
O UniFOA participará da maior feira de inovação e empreendedorismo do 4º setor que conecta a favela e o asfalto: é a Expo Favela Innovation RJ. Entre os dias 29 e 31 de julho, grupos de estudantes de Engenharia do Centro Universitário de Volta Redonda terão a oportunidade de expor os três projetos aprovados por avaliadores do evento.
A feira acontecerá na Cidade das Artes – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, das 9h às 19h no sábado e segunda-feira, e das 10h às 19h no domingo.
O UniFOA participará, ainda, da Arena Universitária, como uma das dez Instituições de Ensino Superior selecionadas pela Expo Favela para compor essa programação, no domingo, dia 30, às 15h15.
Nesse espaço, os professores Marilia Rios, Glauter Jannuzzi e Rafael Lima falarão sobre Economia Criativa, em uma roda de conversa com os egressos Márcia Louise (Design) e Oséias Arnaldo (Publicidade e Propaganda).
Confira os projetos do UniFOA aprovados, que estarão em stands nos três dias de evento, e os respectivos estudantes envolvidos:
Estudantes: Arthur Alves Meister, Ingrid Mangia Barros, Nicolas Silva de Paula e Pedro Ronsisvalle Maciel Toledo
Estudantes: Ellen Cardoso Silva Nascimento, Millena Otogalli de Freitas, Nycolle Schimoncy da Silva, Pedro Felipe e Roger Teixeira Menenguci de Almeida]
Estudantes: Sabrina Gabriele Oliveira da Cruz, Isabelle Dias Gomes e Laryssa Lemos dos Santos
[elementor-template id="11211"]
Sobre o evento
A Expo Favela Innovation Rio de Janeiro terá́ palestras, workshops, exposições, rodadas de negócios, pitches de startups, mentorias, debates, cursos, shows, filmes, desfiles e muitas outras iniciativas criadas por moradores das favelas do estado. O evento é organizado pelo Grupo Favela Holding, produzido pela InFavela e com parceria social da Central Única das Favelas (CUFA).
Os ingressos, que variam entre R$ 7,50 e R$ 30, além de taxas, podem ser adquiridos direto no site do evento, onde também podem ser conferidas a programação completa e outras informações sobre o evento: https://rj.expofavela.com.br/.

Professores do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA marcaram presença no lançamento do Programa Centelha, que aconteceu na tarde de quarta-feira, dia 26, no Vírgula HUB de Inovação de Volta Redonda, localizado no Shopping Park Sul.
A iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), visa estimular a criação de companhias inovadoras e disseminar a cultura empreendedora no Brasil.
Os projetos selecionados recebem recursos financeiros, capacitações e outros tipos de suporte, a fim de impulsionar a transformação de ideias em negócios de sucesso.
O evento contou com palestra ministrada por Guilherme de Oliveira Santos, da Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), sobre o Edital Centelha II RJ, lançado no início do mês.
Segundo a professora Clarisse Netto, do curso de Publicidade e Propaganda, a missão agora é formar uma comissão com docentes do UniFOA para ajudar os estudantes a participarem do programa.
- Primeiro, vamos nos juntar para fomentar e orientar os alunos na realização dos sonhos deles. Tanto a partir de projetos já existentes, que a gente possa fazer andar, quanto descobrir novas ideais que com o Centelha possam ser viabilizadas – destacou.
O Edital Centelha II RJ contemplará até 50 empresas com R$ 70 mil cada, para investir na sua ideia de negócio. São R$ 3,5 milhões de investimento no total. Além disso, as empresas beneficiadas também poderão receber R$ 26 mil em bolsas CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
Para Márcio Lins, assessor da presidência da FOA, que também esteve presente no lançamento, o Programa Centelha oferece uma oportunidade para que projetos acadêmicos possam se transformar efetivamente num negócio. “É um projeto bem promissor, despertou bastante interesse no público, acho que vai andar pra frente”, disse otimista.
Estiveram presentes também a coordenadora de Enfermagem, Lucrécia Loureiro; o coordenador da Escola de Negócios da modalidade digital, Koffi Djima Amouzou; além dos professores Lana Oliveira, Marcos Kazuiti, e Lizandro Zerbone.
[elementor-template id="11211"]
Por Libânia Nogueira
Jornalista | MTB: 0039571/RJ
Fotos: Vinícius Vinci

Estudantes dos cursos de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo do UniFOA venceram o Prêmio Expocom em duas categorias no 26º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste (Intercom Sudeste). Realizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, o evento aconteceu na UFF (Universidade Federal Fluminense), Campus Gragoatá - Niterói (RJ), de 1º a 3 de junho.
Ao todo, o Centro Universitário de Volta Redonda participou do congresso com sete trabalhos práticos - todos finalistas do Expocom - e um de pesquisa científica - apresentado no Intercom Júnior. Para os vencedores, o próximo destino é Belo Horizonte (MG), onde acontecerá o 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, organizado pela PUC-Minas (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), remotamente entre os dias 29 e 31 de agosto e presencialmente de 5 a 8 de setembro, com tema “Comunicação e políticas científicas: desmonte e reconstrução”.
Desde 2012, o UniFOA tem se destacado com trabalhos finalistas, demonstrando a qualidade do trabalho desenvolvido pelos cursos e o talento dos estudantes. Segundo Douglas Gonçalves, coordenador de Publicidade e Propaganda, essas conquistas refletem o comprometimento dos professores e o potencial dos alunos envolvidos nos projetos.
- São 11 anos que nós temos presença marcante com os trabalhos no Intercom. A premiação é muito importante, mas o fato de sermos finalistas, mostra o trabalho que é feito nos cursos entre os professores e o talento dos alunos, onde coloca o acadêmico em destaque entre os demais estudantes de comunicação da região Sudeste - ressalta.
Vencedoras
Recém-formada, a egressa de Jornalismo Annia Brum, ganhadora na categoria História em Quadrinhos expressou a felicidade de participar e ter seu trabalho reconhecido. “Foi muito emocionante, porque foi uma experiência completamente nova. Apesar de não ter estado presente na quinta-feira, foi muito divertido, conheci pessoas interessantes e que ficaram animadas com o meu trabalho, além de conversar com estudantes de outras faculdades”, contou. Mas o ponto alto para Annia, foi a palestra com a jornalista Sônia Bridi: “É uma das jornalistas que admiro há algum tempo e conhecer ela, pessoalmente, foi inexplicável”.

A jornalista Annia Brum
"O prêmio foi muito importante para mim porque, eu comecei a carreira de fotógrafa recentemente e a fotografia que venceu foi uma das primeiras fotos que eu tirei”, compartilhou Elisa Rocha, vencedora da categoria fotografia publicitária. Essas palavras refletem o impacto emocional e profissional que a premiação teve para a estudante de Publicidade do UniFOA. Sua paixão pela fotografia foi despertada durante a aula de fotografia publicitária, ministrada pelo professor Silvio Machado (Bibo), e, desde então, ela tem se dedicado e explorado seu talento nessa área. A fotografia premiada foi uma das primeiras que ela capturou, o que torna o reconhecimento ainda mais especial.

A foto premiada de Elisa Rocha
Reconhecimento da instituição
A reitora do UniFOA, Ivanete Oliveira, manifestou grande satisfação ao parabenizar os estudantes dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo pela conquista do 26º Congresso. Em suas palavras, ela ressaltou o talento criativo, dedicação e competência dos discentes e docentes, enfatizando que essa vitória é um reconhecimento merecido pelo trabalho e excelência demonstrados em suas produções. “Essa conquista não só engrandece nossa Instituição de Ensino, mas também evidencia a relevância e o potencial desses cursos, na formação de profissionais de comunicação de alta qualidade. Parabéns, discentes e docentes por esse feito extraordinário”, finaliza.
Por meio da promoção de eventos, como congressos, simpósios e workshops, o Intercom cria um ambiente propício para o diálogo e a disseminação de novas ideias, onde profissionais experientes e novos talentos têm a oportunidade de interagir, compartilhar experiências e aprender uns com os outros. Essa troca enriquecedora contribui para o crescimento e a evolução contínua da Comunicação como um campo de estudo e prática.

Trabalhos premiados
PP06 – Fotografia publicitária (avulso)
Segurança com Detran – Elisa de Oliveira Rocha
PT08 – Histórias em quadrinhos (avulso)
Wallace Souza e os bandidos na TV – Annia Brum Tavares
Trabalhos finalistas – Expocom Sudeste
PT11 – Aplicativos de Comunicação (avulso)
SINDPASS: um aplicativo de mobilidade urbana – Lorena Jim Ferreira Santos (aluna líder)
PP08 – Cartaz (avulso)
Cartaz para a campanha de arrecadação para ONG Bem Me Quer – Lara Ricas Otaviano (aluna líder)
PP10 - Produção publicitária para TV e cinema (avulso)
Desinformação também mata - Thaís Juliano Fagundes Fraga (aluna líder)
PP05 – Spot (avulso)
Uso consciente da água - Emanuelle Figueiredo de Medeiros (aluna líder)
JO09 – Reportagem em jornalismo impresso (avulso)
Mulher + matemática = o cálculo perfeito - Natáscia Gomes Thuelher (aluna líder)
Trabalho Aprovado – Intercom Júnior
Relações Públicas e Comunicação Organizacional
O show de Rihanna no Super Bowl: considerações sobre a sociedade do espetáculo em 2023 – Yasmin da Silva Rodrigues

Por Bárbara Vidal
Estagiária de Jornalismo

Na última quarta-feira, 31, o Centro Histórico-Cultural Dauro Aragão, localizado no Campus Olezio Galotti, em Três Poços, foi palco de um evento cativante: a 4ª edição da Troca Literária. Com o propósito de promover a cultura, estimular o hábito da leitura e criar um espaço de troca de conhecimentos, o evento organizado pelas turmas do 4° ano e 3° período do curso de Publicidade e Propaganda do UniFOA encantou o público presente.
A Troca Literária, contou com uma programação repleta de atividades enriquecedoras que envolveram a comunidade local. O evento teve início à tarde, com a visita das escolas municipais Marizinha Félix, em Três Poços, e Maria do Carmo Fadul, em Pinheiral. Os jovens tiveram um período dedicado ao incentivo à leitura, com Anselmo Tavares da SMC (Secretaria Municipal de Cultura de Volta Redonda) e a aluna de Publicidade Samile Tavares com a contação de histórias, e a conscientização sobre o uso de drogas, em uma roda de conversa com o professor Edson dos Santos Ribeiro.
“Para a comunidade de Volta Redonda, o evento teve uma relevância significativa, permitindo que os participantes tivessem acesso ao UniFOA e vivenciassem um dia repleto de atividades enriquecedoras”, declarou Clarisse Netto, docente do curso e responsável pelo projeto. Além disso, a proposta envolveu a promoção da cultura, educação e arte em diversas vertentes, proporcionando um ambiente de aprendizado e entretenimento para todos.
Já no início da noite, ocorreu uma roda de conversa com os membros da Academia Volta-redondense de Letras, como a egressa Vivian Duarte, que participou do bate-papo com escritores. E durante os intervalos, os alunos do 3° período de Publicidade prepararam um pocket show musical para entreter o público.
Gabriel Resende, aluno do 4° ano, ficou responsável pela Roda de Rima (@rodaderimavr), que encerrou o evento com chave de ouro. “Acho muito importante a gente trazer esse tipo de projeto, onde movimenta cultura e lazer dentro da instituição, principalmente, durante esse período de semana de provas que está chegando, para dar uma descontraída”, declarou.
Professora Clarisse ainda destacou a importância da experiência para os estudantes: "A relevância do evento para os nossos alunos é trazer a cultura e a arte juntamente com a prática. Dentro do projeto, eles exercitam habilidades de promoção e organização de eventos, além de trabalharem na divulgação".
Pelo perfil do curso no Instagram, em uma publicação comemorativa pelo evento, a equipe agradeceu a todos que participaram e que fizeram da IV Troca Literária um grande sucesso. “Cultura, educação e a prática fazem a diferença na formação dos nossos alunos!".
[elementor-template id="11211"]
Por Bárbara Vidal
Estagiária de Jornalismo

Foram prorrogadas, até 05 de julho, as inscrições para o Programa Santander Graduação 2023 - apoio financeiro para estudantes do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA.
Conforme divulgado anteriormente, podem concorrer os alunos que estejam regularmente matriculados nos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação, nas modalidades presenciais e de Ensino a Distância (EaD), desde que atendam aos critérios do programa.
Segundo o calendário anterior, os cinco estudantes do UniFOA contemplados começariam a receber o pagamento da bolsa, na quantia de R$ 300 por mês, a partir do segundo semestre de 2023.
Com a mudança do cronograma, pelo Banco Santander, os bolsistas receberão o valor de R$ 900 em setembro, referente ao pagamento retroativo de duas parcelas (julho e agosto), além do próprio mês vigente.
Os detalhes referentes à prorrogação podem ser conferidos no link abaixo:
Prorrogação das inscrições para o Programa de Bolsas do Santander Graduação – Edição 2023
O edital completo, com as demais informações, deve ser conferido aqui:
Edital de Seleção – Programa de Bolsas do Santander Graduação – Edição 2023

Alunas do curso de Design do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA desenvolveram uma marca para artesãos de Volta Redonda. O objetivo principal é de ajudá-los a terem mais visibilidade, tanto nas redes sociais quanto nas etiquetas de seus produtos. Essa iniciativa faz parte do projeto Arigó, que tem como proposta a produção de peças artesanais que remetam à identidade de Volta Redonda, reproduzindo aspectos da memória, paisagem ou da própria identidade da cidade.
Por meio da disciplina Projetos Integrados, entre os cursos de Design, Publicidade e Propaganda e Sistemas de Informação, os estudantes atenderam às solicitações da diretora de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Volta Redonda, Débora Cândido.
“Este tipo de parceria oferece uma oportunidade única para construirmos conjuntamente estratégias de inovação que podem ser aplicadas no desenvolvimento de produtos e destinos turísticos. Por outro, o conhecimento e a capacidade de inovação latente tanto nos pesquisadores quanto nos alunos da graduação dos cursos. O presente projeto tem a premissa de atender às solicitações do município, tendo em vista que como Instituição de Ensino temos a oportunidade de colocar os alunos para realizarem práticas do conhecimento em situação real de projeto", explica a professora Patrícia Rocha, responsável pela disciplina de Projetos Integrados do Design.

A construção da marca do Artesanato Arigó contou com a participação dos alunos para desenvolveram cartões postais, mapa turístico, kit de publicidade e apoio no site para o projeto. "Uma marca é muito importante para o artesanato ter uma conexão maior com os clientes. Através de uma marca bem elaborada com os conceitos de design mostrando a capacidade do negócio dos artesãos, fica mais fácil para os consumidores se lembrarem dos produtos". Patrícia acredita que uma marca forte ajuda na imagem da empresa, de modo que fique na mente dos consumidores, aumentando as chances deles se tornarem clientes.
A primeira etapa da seleção foi feita pela diretora de Turismo, Débora Cândido, e as marcas escolhidas foram das alunas Kamini Villas-Bôas Carvalho e Brígida Regnier de Jesús do curso de Design. Já uma segunda etapa, as alunas irão desenvolver o manual da marca escolhida e entregar para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Volta Redonda.
O evento organizado para votar na melhor marca, aconteceu na segunda-feira, dia 20, no espaço Vírgula Hub VR, no Shopping Park Sul. Parceiro do UniFOA e da PMVR, contou com a presença da equipe da secretaria de turismo, artesãos, alunas do UniFOA e professores. A marca escolhida foi da aluna Kamini, do 3º período de Design, e ela contou como foi enriquecedor conhecer mais sobre esse projeto e os artesãos, além de ter se sentido gratificada por ter a mensagem que estava tentando passar em sua marca, entendida. “Essa experiência acrescentou muito na minha vida profissional, além de tratar com fatores reais e relevantes, foi um desafio criativo”.

Com a logo escolhida e desenvolvida, Débora espera apoiar o aprimoramento do processo de promoção e vendas e fortalecer iniciativas que valorizem a identidade de Volta Redonda: “Participamos de feiras e eventos, contamos com apoio da iniciativa privada e desejamos abrir mais espaço para um artesanato com identidade, e como Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, entendemos que é uma forma de fomentar o escoamento da produção”.
Brígida que também participou, mas não foi escolhida, amou fazer parte do projeto Arigó. “Este projeto me ajudou a trabalhar minha criatividade, trabalhar em grupo e me deu experiência sobre o mercado de trabalho, que com certeza irá agregar como uma futura profissional de Design”.

Gabriel Machado, estudante do 2º período de Publicidade e Propaganda, certificado em Adobe Photoshop
Cinco estudantes de graduação do UniFOA estão confirmados para competir a Seletiva Adobe Brasil 2023, no próximo sábado (25). Esse é um concurso que testará as habilidades de design dos participantes, a partir dos softwares Adobe Illustrator e Adobe Photoshop, e é a primeira vez que uma instituição do Sul Fluminense é convidada.
Entre mais de mil alunos espalhados pelo país, dois serão os grandes vencedores que representarão o Brasil em Orlando (EUA), no Campeonato Mundial dos Alunos Criativos com Tecnologias Adobe (Certiport’s Adobe Certified Professional World Championship).
Certificação
Mas para chegar à disputa em âmbito nacional, um dos critérios é ser oficialmente certificado nos softwares. Por isso, foi aplicada uma avaliação – com 30 questões teóricas e práticas - a estudantes de Design e de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Volta Redonda que se interessaram pela oportunidade.
A certificação aconteceu nesta quarta-feira (22), no Laboratório de Informática da instituição, no Campus Olezio Galotti, em Três Poços. A prova foi aplicada pelo gerente comercial Giuliano Pallos, da ENG DTP & Multimídia – organizadora da Seletiva Adobe Brasil, que elogiou o UniFOA: “Tudo aqui é muito organizado. É a melhor instituição que fui até agora”, considerando sua passagem por instituições dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

Os coordenadores de Publicidade e Propaganda, Douglas Gonçalves, e de Design, Aline Botelho, acompanharam de perto o processo e comemoraram a aprovação dos alunos. São eles:
Publicidade e Propaganda
Gabriel Machado (certificado em Adobe Photoshop)
Lorena Ferreira (certificada em Adobe Photoshop)
Lara Ricas (certificada em Adobe Photoshop)
Design
Mariana Poubel (certificada em Adobe Photoshop)
Italo Rezende (certificado em Adobe Illustrator)
[elementor-template id="11211"]
Oportunidade profissional e de experiência de vida
Todos eles já têm algum nível de vivência com os softwares em questão. A maioria já está no mercado de trabalho e utiliza pelo menos um deles como principal ferramenta. Como é o caso de Gabriel Machado, que tem experiência com Photoshop há sete anos e foi o primeiro a concluir a avaliação.
“A prova foi bem tranquila. Como eu já trabalho com o programa há bastante tempo, não tive dificuldade. Essa certificação vai ser ótima para meu currículo, porque é de fato uma comprovação do nosso conhecimento e reconhecida internacionalmente”, avalia o futuro publicitário, que está confiante para a etapa nacional.
Na seletiva do próximo sábado, os alunos usaram Illustrator e Photoshop para completar o desafio de design para um cliente sem fins lucrativos. A iniciativa acontece há três anos, sempre nas capitais dos estados brasileiros, segundo Giuliano Pallos.
Primeira vez no interior
Com a participação do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA, é a primeira vez que estudantes do interior do Rio de Janeiro têm essa chance. Essa oportunidade surgiu graças à parceria de anos entre a instituição e a empresa de softwares, que disponibilizou vouchers para que os universitários pudessem buscar essa certificação.
“O mercado de trabalho ainda não costuma exigir esse certificado, mas com certeza é um diferencial que agregará muito ao currículo dos estudantes. E essa participação é uma oportunidade única. Nossos alunos são muito capazes, estamos na torcida pelo bom desempenho nas próximas etapas”, ressalta a coordenadora de Design, Aline.
O coordenador de Publicidade e Propaganda concorda com a importância dessa conquista para os futuros profissionais e acrescenta que é “fundamental que os estudantes tenham interesse em iniciativas como essa, pois uma certificação como essa contribui para o perfil ideal dos nossos futuros egressos”.
Premiação do mundial
O primeiro e segundo lugares da Seletiva Brasil irão para o mundial. O Certiport’s Adobe Certified Professional World Championship está previsto para acontecer de 30 de julho a 02 de agosto 2023 em LW Marriott - Orlando. E os três primeiros colocados levarão para casa prêmios em dinheiro (dólar): 1º lugar - $ 8.000, troféu, medalha de conquista e certificado de vencedor; 2º lugar - $ 4.000, medalha de conquista e certificado de vencedor; 3º lugar - $ 2.000, medalha de conquista e certificado de vencedor.
Por Libânia Nogueira
Jornalista | MTB: 0039571/RJ

O curso de Publicidade e Propaganda do UniFOA recebeu a equipe da TV Rio Sul na última quinta-feira, dia 29, para bater um papo com os estudantes e tirar as dúvidas sobre como participar do 21º Talentos da Publicidade, que acontece no próximo ano. Essa premiação, tem o intuito de valorizar, incentivar e qualificar os profissionais da publicidade regional e, assim, tornar os intervalos comerciais mais atrativos.
O bate-papo aconteceu no Campus Olezio Galloti, em Três Poços, no prédio 9 (Comunicação). Além dos alunos, estiveram também o coordenador do curso, Douglas Gonçalves e a professora Clarisse Netto, que receberam a auxiliar de marketing da TV Rio Sul, Bianca Galesso, quem liderou a reunião.
Para o universitário Renato Mathias, o encontro foi bastante esclarecedor. “A reunião nos ajudou a entender os pormenores do projeto e tirar dúvidas em relação à produção”. Ele ainda comentou sobre esse contato com a profissional da TV Rio Sul: “Nos deu a oportunidade de sentir como funciona a interação no mercado de trabalho em nossa área.”
O tema da 21ª edição é “Uso das redes sociais na disseminação das fake news”, e a professora Clarisse falou sobre a importância desse assunto para os comunicadores e como ela espera que seus alunos consigam refletir e conscientizar a população em geral sobre essa questão das fake news. “É um trabalho muito interessante para os nossos alunos que vivem, trabalham e respiram nos ambientes digitais.”
O Centro Universitário de Volta Redonda incentiva a participação de nossos alunos para que eles tenham contato com o mercado de trabalho de forma real e ainda, de ter a possibilidade de produzir um material que será exibido na emissora. “Fomos premiados seis vezes, isso mostra o potencial do nosso curso na formação dos futuros profissionais”, completa Clarisse.
O evento chegou à 20ª edição em 2022 e é considerado o maior prêmio publicitário do Sul do RJ, com premiação em quatro categorias, incluindo a categoria Estudantes.
[elementor-template id="11211"]
Por Bárbara Vidal (estagiária)
Supervisão de Libânia Nogueira (jornalista)

O curso de Publicidade e Propaganda do UniFOA recebeu a equipe da TV Rio Sul na última quinta-feira, dia 29, para bater um papo com os estudantes e tirar as dúvidas sobre como participar do 21º Talentos da Publicidade, que acontece no próximo ano. Essa premiação, tem o intuito de valorizar, incentivar e qualificar os profissionais da publicidade regional e, assim, tornar os intervalos comerciais mais atrativos.
O bate-papo aconteceu no Campus Olezio Galloti, em Três Poços, no prédio 9 (Comunicação). Além dos alunos, estiveram também o coordenador do curso, Douglas Gonçalves e a professora Clarisse Netto, que receberam a auxiliar de marketing da TV Rio Sul, Bianca Galesso, quem liderou a reunião.
Para o universitário Renato Mathias, o encontro foi bastante esclarecedor. “A reunião nos ajudou a entender os pormenores do projeto e tirar dúvidas em relação à produção”. Ele ainda comentou sobre esse contato com a profissional da TV Rio Sul: “Nos deu a oportunidade de sentir como funciona a interação no mercado de trabalho em nossa área.”
O tema da 21ª edição é “Uso das redes sociais na disseminação das fake news”, e a professora Clarisse falou sobre a importância desse assunto para os comunicadores e como ela espera que seus alunos consigam refletir e conscientizar a população em geral sobre essa questão das fake news. “É um trabalho muito interessante para os nossos alunos que vivem, trabalham e respiram nos ambientes digitais.”
O Centro Universitário de Volta Redonda incentiva a participação de nossos alunos para que eles tenham contato com o mercado de trabalho de forma real e ainda, de ter a possibilidade de produzir um material que será exibido na emissora. “Fomos premiados seis vezes, isso mostra o potencial do nosso curso na formação dos futuros profissionais”, completa Clarisse.
O evento chegou à 20ª edição em 2022 e é considerado o maior prêmio publicitário do Sul do RJ, com premiação em quatro categorias, incluindo a categoria Estudantes.
[elementor-template id="11211"]
Por Bárbara Vidal (estagiária)
Supervisão de Libânia Nogueira (jornalista)

Thais Juliano, estudante do 2º período de PP, entrevista Adro Izidorio, professor de História. Foto: Stella Aragão
A conhecida Greve de 88, que marcou a história de Volta Redonda com a morte de três metalúrgicos, completa 34 anos nesta quarta-feira, 9 de novembro. E, não por acaso, esse assunto é um dos temas abordados no podcast “Histórias de Aço” - lançado pelos estudantes do segundo período de Publicidade e Propaganda, na disciplina Projetos Integrados, com a turma do segundo período de Jornalismo.
A iniciativa foi orientada pela professora Stella Aragão e contou com o coordenador dos cursos de JO e PP, Douglas Gonçalves. Segundo os envolvidos, o podcast é realizado a partir de leituras bibliográficas e entrevistas feitas com pessoas compromissadas com a pesquisa e a divulgação dos acontecimentos do município.
“A gente trabalhou com assuntos que circundam a história de Volta Redonda. A ideia é que esse projeto siga por mais alguns semestres, para que sejam trabalhados outros aspectos sociopolíticos da nossa cidade”, explica Stella, que exemplificou a antiga Rádio da CSN e a implantação do SUS em VR como possíveis temas para os próximos episódios.
Para esse início, foram escolhidas duas pautas: as greves, com todo o aspecto histórico que perpassa os movimentos da classe trabalhadora, e a história do Voltaço – o Volta Redonda Futebol Clube. “Abrangendo também as questões políticas dessa história, da formação social desse time e como impacta de uma forma regional”, destaca a docente.
A estudante Thais Juliano, do 2º período de Publicidade e Propaganda, foi quem entrevistou o professor de História Adro Izidorio, no episódio "Futebol e Política". Para ela, a experiência foi "particularmente muito satisfatória, porque além de ser um assunto que me desperta interesse, fui aluna do professor Adro durante o Ensino Médio. Então, revê-lo foi gratificante", conta.
Quanto ao assunto de forma geral, Thais avalia que é uma excelente oportunidade para conhecer mais sobre a história da cidade, que muitas vezes é "pouco falada ou distorcida com o passar do tempo, e com a correria do dia a dia não paramos para refletir", observa.
No primeiro episódio, o entrevistado foi o advogado Bruno Cecílio, mestrando em Sociologia e Direito e pesquisador que contribuiu com um panorama detalhado do histórico das greves dos trabalhadores da cidade de Volta Redonda. Portanto, esse trabalho da disciplina de Projetos Integrados vai muito além da prática acadêmica, como complementa Thais, que já conhecia um pouco da trajetória, mas começou a enxergar a cidade com outro olhar.
"Eu já conhecia um pouco da história de Volta Redonda, já que temos um peso significante na história do nosso país. Lembro de na escola ver fotos da CSN, nos livros didáticos, mas nunca tive a oportunidade de me aprofundar no assunto. E em 30 minutos de conversa descobri curiosidades e informações incríveis. Andar na cidade depois de descobrir algumas coisas é uma experiência completamente diferente. É como rever um filme, mas observando detalhes que não eram tão nítidos na primeira experiência, mas que com certeza fazem toda a experiência cinematográfica melhor", compara.
E além de toda a ativa participação dos estudantes na produção do "Histórias de Aço", eles também contaram com um apoio fundamental: o time da Rádio UniFOA, onde as entrevistas foram gravadas. "O projeto não seria realizado sem toda a equipe da Rádio UniFOA, que foi muito solicita, se empenhou bastante, ajudou na confecção das questões, da narrativa, isso é de extrema importância e relevância para o projeto", agradece a professora Stella Aragão.
Por Libânia Nogueira
Jornalista
Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha