A Sala Verde do Centro Universitário de Volta Redonda agora é UniFOA+Verde. A certificação, pelo Ministério do Meio Ambiente, aconteceu na última sexta-feira, dia 23. O espaço socioeducativo da instituição foi aprovado como participante do Projeto Salas +Verdes já na primeira chamada.
O espaço já existe e até o momento, o projeto implantado no Campus Universitário Olezio Galotti, em Três Poços, chamava-se Sala Verde Paraíba do Sul. Mas devido a mudanças do Ministério do Meio Ambiente, que suspendeu todas as salas verdes e relançou oficialmente a iniciativa, como Projeto Salas Verdes, a instituição concorreu novamente à seleção e foi aprovada.
Segundo a pró-reitora de Extensão, Ana Carolina Callegario, coordenadora do UniFOA+Verde, a partir de 2023 as atividades relacionadas à área ambiental e voltadas para toda a comunidade serão retomadas e futuramente as ações serão divulgadas.
Projeto Salas +Verdes
O Projeto Salas +Verdes incentiva a implantação de espaços educadores, para atuarem como centros de formação e informação ambiental, em consonância com as diretrizes do Ministério do Meio Ambiente e os princípios da Política Nacional da Educação Ambiental – PNEA. Compreende-se por Salas +Verdes o espaço dedicado ao desenvolvimento de atividades práticas de caráter educacional não formal, voltadas à temática da conservação e uso sustentável do meio ambiente e dos recursos naturais.
Entre os objetivos do Projeto Salas +Verdes estão o de incentivar a implantação de espaços ambientais não formais; fomentar melhores práticas de sustentabilidade em diversos campos; divulgar projetos, iniciativas e ações desenvolvidas pelas Salas +Verdes nas plataformas eletrônicas do MMA; promover processos formativos por meio da Educação Ambiental não formal; reconhecer a atuação das instituições no âmbito do projeto Salas +Verdes, por meio da emissão de declaração de monitoramento anual e integrar o projeto Salas +Verdes às demais ações do Departamento de Educação e Cidadania Ambiental.
Encerrada nesta sexta-feira (19), a Semana da Juventude no UniFOA levou uma oficina de sabão a vinte alunos dos 1º e 3º anos do Ciep 299, do bairro Santo Agostinho.
Na atividade, que foi conduzida pela professora Érica Rodrigues, os alunos receberam uma aula teórica na Sala Verde e em seguida se dirigiram para o Laboratório de Química, ambos no campus Olezio Galotti, em Três Poços, onde aprenderam na prática como fabricar sabão.
“Quando a gente fala em logística reversa, a gente fala também na questão ambiental e a gente tem trabalhado a questão da sustentabilidade. Considero muito importante para os jovens do (Ciep) Júlio Caruso terem essa atividade, o contato com essa ideia”, afirmou Kátia Aguiar de Souza, da Coordenadoria da Juventude de Volta Redonda.
A semana da Juventude aconteceu no UniFOA entre os dias 16 e 19 e envolveu jovens de várias regiões da cidade de Volta Redonda, que receberam orientações, participaram de debates, mesas redondas, palestras e outras atividades e fez parte do Mês da Juventude, mundialmente comemorado.
Saiba mais sobre tudo o que rolou aqui:
Projeto iniciou com aula teórica na segunda-feira (20), na Sala Verde.
Apoiado pelo UniFOA, começou na última segunda-feira (20) o projeto Mulheres na Obra. Com aulas teóricas ministradas na Sala Verde, no campus Olezio Galotti, a iniciativa reuniu instrutoras e doze mulheres - moradoras do Condomínio Minha Casa Minha Vida de Três Poços - para capacitação de pintura de parede.
A proposta foi feita pela empresa Singular Arquitetura e conta também com a parceria da Sherwin Willians, Toti Tintas e SOS Manas. A prioridade nas inscrições – gratuitas – foi a faixa etária dos 35 a 50 anos, porém o projeto contempla também todas as mulheres, a partir de 18 anos, com menos oportunidades sociais de ascender ao mercado de trabalho.
SOS Manas é uma das parcerias do projeto.
O curso tem carga horária de quatro horas por dia e segue até a próxima segunda-feira (27), dividido entre aulas teóricas e práticas. Um imóvel do bairro, já pré-selecionado, servirá para a finalidade das aulas práticas. “Por isso, não podemos abrir o curso para muitas mulheres ao mesmo tempo. São, no máximo, 20 por curso, para que possamos dar atenção total a cada uma delas”, explicou Daniela Alvarenga, da Singular Arquitetura.
Ela também explica como surgiu a ideia do curso: “Esta é uma iniciativa inclusiva para com as mulheres da região Sul Fluminense. Não é tão simples encontrar mão de obra especializada. Oportunizar empregos a mulheres devidamente qualificadas faz girar a economia da nossa região e melhora a qualidade de vida delas e de suas famílias”.
Durante o curso, elas recebem uma bolsa ecobag; uma camisa temática; material para anotação das aulas teóricas e insumos para as aulas práticas, como tintas, bandejas, pinceis, rolos, lixas, massa de correr e outros itens. No primeiro dia elas ainda receberam, como forma de boas-vindas, uma caixa de bombons, entregue pela Singular.
“O UniFOA abraçou essa causa das mulheres, oferecendo um lugar que elas tenham boa estrutura e tranquilidade para aprender, que é a Sala Verde e as auxiliando nos processos. Nós estamos dentro da Escola de Engenharia e é de nosso interesse este aprendizado. Pintura, acabamento, tem tudo a ver com Engenharia Civil. Então, nós estamos juntos nisso: o UniFOA, as mulheres, a Singular e todos os demais apoiadores do projeto”, afirmou a professora e doutora Ana Carolina Callegario, pró-reitora de Extensão do UniFOA.
Na próxima segunda-feira (27), último dia de aula, haverá a entrega do Certificado de Conclusão do Curso, feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que dará orientações de precificação dos serviços e abertura do MEI, entre outras informações importantes.
O UniFOA recebeu crianças atendidas pelo Projeto Missionário Amor em Ação, na tarde da última terça-feira, dia 07, para uma atividade na Sala Verde, no Campus Olezio Galotti, em Três Poços. A visita fez parte de uma ação trabalhada na disciplina de Projetos Integrados dos cursos de Engenharia Ambiental, Enfermagem e Ciências Biológicas do Centro Universitário de Volta Redonda.
A visita contou com a demonstração de produção de sabão a partir de óleo de cozinha reciclado, uma prática sustentável com objetivo de ensinar sobre a importância do descarte correto da substância e as possibilidades de reaproveitamento. Tema fundamental nesta Semana do Meio Ambiente para incentivar que as crianças compartilhem o conhecimento com suas famílias e essa se torne uma atitude permanente nas residências.
Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha