientaram os estudantes sobre os cursos selecionados. Os professores de Jornalismo, Edson dos Santos; de Design, Moacyr Ennes; de Engenharias, Rogério Martins e de Sistemas de Informação, Aurélio Moraes foram os palestrantes.
Para a coordenadora do CEJA, Soraya Pereira, o evento é importante porque proporciona aos estudantes o direcionamento de carreira. “O Partiu UniFOA aborda a importância das profissões. Há estudantes que têm interesse por uma profissão, mas desconhecem a carga e as matérias. O evento ajuda a norteá-los”, disse Soraya.
A estudante do Ensino Médio, Maria Clara esteve presente no evento e futuramente pretende ingressar no curso de Jornalismo do UniFOA. “Sempre gostei muito de televisão e tudo relacionado à mídia, então ter tirado minhas dúvidas sobre o curso de Jornalismo talvez tenha ampliado o meu interesse pela profissão. Grande parte da minha família estudou no UniFOA, tenho um vínculo com a instituição”, disse a estudante.
Em depoimento, o professor de Jornalismo, Edson dos Santos alega que toda escolha parte de sentimentos: “O sentimento que tem que norteá-los é o de curiosidade, de querer buscar mais conhecimento e isso o Partiu UniFOA está oferecendo a eles”.
O Partiu UniFOA é aberto a todas as escolas da região, do estado do Rio de Janeiro e de outros estados. Para se inscreverem, basta entrar em contato com o UniFOA pelo telefone: (24) 3340-8400.
Por Yngrid Marcate - Estagiária da Comunicação.
A criatividade é a competência aplicada em diversos segmentos profissionais. Por meio dela, podemos potencializar os processos de criação e inovação. A característica da criatividade pode ser entendida também como uma ponte entre o pensamento abstrato e o tocável.
Pensando em promover a integração e a aplicação de metodologias ativas, o curso de Design preparou uma oficina de criatividade para 15 estudantes do 1º e 2º períodos. A ação aconteceu no Campus Olezio Galotti, Três Poços, no auditório da Biblioteca.

A oficina foi ministrada pelo professor do curso, Moacyr Ennes. De acordo com o docente, o objetivo da ação foi trabalhar a criatividade dos estudantes, tendo como base, a função do Designer: criar soluções para as adversidades.
- “Expusemos um problema para os acadêmicos: criar uma estrutura com o material disponibilizado (macarrão e bala jujuba). O projeto precisaria ter, em média, um metro de altura, devendo ser autoportante (Elementos construtivos que se suportam de forma independente, dispensando o auxílio de outras estruturas) ”, explicou o professor.
Ainda de acordo com o professor, “a criatividade é como andar de bicicleta, quanto mais praticamos, melhor desenvolvemos a ação. Essa característica é necessária para todos, principalmente para os profissionais da comunicação”, revelou Moacyr.
Além da oficina, os estudantes conheceram o campus, os professores e a estrutura dos laboratórios. Devido ao período de isolamento social e as medidas restritivas, não foi possível conhecer a infraestrutura, mas com o avanço da vacinação e a liberação das atividades presenciais, respeitados os protocolos de biossegurança, os acadêmicos tiveram a oportunidade de visitar o UniFOA.
“O pedido para visitar a instituição e o curso foi dos próprios estudantes. Com a visita, decidimos proporcionar uma oficina de criatividade para estimular a interação e o trabalho em equipe”, destacou a coordenadora do Curso de Design, professora Aline Botelho.
Por Matheus Freitas - Comunicação UniFOA
Dando continuidade ao processo de treinamento dos funcionários da FOA, a Divisão de Recursos Humanos, promoveu a palestra sobre “Comunicação Empresarial”, ministrada pelos professores Douglas Gonçalves e Angélica Arieira. O evento aconteceu na última quarta-feira, 14 de julho, no auditório William Monachesi, no Campus Olezio Galotti, Três Poços.

A Comunicação Empresarial é um instrumento que envolve ações, estratégias, processos e esforços utilizados para promover a interação/integração entre os atores internos e externos de uma empresa. Na palestra, os professores abordaram temas como: fluxos de comunicação, formas de comunicação (interna e externas), canais de comunicação da instituição e ferramentas de comunicação.
Seguindo todos os protocolos de saúde recomendados pelo Ministério da Saúde, mais de 50 funcionários participaram da palestra em dois horários: 10 horas e 14 horas.
De acordo com a professora Angélica Arieira, coordenadora do Curso de Jornalismo, a proposta da palestra foi apresentar aos funcionários a importância da comunicação empresarial. “É preciso pensar em comunicação como uma ferramenta estratégica de manutenção nas empresas. As informações apresentadas para a comunidade são condicionantes para a continuidade dos processos da instituição”, disse Angélica.

O coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda, Douglas Gonçalves, revelou que uma comunicação eficiente impede erros nas informações internas e externas das empresas. “A partir do momento que os funcionários conhecem o fluxo comunicacional da empresa, as informações são potencializadas. O colaborador faz parte de todo o processo comunicacional da organização. Dessa forma, o procedimento contribui com o bem-estar do clima organizacional”, pontou Douglas.

O próximo treinamento acontecerá na quarta-feira, 21 de julho, no Auditório William Monachesi. O tema será: “As Novas Tecnologia da Comunicação no Ambiente de Trabalho”, com a apresentação do professor Alexis Aragão. Os funcionários poderão acompanhar a palestra em dois horas: 10 horas ou 14 horas.
Por Matheus Freitas - Comunicação UniFOA
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