O curso de Publicidade e Propaganda e a Escola de Comunicação do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) marcou presença com 19 estudantes no FEST’UP 2024, o maior evento publicitário do Brasil. Organizada  pela APP Brasil e apoiado por grandes meios de comunicação do Brasil, como a Rede Globo e o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), a programação abordou a temática “Conexões Criativas: Da Inspiração ao Resultado”, com mais de 10 horas de atividades transformadoras para o aprendizado de todo o público, como palestras, workshops, mentorias e apresentações.

Realizado em São Paulo (SP), no último sábado (14), o FEST’UP reuniu mais de 50 influentes líderes do âmbito publicitário para um dia de imersão em um ambiente inspirador e repleto de aprendizado colaborativo. Ao longo do evento, os acadêmicos do UniFOA descobriram as últimas tendências e inovações do setor, expandiram sua rede de contatos e impulsionaram suas graduações a novos patamares, sendo uma oportunidade perfeita para se conectarem com os principais nomes da comunicação e se destacar em um mercado em constante evolução.

As atividades foram únicas para muitos estudantes, como também para o coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, Douglas Gonçalves. Segundo ele, foi um grande prazer, como professor, desfrutar de todo o evento, principalmente por ter ajudado a orientar os alunos durante o FEST’UP:

“Foi uma experiência incrível, até porque acompanhamos alguns lançamentos de grandes empresas no evento, como o aplicativo SBT+. O interessante é que os alunos participaram de diversas atividades, palestras e workshops durante 10 horas consecutivas, durante a manhã, a tarde e à noite, mas não ficaram cansados. Muito pelo contrário, acredito que todos desfrutaram o máximo possível dessa grande vivência”, declarou o coordenador.

A participação nesse evento reforça o compromisso do Centro Universitário em preparar os estudantes para os desafios do mercado, ao proporcionar experiências que complementam suas formações acadêmicas com a prática e o conhecimento de ponta. O Fest'UP se mostrou como uma oportunidade imperdível para os discentes ampliarem seus horizontes, se inspirarem e se prepararem para se destacarem na área da comunicação:

“Na minha opinião o Fest’UP ampliou incrivelmente a minha perspectiva. Só de saber que temos nomes influentes na área que passaram pelo mesmo que eu estou passando agora e estão onde estão, isso me enche de vigor e determinação. O impacto do evento foi muito positivo para mim, pois após essa experiência eu pude finalmente achar um tema para o meu TCC e também um projeto que quero muito realizar”, afirmou Maria Eduarda Souza, do 5º período de Publicidade e Propaganda, se sentindo inspirada pelo FEST’UP para futuros projetos acadêmicos.

Estudantes do 1º período do curso de Direito do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) participaram de uma atividade prática inovadora na última terça-feira (17), que envolveu a gravação de podcasts sobre Golpes Virtuais. A atividade ocorreu nos Estúdios FOA e foi parte de uma proposta interdisciplinar, integrando as disciplinas Prática da Comunicação e Metodologia Científica, ministrada pela professora Rebeca Baltazar, e Juizado Especial Aplicado ao Direito do Consumidor, da professora Daniele do Amaral.

De acordo com a professora Rebeca Baltazar, responsável pelo acompanhamento dos alunos, a iniciativa surgiu da necessidade de desenvolver as habilidades de comunicação dos futuros advogados, alinhando-as às demandas contemporâneas do mercado, que envolve, cada vez mais, a produção de conteúdo audiovisual.

Além disso, Rebeca destacou a importância de trabalhar com os alunos os diferentes tipos de comunicação, adequando-os aos variados contextos profissionais do Direito. "Durante as aulas, discutimos a comunicação verbal e não verbal, e a importância de adaptar a linguagem ao meio. Por exemplo, a forma como um advogado se comunica com um cliente é muito diferente da forma como ele se apresenta diante de um juiz ou elabora uma peça processual. Precisamos desenvolver essas competências ao longo da graduação", completou a professora.

Experiência Apropriada e Atual

Os alunos também expressaram sua satisfação com a atividade. Anthoniel Pereira, destacou a relevância da experiência: "Achei a proposta do podcast extremamente inovadora e relevante. A iniciativa de utilizar essa plataforma para discutir temas jurídicos contemporâneos e compartilhar conhecimentos é uma excelente forma de complementar o aprendizado teórico com debates práticos e dinâmicos."

Ele também elogiou o processo de gravação, desde o planejamento até a execução: "Todo o processo foi conduzido de maneira profissional e organizada. A equipe de produção foi muito acolhedora e prestativa, o que facilitou a adaptação ao formato do podcast. A interação com os colegas e a professora durante a gravação permitiu a troca de ideias e a construção de um diálogo construtivo."

Anthoniel ainda reforçou a importância da iniciativa para a formação acadêmica: "Acredito que essa experiência tem grande potencial para continuar contribuindo para a formação dos alunos de Direito, promovendo o debate e a reflexão sobre temas importantes da área jurídica."

Projeto Integrado

A gravação dos podcasts também faz parte do Projeto Integrado “Consumidor Consciente” deste semestre, que tem como uma das temáticas os Golpes Digitais. O material produzido será utilizado na elaboração de uma cartilha sobre o assunto, e os ouvintes poderão acessar os episódios por meio de um QR Code.

Essa ação interdisciplinar reforça o compromisso do UniFOA em proporcionar aos seus estudantes uma formação que une teoria e prática, preparando-os para os desafios da carreira jurídica em um mundo cada vez mais digital.

[elementor-template id="11211"]

Uma comissão composta pela reitora do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), professora Ivanete Oliveira, e pelos pró-reitores Bruno Gambarato (Acadêmico) e Washington Lemos (Planejamento e Desenvolvimento), além do professor responsável pelo We Future, Rafael Lima, visitou essa semana o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) com o objetivo de estabelecer uma nova parceria estratégica. A colaboração entre as duas instituições promete impulsionar a inovação e a pesquisa no UniFOA, criando novas oportunidades para estudantes e docentes.

A visita teve como foco o conhecimento das operações do Centro de Tecnologia da Mauá, que é referência no desenvolvimento de novos materiais e soluções tecnológicas aplicadas à saúde, especialmente na área de próteses e implantes. Segundo Washington Lemos, pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, "um dos principais objetivos é integrar os cursos de Medicina e Engenharia do UniFOA com os laboratórios e FAB Labs da Mauá, para formar grupos de estudo e desenvolvimento de soluções inovadoras." Ele destacou que a sinergia entre essas áreas pode gerar projetos de grande impacto social, sobretudo no desenvolvimento de materiais para a saúde humana. 

Bruno Gambarato, pró-reitor Acadêmico, reforçou o valor da parceria ao destacar o potencial que o Instituto Mauá de Tecnologia traz para a comunidade acadêmica do UniFOA: "Com essa colaboração, nossos alunos terão acesso a projetos de inovação em parceria com mais de 260 empresas de renome, incluindo organizações como a NASA. Isso permitirá que nossos estudantes entrem em contato com tecnologias de ponta, ampliando suas competências e preparando-os para um mercado de trabalho cada vez mais exigente."

Além disso, a parceria permitirá que os alunos do UniFOA participem de projetos com acesso a recursos mais robustos, fomentos de grandes empresas e infraestrutura de ponta, consolidando ainda mais a formação prática e científica dos estudantes, que terão a oportunidade de desenvolver competências que vão além da sala de aula, preparando-os para um mundo do trabalho cada vez mais exigente e competitivo. 

A reitora, professora Ivanete Oliveira expressou seu entusiasmo com a nova aliança: "Essa parceria é um marco no compromisso do UniFOA com a inovação e o protagonismo de nossos alunos. Estamos ampliando horizontes, criando mais oportunidades para nossos estudantes desenvolverem competências tecnológicas e científicas que os prepararão para o futuro. A colaboração com o Instituto Mauá de Tecnologia é um grande passo nessa direção, e estamos animados com os frutos que essa união trará." 

A iniciativa não só fortalece o relacionamento entre o UniFOA e o IMT, mas também abre portas para futuros projetos acadêmicos e científicos, reafirmando o compromisso de ambas as instituições com a excelência educacional e a formação de profissionais capazes de transformar a sociedade com soluções sustentáveis e inovadoras. 

Próximos Passos 

A parceria prevê, além do desenvolvimento de novas tecnologias e soluções, o fortalecimento do intercâmbio de conhecimento por meio de eventos, oficinas e projetos colaborativos, integrando diferentes áreas de estudo e potencializando a formação dos estudantes. A colaboração entre UniFOA e IMT promete ser um ponto de partida para a criação de um ambiente ainda mais dinâmico e inovador, beneficiando a comunidade acadêmica e a sociedade como um todo. 

[elementor-template id="11211"]

Os alunos do 2º período do curso de Direito do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) tiveram a oportunidade de participar de um júri simulado, uma atividade que proporcionou uma experiência prática enriquecedora e envolvente. A atividade, que faz parte do currículo acadêmico, teve como principal objetivo preparar os futuros advogados para os desafios do mundo jurídico, permitindo que vivenciassem a dinâmica de um tribunal de forma realista. Sob a orientação da professora Maria Amélia, os estudantes assumiram papéis de promotores, advogados de defesa, juízes e jurados. 

O cenário do júri simulado foi baseado em um casos vinculados a Lei Maria da Pena e à segurança pública, desafiando os alunos a analisar evidências, interrogar testemunhas e apresentar argumentos convincentes para o júri. Tanto a acusação quanto a defesa trabalharam intensamente para construir seus casos, demonstrando habilidades de argumentação, pensamento crítico e raciocínio jurídico. 

A professora Maria Amália, responsável pela atividade, destacou a importância da experiência para o desenvolvimento dos alunos. "O júri simulado propiciou a prática da oratória, que é um dos objetivos da disciplina de Retórica e Argumentação Jurídica. Além disso, possibilitou o uso da argumentação jurídica em casos específicos, como os vinculados à Lei Maria da Penha e à segurança pública. As habilidades da arte de falar bem foram trabalhadas com muito empenho, proporcionando aos alunos uma verdadeira ambientação jurídica." 

Para muitos estudantes, a atividade foi uma experiência transformadora, como comentou Márcio Vinícius Coelho, aluno do 2º período: "O júri simulado é uma das melhores oportunidades de aplicar a teoria que aprendemos em sala de aula na prática. Poder defender um cliente em um ambiente interativo, junto aos colegas, nos dá uma noção clara de como será nossa atuação profissional após formados." 

Márcio também destacou as lições aprendidas durante o exercício: "A principal lição que tirei foi a importância da consistência. Manter uma defesa sólida ao longo de todo o júri, sem abrir brechas para que a outra parte tire proveito, é um dos maiores desafios, mas também uma das lições mais valiosas." 

O júri simulado não só capacita os alunos para a prática jurídica, mas também contribui para o desenvolvimento de habilidades essenciais como trabalho em equipe, comunicação eficaz e a resolução de problemas complexos. Essas competências são fundamentais para o sucesso na carreira jurídica e em muitas outras áreas profissionais. 

O evento foi considerado um sucesso, reforçando a relevância de atividades práticas no processo de formação dos estudantes de Direito. O UniFOA segue comprometido em oferecer uma educação de excelência, preparando seus alunos para se tornarem profissionais éticos, competentes e preparados para os desafios do mercado. 

[elementor-template id="11211"]

A educação inclusiva promove a diversidade, combate a exclusão e contribui para uma sociedade caracterizada pela equidade, onde cada indivíduo pode atingir seu pleno potencial. Além disso, políticas inclusivas fortalecem o sistema educacional, preparando-o para lidar com diferentes desafios e necessidades, promovendo uma cultura de respeito e empatia desde a ensino básico.

Em busca de fomentar essa perspectiva, o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) recebeu, ao longo da manhã desta sexta-feira (13), o 1º Encontro de Educação Inclusiva de Escolas Públicas do Sul do Estado do Rio de Janeiro, um marco para a comunidade acadêmica da região.

Com a temática “Por Uma Educação Inclusiva”, o evento foi fruto da parceria entre UniFOA, Fundação Oswaldo Aranha (FOA), Agência de Desenvolvimento Regional Sul Fluminense (ADR) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), sendo organizado para debater a promoção de práticas e estratégias voltadas para a inclusão de estudantes com deficiências, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e altas habilidades/superdotação desde a educação básica. O evento, realizado no Auditório William Monachesi, reuniu mais de 350 pessoas, gestores e especialistas do âmbito educacional de todos os municípios da região Sul Fluminense, motivados por expandir os cenários da educação infantil, ensino fundamental e médio.

A presença e participação ativa de diversos educadores no evento simboliza a grandeza do encontro, elaborado a fim de impulsionar o desenvolvimento e aprimoramento de práticas pedagógicas inovadoras para potencializar a aprendizagem desse grupo de alunos, sobretudo por meio estratégias de avaliação multidisciplinar e atividades inclusivas que atendam à diversidade dos estudantes:

“O mais importante desse encontro aqui hoje é que não estamos reunidos apenas para uma palestra ou um debate entre educadores e gestores. Esse encontro marca uma participação ativa de todos esses profissionais para potencializarmos, todos juntos, novas diretrizes que irão conduzir todos os municípios do Sul do Estado para o campo da educação inclusiva”, enfatizou a Professora Ivanete Oliveira, reitora do UniFOA, ao destacar os impactos transformadores do 1º Encontro de Educação Inclusiva.

Para deixar o debate ainda mais rico e produtivo, alguns dos educadores presentes também destacaram os impactos da formação continuada de docentes, um dos principais caminhos para maximizar os resultados da educação inclusiva. O intuito era de compreender como o estudo contínuo e aprofundado pode influenciar em melhorias para um ensino mais acolhedor e integrado, atuando diretamente na transformação social de grupos de estudantes que se deparam com barreiras exclusivas no processo de ensino e inserção na sociedade:

“A importância desse evento está justamente em encontrar as melhores soluções, estratégias e iniciativas que rompam os obstáculos que possam interferir na condução íntegra de uma educação inclusiva na nossa região. O que eu selo e todos aqui desejávamos é que fossem apresentados esses caminhos para melhorias no processo de inclusão da educação básica em instituições públicas e privadas”, pontuou Osvaldir Denadai, secretário de Educação de Volta Redonda, impressionado com os resultados do encontro.

[elementor-template id="11211"]

Com objetivo de evidenciar ações que podem romper as fronteiras até a educação inclusiva, alguns dos representantes das escolas públicas do Sul Fluminense exemplificaram ações que fortalecem a inclusão dentro da comunidade acadêmica, seja no âmbito escolar ou universitário. A partir disso, eles avaliaram o potencial de impacto que cada atitude e atividade inclusiva teria na comunidade escolar e na sociedade em geral, considerando aspectos como melhoria do desempenho acadêmico dos alunos, promoção da igualdade de oportunidades, fortalecimento da cultura inclusiva nas escolas e engajamento da comunidade:

“O encontro foi excepcional, pois é um ganho imensurável poder compartilhar experiências e conhecimentos que levem à inclusão dentro do processo de aprendizado, desde a educação básica. Dentro dos nossos princípios, a educação inclusiva é uma das nossas prioridades no cenário acadêmico, por isso a nossa parceria com o UniFOA e FOA é fundamental, pois a partir dessa união, conseguimos fortalecer o eixo de ensino na nossa região. Tenho certeza que esse encontro gerou e ainda irá proporcionar ganhos incalculáveis para o sul fluminense”, afirmou Péricles Aguiar, presidente da ADR, valorizando a parceria frutífera com o Centro Universitário de Volta Redonda e Fundação Oswaldo Aranha.

O 1º Encontro de Educação Inclusiva reforça o compromisso do UniFOA em promover iniciativas que solidifiquem o processo da educação básica por meio do acolhimento integral de cada estudante, superando barreiras do preconceito e exclusão. A própria instituição promove programas e projetos que facilitem a concretização desse propósito, como o Centro de Aprendizagem e Inovação Pedagógica (CAIP) que, por meio do Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) e o Núcleo de Aprendizagem e Inovação Pedagógica (NAIP), disponibiliza atendimentos pedagógicos, psicopedagógicos e psicológicos a todos os estudantes, além de promover a acessibilidade, por meio da eliminação de barreiras, com vistas à inclusão:

"Na minha perspectiva como professora, a educação inclusiva é uma temática que demanda bastante envolvimento e dedicação dos profissionais de educação. É um momento ímpar para a nossa região, pois conseguimos encontrar novos caminhos para que o ensino fluminense avance cada vez mais", explicou Maria das Graças, professora responsável pelo CAIP do UniFOA, engradecendo ainda mais o encontro.

 

O curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) segue se destacando ao redor do país.

Após 14 estudantes do curso marcarem presença no Congresso de Ciências da Comunicação (Intercom) da Região Sudeste, realizado em Julho, as alunas Thais Fagundes, Samile Tavares e Maisa Fontes brilharam na etapa nacional do Intercom, o mais importante entre as competições acadêmicas da área. Reunidas entre mais de 3,5 mil estudantes, pesquisadores e profissionais de comunicação, elas tiveram a oportunidade de apresentar trabalhos e estudos produzidos ao longo de suas jornadas no Centro Universitário, uma chance única de experimentar novos horizontes do aprendizado.

Organizado em Balneário Camboriú (SC), entre os dias 03 e 06 de setembro, a 47ª edição do Intercom debateu tópicos relacionados ao jornalismo, relações públicas, rádio, televisão, cinema, produção editorial e de conteúdo para mídias digitais, políticas públicas e entre outras pautas em alta no campo da comunicação. Durante o evento, as estudantes entraram em contato com diversas vertentes da publicidade, puderam colocar em prática alguns dos conceitos aprendidos em sala de aula, além de realizarem um rico networking com especialistas do âmbito publicitário no Brasil.

Em sua primeira participação na etapa nacional do congresso, Thais Fagundes apresentou uma proposta de documentário sobre Ayrton Senna, um dos maiores esportistas brasileiros de todos os tempos. Como uma grande fã de automobilismo, ela queria homenagear a lenda da Fórmula 1 e, com apoio da professora Clarisse Netto, mergulhou nas pesquisas para organizar um modelo de roteiro sobre Senna:

“Confesso que demorou para a ficha cair que iria participar do maior congresso de comunicação do país. É uma sensação de realização, pois estar em lugar onde consegui, sobretudo, ter contato com outros profissionais ou formandos da área e ver o que estão sendo produzidos em outras instituições de ensino, me ajuda a ampliar minha visão sobre a profissão e o mercado de trabalho. Dessa forma, consigo fazer uma análise sobre mim e meu conhecimento, e assim ser capaz de ver meus pontos fortes e aqueles que preciso me dedicar mais”, pontuou Thais, se sentindo realizada pela grande oportunidade de se destacar no congresso.

Enquanto isso, Maísa Fontes e Samile Tavares uniram forças para elaborar, em dupla, para elaborar um ensaio fotográfico e artístico baseado da obra de ‘A Dama com Arminho’, de Leonardo da Vinci, um dos maiores artistas do Renascimento. Ao utilizar fotos de animais adotados para destacar a conexão entre eles e seus donos, o projeto visava unir a obra a um programa de adoção de animais de estimação, criado para estreitar laços entre pessoas que sonham em cuidar um pet, dando ênfase para adoção responsável:

“Participar do Intercom foi uma sensação muito gratificante, realmente uma experiência incrível, pois também senti muito orgulho de mim e das minhas colegas. Acredito que essa vivência me fez enxergar as coisas com um novo olhar, além de permitir que eu fizesse conexões com pessoas de diferentes lugares e conhecesse seus projetos, o que foi muito interessante”, declarou Maisa, muito feliz pela oportunidade de vivenciar o maior congresso de comunicação do país. Samile completou a fala de sua dupla, também afirmando sua realização de ter se destacado no evento:

“Foi incrível! Poder mostrar meu trabalho em um evento tão grande e ver que ele pode ter um impacto social foi muito gratificante. Participar do Intercom me ajudou muito a colocar em prática o que aprendi, isso expandiu meus horizontes e me deu mais segurança no meu trabalho e profissionalismo”.

Douglas Gonçalves, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, enfatizou seu orgulho pelas estudantes, que representaram o UniFOA brilhantemente:

“As meninas estão de parabéns, pois representaram o nome da instituição com muita competência e segurança. Como coordenador do curso, estou orgulhoso de ver o resultado do esforço delas em confeccionar os trabalhos, como também do corpo docente, que as orienta perfeitamente”.

[elementor-template id="11211"]

Em mais um encontro esclarecedor do Projeto Holos, estudantes e professores do curso de Medicina do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) receberam a pediatra Ana Maria Amorim, do programa Médico Sem Fronteiras (MSF). Trabalhando há mais de 20 anos na organização, a médica discorreu, ao longo da palestra, os principais desafios éticos, humanitários e até mesmo geográficos que um profissional integrante do MSF enfrenta ao viajar pelo mundo inteiro para prestar atendimentos de saúde a comunidades afetadas por crises humanitárias.

Idealizado pelos professores Alessandro Orofino e Max Damas, da assessoria da presidência da FOA, o projeto HOLOS conta com as práticas mais avançadas nos estudos sobre a Ciência e Espiritualidade. O objetivo é levar atividades únicas sobre os assuntos aos alunos do UniFOA, fortalecendo a formação profissional por meio de encontros que abram o caminho para diferentes perspectivas de aprendizado, como foi o caso da palestra sobre o Médico Sem Fronteiras:

"A Ciência cada vez mais de aproxina da compreensão da visão integral do ser e dos campos de energia que envolvem o indivíduo. No projeto HOLOS, a espiritualidade se traduz em uma visão não dogmática, mas sim respeitosa com as religiões e compreendendo o valor da fé e o sagrado em nossas vidas e em processos de cura", declarou Alessandro Orofino, ansioso com os futuros impactos transformadores do programa.

Fundada no final de 1971, o Médico Sem Fronteiras é uma organização humanitária internacional que leva cuidados médicos a pessoas que, de alguma maneira, foram atingidas por graves crises humanitárias, originadas de diversas maneiras, como conflitos armados e desastres climáticos. Desde então, o MSF tem desempenhado um papel vital na oferta de assistência médica em situações extremas, transcendo fronteiras nacionais a partir de sua atuação grandiosa na missão de salvar vidas diariamente, uma prova do poder da compaixão e do compromisso com a humanidade por meio da Medicina.

Durante o evento, a pediatra comentou algumas de suas experiências mais tocantes ao longo de sua jornada árdua como profissional do MSF. Ao apresentar alguns exemplos do trabalho altruísta realizado pelos médicos da organização, ela também evidenciou algumas das atuações desses profissionais, que trabalham incansavelmente no propósito de salvar vidas, que une a Medicina à solidariedade e humanidade da profissão:

“Agradeço muito pela oportunidade de estar aqui hoje, pois acredito que o projeto Holos e o Médico Sem Fronteiras estabelecem uma conexão muito forte. As pretensões de ambos os programas possuem muitos propósitos em comum, como de trabalhar a Medicina como um cuidado pessoal da mente, corpo e do espírito de cada paciente. Acredito que aqueles que consigam enxergar esse laço entre a Medicina com o sentido do espírito irão se formar como profissionais exemplares no campo da saúde”, enfatizou a médica Ana Maria Amorim, muito feliz em participar do projeto Holos.

Walter Fonseca, professor do curso de Medicina e membro do grupo de docentes que impulsiona o programa Holos dentro do Centro Universitário, afirmou que os impactos de cada atividade da iniciativa são únicos para o aprendizado tanto dos estudantes, como dos professores: “Hoje todos nós pudemos presenciar uma experiência única no âmbito universitário. A Dra. Ana Maria conseguiu explicar perfeitamente sua vivência dentro do atendimento e acolhimento daqueles que precisam desse apoio no sentido humanitário. A Medicina não é um conto de fadas ou um romance, é vida, por isso achei a palestra sensacional!”.

A professora Marcilene Fonseca, também integrante do grupo que fomenta e concretiza o projeto, valorizou os conteúdos abordados na palestra, principalmente do olhar técnico transmitido aos estudantes de Medicina do UniFOA:

“Quando falamos hoje sobre o conceito ampliado de saúde, queremos destacar a importância de ser um profissional capaz de entender a integralidade de técnicas e teorias que compõe o âmbito da formação do profissional da área. Estou muito feliz com o engajamento e a presença de muitos professores e alunos aqui hoje, pois isso mostra que o projeto Holos ainda vai beneficiar muitas pessoas futuramente, mostrando a importância dessa integralidade para todos”.

[elementor-template id="11211"]

Estudantes e professoras do curso de Odontologia do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) participaram da 41ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO) com a apresentação de 17 trabalhos. Realizado entre os dias 04 e 07 de setembro, o evento é o maior congresso de Odontologia da América Latina e, em relação à pesquisa, um dos mais importantes do país. Também participaram do congresso as professoras o, professora Carolina Hartung, Ilana Christovam, além da Coordenadora do Curso Rosiléa Habibe.

A aluna Laura Bemfeito, do 10º período, acredita que participar de um evento como o SBPqO é importante para sua carreira profissional. “Nesse congresso nós temos a oportunidade de acompanhar e conhecer o que tem de mais atual na parte de científica dentro da odontologia, seja por meio das palestras que são oferecidas ou pelos painéis que outras pessoas apresentam”, afirmou.

A estudante pontuou, ainda, sobre a experiência de apresentar um trabalho no congresso. “É interessante para gente aprender coisa nova sobre um determinado tema e, também, para melhorar nossa desenvoltura e desenvolver mais confiança”.

As Ligas Acadêmicas do curso de Medicina do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) deram um importante passo na organização e divulgação de suas atividades com o lançamento de um novo site. A plataforma reúne todas as informações sobre as ligas em um único espaço, facilitando o acesso para estudantes e demais interessados. As ligas acadêmicas, que desempenham um papel crucial na formação dos estudantes, são instituições sem fins lucrativos que promovem ensino, pesquisa e extensão.

O novo site tem como objetivo organizar e centralizar as informações e atividades realizadas pelas ligas. Criadas e mantidas por acadêmicos, professores e profissionais, as ligas aprofundam temas debatidos nas aulas e promovem ações voltadas à comunidade. Fernanda Perez, diretora do Conselho de Ligas Acadêmicas, destacou a importância da plataforma:

"O site será uma forma de organizar e centralizar as informações que antes ficavam muito dispersas no Instagram de cada liga. E, muitas vezes, se perdiam com as mudanças de diretoria. Não tenho dúvidas que representa uma grande conquista para nós."

Além de facilitar o acesso, o site traz maior visibilidade às atividades realizadas pelas ligas, beneficiando tanto a comunidade acadêmica quanto a população local. Fernanda ressaltou ainda o impacto que a ferramenta trará para o curso:

"O site será uma ferramenta enriquecedora, pois mostrará o quanto as ligas são ativas, tanto nas atividades de ensino e pesquisa quanto nas de extensão. Muitas pessoas desconhecem o grande impacto que as ligas têm, e o site será uma forma de apresentar isso para todos."

O coordenador adjunto do curso de Medicina, Luiz Antônio Neves, também destacou a relevância de ter um espaço digital dedicado às ligas:

"Em tempos de comunicação eletrônica, é fundamental, pois facilita o acesso de todos. Além disso, organiza a forma do que estão fazendo, onde e como, porque são muitas atividades por mês, um trabalho intenso e muito produtivo."

Com o site, a expectativa é que mais alunos, especialmente os calouros, conheçam e se envolvam com as ligas. Para Luiz Antônio, a plataforma tem potencial para atingir um público ainda maior:

"Com certeza, não só os alunos do UniFOA, mas de todo o Brasil e exterior, poderão acessar o site, permitindo uma interlocução e até atividades em conjunto. Além disso, jornalistas e sites dedicados ao tema poderão também acessar as informações. Todos ganham!"

A iniciativa de criar o site foi resultado de um esforço conjunto entre a Coordenação do Curso de Medicina, os professores responsáveis pelas ligas e o Conselho de Ligas Acadêmicas. Luiz Antônio destacou o trabalho em equipe:

"Foi uma iniciativa conjunta da Coordenação do Curso de Medicina, dos Professores responsáveis pelas Ligas e pelo Conselho de Ligas, ou seja, uma necessidade sentida que virou realidade. Creio que o próximo passo será desenvolver um aplicativo para celular, o que vai ampliar ainda mais essa interação."

Além de ser um espaço de divulgação, o site das ligas acadêmicas também poderá ajudar os alunos a entenderem melhor o funcionamento das ligas e as oportunidades que elas oferecem, incentivando uma maior participação. Fernanda Perez enfatizou como a plataforma pode ser útil:

"Nós entramos na faculdade meio perdidos, sem saber o que precisamos participar e onde procurar essas informações. O site vai ser muito importante para isso. Ele explica de forma acessível qual o papel das ligas, como elas funcionam e quais oportunidades elas proporcionam."

O Conselho de Ligas Acadêmicas, órgão vinculado à Coordenação do Curso de Medicina e ao Diretório Acadêmico Paulo Mendes (DAPAM), também desempenha um papel fundamental na regulamentação e fiscalização das ligas. O Conselho é composto por dois professores responsáveis e seis alunos eleitos, e tem como objetivos regulamentar a fundação e funcionamento das ligas, garantir a comunicação entre elas e estimular o aprimoramento acadêmico. 

Com o lançamento do site, a comunidade acadêmica do curso de Medicina terá acesso fácil e rápido a todas as informações necessárias para se engajar nas ligas e aproveitar as oportunidades oferecidas. Para conhecer mais sobre as ligas acadêmicas do curso de Medicina do UniFOA, basta acessar: https:www.www.unifoa.edu.br/ligas-academicas.

 

Conheça a equipe organizadora do site das Ligas Acadêmicas:

Professores:

 

Estudantes e Membros da Diretoria do Colegiado de Ligas Acadêmicas:

A diversidade é a riqueza de diferenças entre pessoas, abrangendo características como cultura, raça, gênero, orientação sexual, crenças e experiências. Esse conjunto de particularidades não apenas promove o respeito e a inclusão, mas também impulsiona a inovação e o desenvolvimento social, ao valorizar as contribuições únicas que cada indivíduo pode oferecer.

Em busca de fortalecer essas ideias, o professor Edilberto Venturelli, dos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Escola de Comunicação do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) confeccionou seis mascotes para representarem a singularidade dos estudantes dos cursos. Os acadêmicos também tiveram um engajamento ativo no projeto, pois decidiram o nome de cada um dos personagens, que estarão distribuídos em cada andar do prédio 9 do campus Olezio Galotti, em Três Poços.

O objetivo é apresentar a miscigenação que está presente entre os alunos de Jornalismo, Publicidade e Escola de Comunicação, além de ampliar e clarificar a comunicação entre eles, a coordenação e os professores dos cursos. O projeto se justifica, tendo em vista, as discussões cada vez mais presentes na academia sobre a diversidade, sobre segmentos, sobre comportamento do consumidor e dos diversos desdobramentos que podem ser percebidos em discussões que contribuem para que os alunos tenham uma consciência mais clara sobre a diversidade que vivemos.

Os mascotes ajudarão, entre outras funções, na divulgação de campanhas de atividades do curso, incentivo em engajamento como doação de sangue, esclarecimento sobre as necessidades específicas dos colegas em sala de aula e, até mesmo, frases que fortaleçam a luta da comunidade que eles representam. Inclusive, os próprios alunos poderão dar sugestões sobre quais serão os conteúdos divulgados pelos totens.

“Busquei passar para os estudantes e professores que a diversidade está presente em todos os lugares, inclusive aqui no campus. O Centro Universitário é um lugar diverso e muito inclusivo, pois é um lugar que o indivíduo percebe que existe a representação dele aqui”, declarou Edilberto, muito satisfeito com o impacto inicial do projeto.

NOMES DOS MASCOTES DA DIVERSIDADE

Apoena/Indígena. Representante de um dos nossos povos originários, é um rapaz que não se desliga de sua ancestralidade, trazendo consigo ensinamentos que podem nos ajudar a entender melhor a natureza, conceitos de sustentabilidade e Responsabilidade Social.

Ayumi/Asiática: Ayumi é representante da comunidade japonesa. Ela é uma modelo plus size, inteligente e descolada com relação à tecnologia. Vai trazer muita novidade e dicas sobre novas ferramentas tecnológicas e softwares.

Fathi/PCD: Fathi é um mascote que traz a realidade da pessoa com deficiência. Ela fortalece o debate com relação à acessibilidade, à inclusão e ao combate ao preconceito racial estruturado em nossa sociedade.

Lumem/Mulher Trans. Lumen traz lucidez em relação ao universo da transexualidade, sobretudo a forma de tratamento, o respeito, a busca pelo entendimento, a lucidez de compreender o "ser" do próximo.

Nicolas/Gay: Nicolas traz para dentro da instituição as considerações e conhecimento para que possamos entender mais sobre os aspectos da homosexualidade. Além da sensibilidade, esse personagem discute o respeito e a possibilidade de entendimento do universo gay que vai além do preconceito estereotipado.

Catarina/Pessoa com Espectro Autista: Catarina mostra toda a potencialidade de quem é tem o espectro autista. Ela é muito inteligente, ligada em multicanais de comunicação, modelo, namora e tem uma vida normal. Porém, irá abordar certos aspectos vivenciados pelos portadores do espectro autista.

[elementor-template id="11211"]

Campus UniFOA
Olezio Galotti
Av. Dauro Peixoto Aragão, 1325 Três Poços - Volta Redonda - RJ CEP 27240-560
Tel.: (24) 3340-8400
Porfírio José de Almeida
Av. Lucas Evangelista, 862 Aterrado - Volta Redonda - RJ CEP 27215-630
Tel.: (24) 3344-1412
Colina | Anexo ao Hospital João Batista
Rua Nossa Senhora das Graças, 273 Colina - Volta Redonda - RJ CEP 27253-223
Tel.: (24) 3340-8437
Leonardo Mollica
Avenida Jaraguá, 1084 Retiro - Volta Redonda - RJ CEP 27277-130
Tel.: (24) 3344-1850

Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha

Política de Privacidade | Compliance

crossmenu
Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?