Estudantes do curso de graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), campus de Pinheiral, participaram nessa quarta-feira (3), de aulas práticas no Laboratório de Anatomia e no Núcleo de Atividade Virtual de Ensino (Nave) do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), localizados no campus Olezio Galotti, em Três Poços. A visita acadêmica foi solicitada por professoras do IFRJ, através da Supervisão de Eventos, para atividade extracurricular.
Durante a visita, os 20 alunos do 3º e 4º períodos, e três professoras do IFRJ tiveram a oportunidade de conhecer de perto toda a infraestrutura da instituição, em especial os dois laboratórios de anatomia humana, como forma de complementar o conhecimento adquirido na graduação. A farmacêutica e professora da disciplina de Anatomia e Fisiologia Humana, Camila Siqueira, falou sobre a experiência:
“Nesta aula prática, os estudantes têm a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre o corpo humano, uma vez que não temos um anatômico em nosso campus de Pinheiral, e o UniFOA sempre nos recebeu muito bem, tanto que este é o terceiro ano consecutivo que fazemos esta visita e os alunos gostam bastante, pois faz a diferença. Conhecer a infraestrutura do UniFOA é muito importante, uma vez que aqui tem várias oportunidades para eles, como os diversos cursos de pós-graduação”, explicou, acrescentando que eles esperavam ansiosos por este dia.
Para a promotora da Supervisão de Eventos, Lara Prado, a atividade foi solicitada através de um programa de visitas da instituição, que pode ser acessado através do site, onde poderá optar por uma visita guiada e/ou aula prática.
“Essas visitas são importantes não apenas para a Supervisão de Eventos, mas para o UniFOA de forma geral, pois sabemos a diferença que esses estudantes terão após essas aulas, como parte do preparo para o mercado de trabalho, que a cada dia requer um profissional mais qualificado. Os nossos professores são preparados para dotar os acadêmicos com conhecimento de excelência e a nossa infraestrutura é inovadora, moderna e tecnológica”.
A aula prática no Nave foi a mais aguardada pelos estudantes, que tiveram contado direto com a realidade virtual a favor da aprendizagem. É o caso de Sara de Souza Oliveira, 22 anos, uma das alunas do IFRJ presentes:
“Essa experiência é diferente de tudo que já vi, pois ajuda a visualizar de maneira fácil o corpo humano e entender como ele funciona. Fez toda a diferença! Com as ferramentas oferecidas, conseguimos aproximar as imagens e enxergar por dentro e por fora do órgão, como por exemplo a maneira como o sangue passa no coração, de forma bem clara, sem gerar dúvidas. Valeu muito à pena vir aqui e quando estiver lecionando vou batalhar para trazer minhas turmas para o UniFOA. É muito interativo, não só para quem é da graduação, mas para os níveis técnico e até o Fundamental, pelo fácil acesso”, afirmou, entusiasmada.
E é com a mesma animação que a professora Helaine Mendonça, uma das que acompanharam os alunos, falou da experiência:
“É a primeira vez que venho ao Nave e a realidade virtual já é uma experiência magnífica para trabalhar e facilita bastante para o estudo e a compreensão dos órgãos. São duas formas de aprendizado distintas, mas o Laboratório de Anatomia complementa o que vemos no Nave. No curso de licenciatura não existe a obrigatoriedade de aulas em salas específicas de anatomia humana, pois eles vão trabalhar mais com a parte teórica, como o nome dos órgãos e funcionamento. Então, este contato é fundamental para uma melhor compreensão. É um “a mais” que a disciplina oferece aos alunos do IFRJ”, salientou.
No Laboratório de Anatomia, os acadêmicos tiveram aula com o professor do curso de Medicina, Marcos Cunha, que falou sobre o corpo humano e suas funções, usando peças de corpos verdadeiras para enriquecer suas explicações.
Para o aluno Gabriel Lisboa, de 19 anos, o aprendizado foi excelente e complementou tudo aquilo que já havia estudado teoricamente:
“É a primeira vez que compareci a um laboratório de anatomia humana e achei bem interessante, pois a prática nos faz entender melhor, porque poder visualizar as partes do corpo humano torna muito mais fácil de compreender o que aprendemos na teoria. A visita foi educativa e fez muita diferença para o meu conhecimento”, garantiu.
Quem estiver interessado em conhecer o Campus Olezio Galotti, no bairro Três Poços, para uma visita guiada, basta clicar no link https://www.unifoa.edu.br/unifoa-experience/ e marcar a melhor data.
[elementor-template id="11211"]
Alunos do Pré-Enem (pré-vestibular social) conheceram as instalações do UniFOA, no campus Olezio Galotti, em Três Poços, na última quinta-feira (3). A visita fez parte da programação do 'Agosto Jovem' organizado pela Coordenadoria Municipal da Juventude, para comemorar o Mês da Juventude, instituído no município em 2021 para ampliar as comemorações pelo Dia do Estudante (11) e Dia Internacional da Juventude (12).
O intuito foi apresentar o Centro Universitário a estudantes que estão se preparando para o vestibular. Os jovens tiveram a oportunidade de conhecer o laboratório de Microbiologia e Parasitologia, laboratório de Microscopia, Anatomia Patológica e Histologia, Morfofuncional e Anatômico do curso de Medicina, e ainda visitaram o estúdio da Rádio UniFOA, dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, orientados pela equipe de Eventos.
Larissa Garcez, coordenadora da Juventude da PMVR, destacou o impacto positivo que a visita dos alunos do pré-vestibular social ao UniFOA representa para esses jovens. Com origens no pré-vestibular social, a experiência de conhecer um ambiente universitário como o do UniFOA é inédita para muitos deles. Essa visita não apenas abre portas para novas perspectivas, mas também estimula e encoraja os alunos a sonharem além do que eles imaginavam ser possível.
“Essa visita representa o primeiro contato deles com uma universidade em nível acadêmico, e é um momento fundamental para inspirá-los a buscar novos horizontes e acreditar que podem ingressar numa universidade", enfatizou Larissa.
A experiência de percorrer o campus e conhecer laboratórios vai muito além de simples imaginação. As fotos podem dar uma pequena ideia do quão surpresos e entusiasmados eles estão com o ambiente universitário. Conforme Larissa destaca, essa proximidade com a realidade acadêmica é o que estimula o desejo de ingressar no ensino superior e buscar a realização de seus sonhos.
"Ao verem de perto os laboratórios e sentirem a atmosfera universitária, esses jovens são encorajados a sonhar e a entender que uma universidade é muito mais do que eles poderiam imaginar. Essa visita vai além da escolha do curso específico, ela permite que eles experimentem o universo acadêmico, que conheçam um campus e compreendam que esse contato é transformador", ressaltou a coordenadora da Juventude.
Ela destacou o papel fundamental que essas visitas desempenham ao estimular os jovens a sonharem e a considerarem novas possibilidades em suas vidas. Para ela, como representante do poder público, é essencial despertar e mostrar diferentes realidades e oportunidades para esses estudantes, para que eles possam fazer escolhas informadas sobre seus futuros. E quando uma universidade como o UniFOA se une a essa causa, o sucesso é garantido.
"A parceria estabelecida com o UniFOA é de grande importância, e a universidade tem sido uma aliada valiosa desse pré-vestibular social. Além disso, temos atividades relacionadas ao desenvolvimento de extensão, como o nosso site, que foi inteiramente pensado pelos alunos da instituição. Estamos também trabalhando em parceria para um podcast sobre a história da cidade, envolvendo os alunos de comunicação da universidade", compartilhou Larissa.
Ela enfatizou o papel de ser uma ponte entre os jovens e o poder público, canalizando parcerias com instituições como o Centro Universitário para desenvolver projetos que impactem positivamente a cidade. A intenção é incentivar a criação de projetos que dialoguem com os coletivos e grupos existentes na universidade, como atléticas e associações acadêmicas, buscando oportunidades para contribuir significativamente para o desenvolvimento da comunidade local.
Durante a visita à rádio, os jovens tiveram contato com as produções do estúdio e, no final, um dos alunos teve a oportunidade de gravar um áudio. Emily Gonzaga, aluna do terceiro ano do Colégio Manoel Marinho, na gravação da sonora compartilhou suas impressões e entusiasmo em conhecer de perto a área médica e, mais especificamente, o laboratório anatômico da universidade. Empolgada com o que viu, ela revelou seus planos futuros: "Futuramente estarei aqui!", afirmou, expressando seu desejo de cursar Medicina no UniFOA.
Sobre a Coordenadoria da Juventude:
A Coordenadoria da Juventude tem o papel de formular, elaborar, gerenciar e acompanhar programas em conjunto com outras secretarias, e contribuir para o desenvolvimento da identidade e da autonomia dos jovens, assegurando o efetivo trabalho no desenvolvimento de políticas públicas municipais voltados para a juventude.
Visite o UniFOA:
As visitas fazem parte do projeto UniFOA Experience, cuja visitação é aberta a todas as escolas da região, do estado do Rio de Janeiro e de outros estados. Os agendamentos podem ser feitos pelo site, telefone (24) 3340-8400 (ramais 8508 e 8372), WhatsApp ou e-mail
[elementor-template id="11211"]
Por Bárbara Vidal
Estagiária de Jornalismo
Fotos: Filipe Ferrão
O Centro Universitário de Volta Redonda, em projeto de visitação às escolas, foi ao Colégio Macedo Soares – Rede MV1 no início do mês de maio para apresentar modalidades que o UniFOA podem oferecer aos colégios gratuitamente, além de conhecerem melhor sobre a instituição.
O professor Edson dos Santos Ribeiro está à frente desse projeto e apresentou aos alunos das turmas (213 MA e MB; 211 MA e MB; 212 MA) as atividades que o UniFOA tem a oferecer, como: produção de podcasts, oficinas de técnica de apresentação em público, roda de conversa com temas variados, além do UniFOA Experience, onde as escolas podem visitar o Campus Olezio Galotti, em Três Poços.
“É o UniFOA de portas abertas para os colégios, para que os alunos possam vivenciar esse mundo universitário. Com esse projeto, indo até as escolas, facilita, fazendo com que eles possam ter uma experiência maior. Então, está sendo super agradável visitar os colégios, estar em contato com os alunos e espero que com essa atividade possamos trazer mais alunos do ensino médio para a universidade, e termos êxito junto aos nossos jovens”, detalha o professor.
Esse projeto em que o UniFOA vai até as escolas é de suma importância para estreitar laços entre os colégios e a instituição, e o professor Edson continuará dando seguimento as visitas as escolas. O próximo encontro, inclusive, já está agendada e será no Colégio Nossa Senhora do Amparo, em Barra Mansa.
Acesse o site UniFOA Experience e saiba mais sobre as atividades ofertadas: Visita orientada, #partiuUniFOA, OpenLab, Universitários por um dia; UniFOA na escola e Oficina de Podcast.
Por Bárbara Vidal
Estagiária de Jornalismo
A supervisora de Eventos Lara Prado esteve, nesta terça-feira (27), no estúdio da Rádio 98,9 FM (Sintonia do Vale), com o comunicador e titular do Programa Dário de Paula.
A pauta girou em torno das visitas de alunos e escolas que se cadastram para conhecer a instituição, seus laboratórios, atividades, salas de aula e professores nos vários programas disponibilizados pelo centro universitário.
Lara falou primeiramente sobre o Portas Abertas, evento que reúne jovens do ensino médio, com várias atividades e premiações. E explicou que este ano, as inscrições para o Portas Abertas terminaram em apenas duas semanas: “foram mais de 70 escolas inscritas, totalizando 3.250 alunos”. A edição 2022 do evento acontecerá em 18 de outubro, data de aniversário do UniFOA, que completará 55 anos. Ela mesma já participou como visitante do Portas Abertas: "a experiência foi muito bacana, ainda me lembro do quiz e das outras atividades".
Além do Portas Abertas, o centro universitário disponibiliza outras experiências dentro do Programa UniFOA Experience, como a Visita Orientada, que é feita acompanhada de um guia pelo campus; o #Partiu UniFOA, em que os estudantes têm a possibilidade de conversar com os professores da instituição e descobrir todos os detalhes sobre a área de interesse; o Open Lab, feito para os estudantes de ensino médio que desejam uma aula nos laboratórios com os professores dos cursos; o Universitário por um dia, em que o estudante tem a possibilidade de viver um dia como universitário na área de sua escolha e finalmente o UniFOA na Escola, em que os cursos vão até a escola solicitante, com atividades que demonstram, na prática, como é o ensino superior.
Todas estas ações têm um objetivo, segundo Lara: “é despertar o interesse pelo ensino superior, para os cursos que o UniFOA oferece e pelas áreas de trabalho. Porque como nós temos muito contato com o mercado de trabalho e a gente traz a experiência prática, o objetivo de tudo é que o jovem possa vivenciar o ensino superior, o mercado de trabalho e tudo que ele pode oferecer”.
Estudantes e escolas que queiram se cadastrar para um dos programas ou projetos devem entrar em contato com os telefones: 3340-8400 Ramais 8505 e 8372 ou pelo WhatsApp: (24) 99979-5117. O cadastro também pode ser feito por aqui.
Lara Pinheiro, supervisora de Eventos, explicou sobre UniFOA Experience no Programa Dário de Paula
Escolher uma profissão para seguir é uma das tarefas mais difíceis para o estudante após a conclusão do Ensino Médio. Nesse momento de definição, é preciso contar com uma instituição que valorize o contato com o mundo universitário e profissional.
No UniFOA, você encontra exatamente isso com o programa “UniFOA Experience”. Uma série de atividades imersivas que levarão ao verdadeiro significado do universo universitário. Aqui, você vai conhecer a sua futura profissão, os laboratórios de ponta, infraestrutura do campus e, até mesmo, acompanhar uma aula prática ou teórica bem de perto. A escolha é sua, portanto, viva essa experiência!
São mais de quatro atividades disponibilizadas e todas gratuitas, acessíveis e interativas para os estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Técnico.
Visita Orientada - Agende uma visita com um guia pelo Campus Olezio Galotti e conheça salas de aulas e laboratórios de interesse.
#PartiuUniFOA - Um momento que os estudantes têm a possibilidade de conversar com os professores da instituição e descobrir todos os detalhes sobre a área de interesse.
OpenLab - Abrimos as portas dos nossos laboratórios para que os estudantes de ensino médio possam ter uma aula com os professores dos cursos.
Universitário por um dia - Tem curiosidade em saber como são as aulas no UniFOA? Agende uma aula experimental e viva um dia como universitário.
Segundo a Supervisora de Eventos da Fundação Oswaldo Aranha (FOA), Lara Pinheiro, as ações disponibilizadas pela instituição aproximam os estudantes da realidade da profissão e universidade. “
A partir da vivência em um dos programas do UniFOA Experience, os estudantes são mergulhados nas realidades da atividade escolhida de forma prática ou teórica, alinhando a realidade profissional com as áreas da futura profissão. Com isso, já durante as primeiras formações acadêmicas, eles terão a oportunidade de estarem conectados com o universo universitário”, disse Lara Pinheiro.
Entrevista no Programa Dário de Paula
Nesta terça-feira (28), o UniFOA participou de uma entrevista no Programa Dário de Paula, na Rádio Sintonia do Vale (98,9 FM). O tema foi as atividades do “UniFOA Experience”. Assista à entrevista completa aqui.
Inscreva-se no UniFOA Experience!
Ficou com dúvidas sobre os programas? Fale com nossa equipe da Central de Relacionamento pelo telefone (24) 3340-8445, WhatsApp ou acesse nossas redes sociais.
Sempre de portas abertas à comunidade, o UniFOA recebeu, na última quarta-feira (04), a turma do terceiro período de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) do campus Pinheiral. Muito mais que uma visita, os estudantes tiveram uma aula prática de anatomia no prédio de Medicina, no Campus Três Poços.
Essa oportunidade aconteceu através do programa OpenLab, é uma das propostas do UniFOA para que alunos externos possam aprender com professores dos cursos do Centro Universitário nos laboratórios.
Dessa vez, quem ministrou a aula – de Anatomia Geral - foi o professor Igor Dutra Braz. Ele focou em ensinar sobre o funcionamento dos braços do corpo humano, tema que já havia sido trabalhado com a turma, segundo a professora Camila Monteiro Siqueira, que leciona a disciplina de Anatomia e Fisiologia Humana aos estudantes do IFRJ.
“Mostrei os aspectos anatômicos e funcionais dos ossos, articulações, músculos, vasos sanguíneos e nervos dos membros superiores. Eu sugeri temas à professora e ela escolheu esse, pois os alunos já tinham aprendido a parte teórica” explicou o professor.
A professora Camila contou que a turma se interessou pela visita e foi uma grata surpresa saber dessa oportunidade oferecida pelo UniFOA. E todos se mobilizaram para poder estar presente nesse momento.
“Eles tinham muita vontade de ter aula prática, tanto que todos vieram. Sem dúvida, essa vivência agrega muito para o aprendizado e foi excelente para complementar com o conteúdo que eles têm nas aulas teóricas.
O encantamento tomou conta dos onze estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas, que saíram do laboratório já com vontade de retornar para uma próxima experiência. Esse momento superou as expectativas da turma, como declarou a aluna Jeniffer dos Santos Oliveira, de 23 anos, com muito entusiasmo.
“Foi ‘maneiraço’ conhecer melhor cada detalhe. Uma aula prática faz toda a diferença e me deixou ainda mais apaixonada pela profissão. Ter as explicações do professor e visualizar ao mesmo tempo com certeza nos ajuda a entender melhor”, destacou.
O OpenLab é um dos programas que faz parte do UniFOA Experience, um guia para as famílias e escolas que desejam conhecer mais o Centro Universitário. No caso do OpenLab, a Instituição abre as portas dos laboratórios para que os estudantes externos possam ter uma aula com os professores dos cursos.
Outros serviços ofertados para que a comunidade vivencie o UniFOA são: Visita Orientada, #PartiuUniFOA, Universitário por um Dia, Pocket Live, Maratona Enem, UniFOA Talks e Portas Abertas.
Os interessados podem solicitar a visita através do formulário no site; pelo telefone (24) 3340-8400 - Ramal: 8508 | 8372; pelo WhatsApp: (24) 999795117; ou por e-mail: eventoseprojespeciais@foa.org.br.
Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha