Estão abertas, até o dia 30 de junho, as inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) voltado a estudantes de graduação do UniFOA. O programa oferece até cinco bolsas para discentes que participarem de projetos devidamente inscritos e aprovados conforme as normas do edital. 

A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo professor orientador, que precisa ser docente do UniFOA, possuir título de doutor e apresentar produção científica, tecnológica ou artístico-cultural relevante no triênio 2022-2025, com divulgação em veículos reconhecidos da área. 

Para concorrer à bolsa, o estudante deve estar regularmente matriculado em um curso de graduação do UniFOA, ter previsão de conclusão do curso a partir do segundo semestre de 2026 (2026/2) e apresentar coeficiente de rendimento (CR) igual ou superior a 7,0. Além disso, não pode ter vínculo empregatício, deve se dedicar integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa, possuir no máximo 15% de reprovações e estar com o currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq. 

O Programa PIBIC/CNPq é uma oportunidade valiosa para que os estudantes desenvolvam habilidades de pesquisa, pensamento crítico e aprofundem seus conhecimentos em áreas específicas, contribuindo para sua formação acadêmica e profissional. 

Todas as informações detalhadas sobre critérios de seleção, requisitos para professores e alunos, além dos compromissos dos participantes, estão disponíveis no edital oficial do programa. 

Editais:

Edital Ensino Médio

Edital Graduação

 

Na tarde de ontem (19), o Centro Histórico-cultural Dauro Aragão foi palco da premiação do 3º Congresso Brasileiro de Ciências e Saberes Multidisciplinares (CBCSM), promovido pelo Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). Com o tema central “O Combate à Desinformação”, o evento destacou trabalhos em diversas categorias, reforçando a importância da pesquisa acadêmica para o avanço do conhecimento e o impacto positivo na sociedade. 

Os vencedores foram agraciados pelos prêmios entregues pelas pró-reitoras do UniFOA, Ana Carolina Dornelas de Pesquisa e Pós-graduação e Ana Carolina Callegario de Extensão, em um momento marcado por celebração e reflexão sobre o papel transformador da pesquisa. 

“É uma alegria muito grande celebrar este momento com vocês. Trabalhamos para incentivar cada vez mais a pesquisa de qualidade e recebemos trabalhos incríveis nesta edição. A contribuição de vocês não é apenas para a academia, mas para o desenvolvimento da nossa comunidade e do nosso país”, destacou a professora Ana Carolina Dornelas. 

Matheus Diniz, inscreveu seu trabalho pela UERJ e vencedor na categoria Ciências Exatas, Engenharia e Tecnologias, ressaltou a relevância do evento. “Como ex-aluno do UniFOA, é muito gratificante participar deste congresso e apresentar nossa pesquisa sobre o impacto da engenharia na sociedade, especialmente em temas que tocam jovens negros no Brasil.” 

Já Maria Vitória Oliveira, estudante do Ensino Médio, celebrou a oportunidade de participar de um congresso acadêmico ainda no início de sua trajetória educacional. “Foi uma experiência incrível que nos ajudou a enxergar caminhos e possibilidades para o futuro, além de nos preparar para os desafios da faculdade e do mercado.” 

Os vencedores apresentaram projetos inovadores e de alto impacto em suas respectivas áreas. Confira os destaques: 

Com o CBCSM, o UniFOA reafirma seu papel como incentivador da pesquisa, extensão e inovação, conectando diferentes áreas do saber para enfrentar os desafios contemporâneos. O evento não apenas celebra o esforço acadêmico, mas também inspira novos talentos a contribuírem para um futuro mais informado e sustentável. 

[elementor-template id="11211"]

O III Congresso Brasileiro de Ciências e Saberes Multidisciplinares (CBCSM), promovido pelo Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), teve como tema central “O Combate à Desinformação.” O evento, de abrangência nacional, reuniu estudantes, profissionais e pesquisadores para debater a ciência e compartilhar conhecimentos que promovem um combate ativo à disseminação de informações falsas. Com uma programação que incluiu palestras, workshops e oficinas, o evento proporcionou a publicação dos trabalhos nos anais do congresso com DOI, conferindo reconhecimento e enriquecendo a formação dos participantes. 

A Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação do UniFOA, Ana Carolina Dornelas, comentou sobre a escolha do tema: “Percebemos prejuízos nas mais diferentes áreas do conhecimento, provocados pela disseminação de informações falsas, especialmente nas redes sociais. Precisamos combater isso, levar informação segura e ajudar na formação de cidadãos conscientes, questionadores e bem-informados.” 

Além de fomentar discussões essenciais para o combate à desinformação, o CBCSM ofereceu uma oportunidade única para estudantes de todos os níveis de formação acadêmica, de submeter e apresentar seus trabalhos de Iniciação Científica, entre outros estudos acadêmicos. A edição deste ano teve 2.100 participantes, tendo aprovados 234 dos 317 submetidos. 

Ana Carolina Dornelas destacou o impacto do congresso na comunidade acadêmica: “O Congresso possibilita a troca de informações e favorece a solução de problemas da sociedade. Essa interprofissionalidade agrega muito à formação, permitindo uma visão ampla e colaborativa no mundo do trabalho.” 

Com o formato híbrido, o evento facilitou a participação de pessoas de todas as regiões do Brasil e até do exterior, promovendo um intercâmbio de ideias em grande escala. A programação incluiu atividades presenciais e online, com palestras transmitidas pelo Teams e YouTube, apresentações orais pelo Microsoft Teams e pôsteres exibidos no LinkedIn. Esta integração de plataformas e formatos visa maximizar a acessibilidade e a visibilidade dos trabalhos apresentados. 

Ana Carolina reforçou o valor da programação plural e acessível: “Nosso evento é multidisciplinar e busca derrubar as barreiras entre as áreas do conhecimento, permitindo que pensemos juntos sobre problemas diversos. O formato híbrido facilita a participação e aumenta as contribuições.” 

O CBCSM 2024 não apenas proporcionou um espaço para a difusão científica, mas também incentivou uma visão ampla e crítica da ciência e suas aplicações. A pró-reitora expressou o sentimento de realização ao ver a interação entre os participantes: “É muito gratificante ver o aproveitamento dos participantes e como isso pode ser frutífero na vida acadêmica e profissional de cada um.” 

Integração com o 10º Encontro de Extensão 

Este ano, o evento contou com uma importante novidade: a integração com o 10º Encontro de Extensão. 

Ana Carolina Callegario, Pró-reitora de Extensão do UniFOA, enfatizou a importância dessa junção: “O ponto mais importante da junção é o desenvolvimento conjunto de ensino, pesquisa e extensão. Essa união traz as duas temáticas para o conhecimento da comunidade acadêmica, e permite que os projetos de extensão sejam publicados como relatos de experiência ou artigos, completando a formação dos estudantes de forma ampla e comportamental, além de fortalecer a divulgação científica.” 

Programa de Educação Empreendedora e Empregabilidade 

Outro destaque do congresso foi o programa de educação empreendedora e empregabilidade, em parceria com o Sebrae. Através de uma palestra ministrada por Renata Alarcão sobre Comunicação Eficaz, o UniFOA reforça a importância das competências comportamentais. “O mercado exige profissionais proativos, que enxerguem soluções. E essas características empreendedoras, trabalhadas em parceria com o Sebrae, são fundamentais na formação de um profissional completo”, disse a Pró-reitora Ana Carolina Callegario, ao ressaltar a relevância de preparar os alunos para o mercado de trabalho com uma abordagem que vá além das competências técnicas. 

Pet-Saúde e a Formação para o SUS 

Outro ponto alto do congresso foi a participação do Programa Pet-Saúde, que apresentou diversos trabalhos que realizam em parceria com as Secretarias de Saúde de Volta Redonda e Pinheiral. Segundo Alden dos Santos, representante do Pet-Saúde, “a aprovação de vários trabalhos neste congresso mostra a relevância que o programa possui para a formação de alunos comprometidos com as grandes temáticas do SUS e com a produção científica.” Com dez anos de atuação, o Pet-Saúde reforça a importância do ensino, pesquisa e extensão integrados na formação de novos profissionais de saúde comprometidos com o SUS e com a comunidade. 

Este congresso já é um marco no calendário acadêmico do UniFOA e visa consolidar-se como o maior evento científico do sul do estado do Rio de Janeiro, refletindo o compromisso da instituição com a educação, o desenvolvimento científico e a formação de uma sociedade mais informada e questionadora. 

[elementor-template id="11211"]

A Reitoria do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, anunciou a abertura das inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica (PIBIC-PIBIT/UniFOA) para o próximo ano. As inscrições ocorrerão entre os dias 28 de outubro e 1º de dezembro de 2024, e são voltadas a estudantes de graduação e professores orientadores da instituição, seguindo as diretrizes dispostas no Regimento Interno do PIBIC-PIBIT/UniFOA e no edital oficial. 

O programa oferece até 100 bolsas no valor mensal de R$ 150,00 para estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação. Este incentivo visa fomentar a pesquisa e a inovação tecnológica dentro do ambiente acadêmico, proporcionando aos alunos a oportunidade de se envolverem em atividades de pesquisa e desenvolvimento sob a orientação de professores qualificados. 

Inscrição e Procedimentos 

A inscrição é gratuita e deverá ser feita pelo professor orientador, que precisa preencher e assinar o formulário de inscrição, disponível no edital, e enviá-lo por e-mail à Secretaria do Curso ao qual o projeto de pesquisa está vinculado. A submissão deve incluir todos os documentos necessários conforme descritos no edital. 

Incentivo à Pesquisa e Inovação 

O PIBIC-PIBIT/UniFOA é uma iniciativa fundamental para o desenvolvimento científico e tecnológico no UniFOA, oferecendo suporte financeiro e acadêmico aos alunos interessados em expandir suas experiências e conhecimentos em pesquisa. A instituição visa incentivar o desenvolvimento de competências técnicas e científicas, prepará-los para uma atuação diferenciada no mercado e contribuir para a criação de soluções inovadoras para a sociedade. 

Esta é uma oportunidade única para os estudantes de graduação interessados em realizar projetos de pesquisa com apoio institucional e sob orientação de professores comprometidos com o avanço do conhecimento científico e da inovação.

Edital completo EDITAL PIBIC PIBIT UNIFOA 2025.

Estão abertas as inscrições para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/UniFOA), que selecionará tanto professores quanto discentes para participação. As inscrições para professor supervisor acontecem de 8 a 14 de outubro de 2024, enquanto os estudantes interessados têm até o dia 11 de outubro para se inscrever. 

Vagas para Professores Supervisores 

O PIBID/UniFOA oferece seis vagas para professores supervisores bolsistas, distribuídas entre os cursos de Educação Física (3 vagas) e Ciências Biológicas (3 vagas), conforme especificado no edital. Para concorrer, os docentes devem estar lotados em escolas públicas habilitadas pela CAPES e interessados em atuar em projetos pedagógicos sob sua supervisão. O projeto tem previsão de término em 30 de setembro de 2026, ou até a conclusão pela CAPES.

Os professores interessados devem preencher o formulário eletrônico disponível em https://forms.office.com/r/et4kXUyTcM e enviar a documentação necessária para o e-mail pibid.unifoa@foa.org.br durante o período de inscrição. 

Edital completo: EDITAL_PIBID_ID_-_SUPERVISOR_-_2024_-_ATUALIZADO_assinado.

Retificação: Retificação - EDITAL PIBID ID - SUPERVISOR 2024

 

Oportunidade para Estudantes 

Estudantes que desejam participar do PIBID também podem se inscrever até o dia 11 de outubro. As inscrições devem ser feitas presencialmente na secretaria do curso de Ciências Biológicas, localizada no Prédio 14 do Campus Universitário Olezio Galotti, no horário das 13h30 às 21h. 

Ao todo serão distribuídas 48 bolsas entre os cursos de Educação Física – ABI/Licenciatura (24 vagas) e Ciências Biológicas – ABI/Licenciatura (24 vagas) de bolsistas.

O PIBID é uma excelente oportunidade para estudantes que desejam se envolver em atividades pedagógicas, proporcionando uma experiência prática na área da docência e contribuindo para a formação de futuros educadores. 

Edital: EDITAL_PIBID_ID_-_BOLSISTAS_E_CADASTRO_DE_RESERVA_-_2024_-_novo_assinado.

Ficha de inscrição: FICHA DE INSCRIÇÃO - BOLSISTA ID - EDITAL PIBID UniFOA 01-2024

Retificação: Retificação - EDITAL PIBID ID - BOLSISTA E CADASTRO DE RESERVA 2024

No início deste mês, os docentes do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA, participaram da 5ª Semana de Formação Continuada que marcou início de uma nova jornada do aprendizado acadêmico da instituição. Os professores foram apresentados a nova plataforma virtual de ensino, a UniFOA LXP - Learning Experience Plataform, que já está sendo utilizada na capacitação dos estudantes.

No intuito de guiar e articular as ferramentas a serem oferecidas, Rafael Teixeira, pró-reitor de Educação à Distância e Tecnologias de ensino (EAD), coordenou cinco palestras para todos os professores do UniFOA. Durante a ocasião, Rafael explicou que o novo ambiente virtual acrescenta mais recursos imersivos que potencializam a aprendizagem dos estudantes:

“A partir da aquisição da plataforma LXP, os estudantes poderão acessar algumas ferramentas interessantes, como o caso da aba “Jaleko” para o curso de Medicina, que também atende os cursos da área de saúde, e a biblioteca virtual do Centro Universitário. Além disso, outros artifícios serão inseridos de forma gradativa”, afirmou o pró-reitor, orgulhoso pela nova realização acadêmica do UniFOA.

A proposta da plataforma começou a ser discutida em julho do ano passado para ser aplicada no início desse novo ano acadêmico. A ideia foi planejada e executada pela reitoria, pró-reitorias, divisão de informática e o Centro de Aprendizagem e Inovação Pedagógica (CAIP).

Além dos novos recursos para o curso de Medicina, todas as áreas de graduação e pós terão mais versatilidade para o estudo, com a adição de mecanismos imersivos:

“As novas ‘soluções’ vão atender a todos os estudantes com recursos de realidade virtual e laboratórios de ensino. Por exemplo, o curso de Direito terá a plataforma de práticas jurídicas, enquanto todos os cursos de Engenharias e tecnologia do UniFOA terão mais núcleos virtuais durante a graduação, visando entregar mais repertório e praticidade dentro da nossa metodologia”, concluiu Rafael.

Os projetos integrados e de extensão também foram introduzidos no projeto da plataforma. Ela será mais um meio para alinhamento de práticas profissionais, no intuito de incluir os discentes em experiências reais ao longo de sua formação acadêmica.

Todas as outras funcionalidades do ambiente virtual de aprendizado anterior também estão disponíveis, como a aba de “disciplinas”, na qual o estudante consegue visualizar seu progresso em cada disciplina de seu respectivo curso.

Beatriz Martins, estudante do 5º período de Odontologia, comentou estar bem surpresa e animada com as novas possibilidades do UniFOA LXP:

“Acredito que a plataforma trará novos cenários para a minha preparação na área que tanto sonho atuar. Visivelmente é um ambiente com mais facilidade de acesso e uso, por isso espero que ajude, não só nos estudantes, como os professores durante as aulas”.

[elementor-template id="11211"]

Foram prorrogadas até o dia 11/12/2023 as inscrições para Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Inovação Tecnológica (PIBIC-PIBIT/UniFOA).

As bolsas serão no valor mensal de R$ 150 para vigência em 2024.

Leia o edital completo:  Edital_Prorrogacao_-_PIBIC-PIBIT_UniFOA_2024.

A busca pela oferta constante por conhecimento e aprimoramento é uma característica marcante do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA, que mais uma vez demonstrou seu compromisso com a formação de alta qualidade, ao apoiar uma visita técnica especial dos estudantes da pós-graduação em Prótese Dentária à fábrica da 3M em Sumaré, SP. 

O projeto de extensão, que possibilitou essa enriquecedora experiência, envolveu a disponibilização de transporte por parte da instituição para os alunos e professores, garantindo que pudessem explorar as instalações da 3M e aprender com especialistas renomados na área. 

As atividades incluíram uma visita técnica detalhada à fábrica, proporcionando uma visão prática do processo de fabricação dos produtos odontológicos. Além disso, os estudantes tiveram a oportunidade de participar de sessões 'hands on' e assistir a palestras ministradas por um professor da fábrica. Em uma delas, os alunos puderam conhecer uma técnica inovadora de fechamento de diastemas com matrizes Bioclear, que recentemente foi lançada no mercado. 

Segundo a professora Cristiane Fonseca, uma das idealizadoras da iniciativa, a motivação da visita técnica à 3M surgiu do reconhecimento da qualidade dos produtos odontológicos e da longa relação entre o UniFOA e a empresa.  

“A oportunidade surgiu quando um representante regional da 3M foi convidado para uma palestra na instituição, no início de 2023. Nós, professores, vimos a chance de viabilizar uma visita técnica, apesar da distância considerável. E com o apoio do projeto de extensão, a instituição disponibilizou transporte para garantir que os alunos e professores pudessem aproveitar ao máximo essa experiência enriquecedora”, disse Cristiane. 

A iniciativa do UniFOA em proporcionar essa visita técnica demonstra o compromisso da instituição com a formação de seus alunos e a busca por parcerias e oportunidades que enriqueçam o aprendizado e o conhecimento prático. Os estudantes, por sua vez, reconhecem o apoio da instituição como um estímulo constante para a busca de conhecimento e para se manterem atualizados em suas áreas de estudo. O resultado é uma comunidade acadêmica motivada e comprometida com a excelência na educação e na formação profissional. 

[elementor-template id="11211"]

Na última sexta-feira (27), alunos 3º ano do Ensino Médio da Fundação de Apoio à Escola Técnica - Faetec, de Volta Redonda, compareceram ao Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA para uma visita aos principais laboratórios de ensino e prática. Todos que vieram ao Campus Olezio Galotti, em Três Poços, e participaram do programa "Cientista por um dia", tiveram a oportunidade de conhecer alguns dos instrumentos utilizados na instituição dentro das áreas laboratoriais, como os macroscópios dos laboratórios de Parasitologia, Microbiologia e Imunologia, além de terem aulas práticas sobre às disciplinas que utilizam esses recursos.

A iniciativa fez parte do 2º Congresso “Tudo é ciência”, realizado na última semana com objetivo de compartilhar conhecimentos científicos de diversas áreas da aprendizagem, seja de disciplinas de Ciências da Saúde, Humanas ou Exatas. O estudante Luiz Caid, comentou que a visita é uma ótima atração para que os alunos conheçam a infraestrutura da instituição: “É uma grande oportunidade conhecer as instalações acadêmicas, pois assim posso saber mais sobre a universidade e se pretendo ingressar em algum curso quando terminar o Ensino Médio”, explicou.

A atividade realizada pelo Congresso mostra o compromisso do UniFOA em realizar projetos educativos que vão além do Centro Universitário. A instituição sempre estará de portas abertas para alunos de diferentes escolas de todo o Brasil, tanto para visitas como acolhimento institucional.

[elementor-template id="11211"]

Estão abertas as inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Inovação Tecnológica (PIBIC-PIBIT/UniFOA), em que serão selecionados até 100 bolsistas entre estudantes de graduação do Centro Universitário de Volta Redonda. As bolsas serão no valor mensal de R$ 150 para vigência em 2024.

Do total, serão destinadas dez para projetos considerados como sendo de alto impacto social e uma bolsa para projetos relacionados a práticas pedagógicas inclusivas.

Os interessados devem se inscrever até 08 de dezembro de 2023, gratuitamente, seguindo todas as orientações que constam no edital.

EDITAL PIBIC PIBIT UNIFOA 2024_

Campus UniFOA
Olezio Galotti
Av. Dauro Peixoto Aragão, 1325 Três Poços - Volta Redonda - RJ CEP 27240-560
Tel.: (24) 3340-8400
Porfírio José de Almeida
Av. Lucas Evangelista, 862 Aterrado - Volta Redonda - RJ CEP 27215-630
Tel.: (24) 3344-1412
Colina | Anexo ao Hospital João Batista
Rua Nossa Senhora das Graças, 273 Colina - Volta Redonda - RJ CEP 27253-223
Tel.: (24) 3340-8437
Leonardo Mollica
Avenida Jaraguá, 1084 Retiro - Volta Redonda - RJ CEP 27277-130
Tel.: (24) 3344-1850

Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha

Política de Privacidade | Compliance

crossmenu
Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?