Avaliado pela comunidade acadêmica, egressos e sociedade civil organizada da região Sul Fluminense, o UniFOA alcançou o índice de 94% de satisfação. Esse resultado é muito expressivo e motivador e foi alcançado em avaliação realizada entre os dias 20 de setembro e de 30 de outubro de 2021.
A Pesquisa de Satisfação e Opinião (PSO) é um momento anual em que a comunidade acadêmica se posiciona, de forma a auxiliar a instituição a manter seu alto nível de qualidade.
“Com a Pesquisa de Satisfação e Opinião (PSO), é possível identificar oportunidades de melhoria em termos de ensino, pesquisa, extensão e de infraestrutura para garantir e maximizar a satisfação da comunidade acadêmica”, afirmou Sergio Ricardo Bastos de Mello, responsável pelo setor da Comissão Própria de Avaliação (CPA), uma comissão autônoma, responsável pelo processo de avaliação interna.
Portanto, a participação de cada um nesse processo é muito importante para a manutenção da excelência do ensino do UniFOA.
Alunos do sétimo período de Engenharia Mecânica participaram de uma aula prática e exposição de protótipos bólidos com motor do tipo Stirling (que consiste em duas câmaras com temperaturas diferentes, sendo que a dilatação do ar nessas câmaras move um pistão (ou êmbolo), gerando trabalho mecânico. Como não há emissões de poluentes por parte da substância de trabalho - gases ou o ar atmosférico - os motores de Stirling são considerados de ciclo fechado). A aula aconteceu no sábado (04), em frente ao prédio 18, da Engenharia, no campus Três Poços.

Alunos participantes da atividade prática da disciplina de Sistemas Térmicos, ministrada pelo professor Diniz Félix
O The Stirling Day reuniu 18 alunos e cinco protótipos, que foram construídos em grupos. A atividade constitui parte da disciplina de Sistemas Térmicos, ministrada pelo professor Diniz Félix. “É possível fazer um protótipo em casa e para os alunos é quase que uma brincadeira. Mas eles levam a sério, porque sabem que vale nota e fazendo os alunos podem ver o funcionamento deles”, afirmou o professor. O trabalho faz parte do sistema das avaliações da disciplina e equivale a trinta por cento de uma das notas.
A aluna Crislaine Riguete disponibilizou a oficina da família pra quem tivesse qualquer necessidade com ferramentas e deu sua opinião sobre a aula prática: “Esta é uma atividade de muita importância pra nossa formação, porque as dificuldades nos obrigam a pensar. São muitas tentativas até acertar como uma peça deve ser colocada pra que tudo funcione. Então, a gente tem que estudar e pesquisar muito. Só aprende quem faz”, ela afirmou.
Ao todo, foram feitos cinco protótipos, todos com a mesma descrição: o motor se move pela variação de temperatura, onde uma vela esquenta o pistão pela parte inferior do motor e a água gelada resfria o mesmo na parte superior. Foram utilizados materiais diversos, como latas (refrigerante, energético, atum, extrato de tomate, leite em pó, tinta, solvente, CD, bexiga, bombril, algodão, canos de PVC, arame, com base em madeira). Os protótipos são movidos a álcool.
Segundo a estudante Maria Vitória da Silva de Araújo, as aulas são ótimas, porque eles colocam a mão na massa, literalmente. “A gente consegue aplicar tudo que aprende em sala de aula e isso nos ajuda a ter uma noção melhor, porque nem todos têm experiência com fábrica ou indústria. Muitos ainda não tinham visto um maquinário de perto. E com coisas simples que a gente tem em casa, a gente consegue fazer conformação mecânica”, ela explicou.

Protótipo feito pelos alunos Daniel Neves, Patrick Oliveira, Vitor Peixoto e Matheus Pinheiro

Protótipo feito pelos alunos Hellen Alves, Paulo Vitor Nunes, Maria Vitória Araújo e Mariana Abdouni

Protótipo feito pelos alunos Hiago Paiva, Crislaine Riguete e Fabiana Bittencourt

Protótipo feito pelos alunos Vitor Hugo, Iago Moreira e Pedro Henrique Teixeira

Protótipo feito pelos alunos Asafe Melo, Gustavo Baylao, João Pedro marques, Douglas Lima
Professores e outros profissionais de Medicina se reuniram nesta sexta e sábado (03 e 04) para debater a revisão e reformulação do currículo do curso, para um currículo por competência.
O encontro, realizado no campus Três Poços, foi liderado pela pedagoga e doutora curriculista Cássia Ferri, de Blumenau, Santa Catarina, e é estruturado na ideia de construção de um currículo por competências. Desde o início deste ano os encontros já vinham ocorrendo de forma remota, mensalmente, e este é o primeiro em modo presencial.
Na sexta feira, o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso, que é o responsável por fazer essa reformulação do currículo, com o apoio dos profissionais do SPI (Setor Pedagógico Institucional) e do PEI (Procuradoria Educacional e Institucional) reuniram-se durante todo o dia para discutir os principais eixos a serem adotados para efetivação da proposta.

O trabalho de Cássia, segundo os profissionais envolvidos, tem ajudado muito nas reflexões necessárias para as alterações do processo. “De forma mais efetiva, sua presença envolve os professores e traz essa ideia de currículo por competência pra dentro da instituição de um jeito mais organizado, mais estruturado e bem fundamentado, principalmente”, afirmou Bruna Casiraghi, responsável pelo SPI.
“Não é mais possível pensar que nós podemos formar profissionais nos nossos cursos de Medicina ou nos nossos cursos de formação que não estejam preparados para esses desafios do futuro. Então eu louvo a iniciativa do UNIFOA neste sentido, porque é muito importante que a instituição se prepare, se organize para preparar profissionais para o século vinte e um, para que estes se apropriem de conhecimentos, habilidades, atitudes e ferramentas que possibilitem um futuro com mais qualidade e que eles consigam de forma muito competente enfrentar os desafios”, afirmou Cássia.

No sábado ocorreu um novo encontro, híbrido, com todos os professores do curso para discutir e definir a implantação do novo currículo.
O coordenador Júlio Aragão afirmou que o curso está caminhando muito bem, graças a este trabalho que está sendo desenvolvido pela especialista em currículos: “Nós já estabelecemos as seis principais competências do médico e com isso estamos trabalhando agora de que maneira o nosso currículo vai se comunicar com essas competências. Então, basicamente agora vamos desenvolver cada uma dessas seis grandes competências do médico”, finalizou o coordenador.

Supervisor de Marketing do UniFOA, Alexis Aragão Couto detalhou como acontece o processo seletivo.
O Vestibular 2022.2 do UniFOA foi assunto em destaque no Programa Dário de Paula na manhã desta terça-feira (31). Em entrevista, o supervisor de Marketing, Alexis Aragão Couto, detalhou ao vivo como acontece o processo seletivo, que segue com inscrições abertas para 17 cursos de graduação, que contemplam as áreas de Exatas, Humanas e Saúde (com exceção de Medicina).
Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Design, Direito, Educação Física, Enfermagem; Engenharias Ambiental, Civil, Elétrica, Mecânica e de Produção; Jornalismo, Nutrição, Odontologia, Publicidade e Propaganda e Sistemas de Informação.
Com taxa grátis, o candidato pode escolher entre duas modalidades de ingresso: com a nota do Enem ou a partir da realização de uma redação on-line. No site do UniFOA, os interessados acessam os editais completos das duas opções, que possuem versão também em Libras.
Aqueles que concluíram o Ensino Médio em 2021 e vão ingressar na faculdade no segundo semestre tiveram um pouco mais de tempo para se organizar de forma geral. Tanto em relação à vida financeira, quanto aos próprios estudos.
Outra vantagem é que além de estar com a mente um pouco mais descansada, enfrentará também menos concorrência. E academicamente, não há diferença nenhuma em começar a graduação no meio do ano. Afinal, os estudantes terão acesso ao mesmo conteúdo de quem começou a estudar no começo do ano, pois entram em uma nova turma.
As aulas do segundo semestre estão previstas para começar em 8 de agosto. Mas antes mesmo do início do período letivo, quem se matricula no UniFOA já pode usufruir dos benefícios oferecidos pela instituição. Como o Clube FOA, com condições especiais para atividades físicas, acesso à biblioteca, tanto de forma on-line quanto presencial, com direito a empréstimo de livros; tem a plataforma Office 365 liberada; os serviços de saúde oferecidos no Campus Três Poços, entre outras vantagens.
Assista à entrevista na íntegra aqui e confira mais detalhes.
Outras informações podem ser obtidas pelo WhatsApp de atendimento: (24) 3340-8445 ou pelo chat na página do vestibular.
As inscrições para o Processo Seletivo 2022.2 - Programa Educação em Ação – com concessão de bolsas de estudos para os cursos de graduação do UniFOA, com ingresso limitado ao segundo semestre de 2022, a ser realizado pelo seu Núcleo de Seleção Acadêmica (NSA), de acordo com as regras e condições estabelecidas no Edital 04/2022, seguem até o dia 27 de Maio (sexta-feira) às 21h.
O ingresso nos cursos de graduação é destinado a todos os candidatos que tenham concluído o ensino médio ou que possuam o certificado de conclusão e/ou diploma deste nível, realizado nos Centros de Educação de Jovens Adultos (CEJA), desde que classificados nas provas do processo seletivo.
Não há taxa de inscrição. Cada curso disponibiliza 11 vagas e são eles: Administração; Ciências Biológicas; Ciências Contábeis; Design; Direito; Educação Física; Engenharias; Jornalismo; Nutrição; Publicidade e Propaganda e Sistemas de Informação.
A inscrição deverá ser realizada pelo Portal do Candidato, no link.
Mais informações sobre os cursos aqui.
Considerada uma das profissões mais tradicionais do país, a formação em Administração oferece um leque de atuações, que vão desde a gestão de empresas públicas e privadas até do próprio negócio
No Curso de Administração do UniFOA, você terá disciplinas básicas que vão te preparar para as disciplinas mais específicas, tais como: Teoria Geral de Administração, Matemática, Estatísticas Contabilidade e Economia. E posteriormente, as disciplinas específicas, que englobam Gestão de Marketing, Gestão Financeira e Orçamentária; Sistema de Informação Gerencial, Direito Empresarial e do Trabalho, Gestão da Produção e Operações; Gestão Estratégica de Pessoas; Gestão de Materiais e Patrimônio; Gestão Pública, Logística; Jogos de Empresas, além de Gestão de Projetos.
A professora e coordenadora do curso, Patrícia Reis, explica sobre os diferenciais do curso de Administração do Centro Universitário de Volta Redonda: “são as possibilidades de carreira, tais como Gestão de Pessoas; Planejamento Estratégico; Marketing; Auditoria e Consultoria, e Finanças”. Ou seja, há um universo muito amplo a ser explorado pra quem gosta desta área.
A graduação ainda permite desenvolver diversas habilidades valorizadas no mercado, como as soft skills: resiliência, originalidade, criatividade e conexão com as pessoas e outras, como solução de problemas, liderança, colaboração, avaliação de riscos, otimização de recursos e postura gerencial.
Venha ser um profissional plural! Faça Administração no UniFOA e garanta um futuro brilhante neste mercado tão concorrido.
Agora que você já conhece muitos motivos pra se decidir por esta profissão tão importante no mercado, saiba mais sobre o nosso curso em: https://www.unifoa.edu.br/graduacao/administracao/
As inscrições para o vestibular do segundo semestre estão abertas e não têm taxa de inscrição*.
*A isenção é válida para todos os cursos, exceto Medicina
Alunos de Nutrição, Odontologia, Enfermagem, Educação Física e Direito participaram, no sábado (14) do Café Cultural, no Bairro Cotiara, em Barra Mansa. A ação contou com parceria do UniFOA - através do Escritório da Cidadania, e realizada pela Tenda Espírita Pai Cambinda, junto com o grupo de Capoeira Guardiões do Quilombo; Associação de Moradores da Cotiara, e contou ainda com apoios do SAAE, ISMEL e Secretaria de Cultura.

Alunos de Nutrição no atendimento
A ação teve como objetivo o desenvolvimento da comunidade, a promoção da cidadania plena e garantia da dignidade humana.
Alunos e professores realizaram atendimento para a comunidade local e orientações odontológicas, de escovação, de nutrição, jurídicas e de Educação Física, entre outras atividades.
A aluna Andressa, do sétimo período de Nutrição, observa que a ação foi bastante proveitosa para a comunidade: “Eu acho muito interessante, porque esta é uma comunidade muito carente e eles tiveram acesso a coisas que não têm normalmente, no dia a dia, que são orientações sobre várias questões. Nós aqui estamos fazendo orientação nutricional, mas tem várias outras orientações, como as do Direito, por exemplo, que é também muito legal, porque muitos não conseguem contratar um advogado. Como pessoa e como estudante, este momento está sendo muito valioso pra mim”, afirmou a estudante.

Crianças recebem orientações brincando
O presidente da Associação de Moradores do bairro Cotiara, Rosemar de Souza, ficou bastante satisfeito com a ação: “Isso aqui é muito importante na comunidade pra gente divulgar a parte odontológica, a parte de fazer vários tipos de tratamentos. E todos os outros atendimentos também, todos são de muita importância. Estamos aqui apoiando eles e toda vez que tiver, nós estaremos aqui para dar o apoio”, reiterou.
A XXIII Semana Jurídica do Direito, que este ano comemora 20 anos de curso promoveu, entre os dias 09 e 12 de maio, palestras e oficinas práticas para alunos e convidados, no Campus Três Poços, tanto por meio da plataforma Microsoft Teams quanto presenciais, ocorridas no Centro Cultural Dauro Aragão e no auditório William Monachesi.

Abertura da Semana Jurídica, com a coordenadora do Direito Daniele do Amaral
O objetivo da Semana é proporcionar aos alunos o aprendizado de conteúdos transversais, interdisciplinares e práticos, estimulando a interação e ampliando conhecimentos. A Semana Jurídica é uma das ações de fomento à qualificação dos alunos e formação continuada aos egressos. Várias pesquisas do curso nascem das experiências vivenciadas nessa oportunidade, justamente por apresentar várias formas de visão e um convite aos questionamentos, fomentando uma discussão qualificada.
A primeira palestra, ocorrida na segunda-feira (09), foi realizada pelo deputado federal Dr. Antônio Furtado, que atuou como delegado da Polícia Civil por mais de dez anos na região Sul Fluminense. O tema abordado foi “Lei Maria da Penha – Conhecer para se proteger”.

Dr. Antônio Furtado na palestra Lei Maria da Penha - Conhecer para se proteger
O segundo dia (10), abordou a palestra “13 de Maio e a reparação: o parecer da OAB sobre os aspectos jurídicos da reparação da escravidão negra”, com o Dr. Humberto Adami, Conselheiro da Seccional OAB/RJ, presidente da Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra (CEVENB) da OAB RJ e da Comissão da Igualdade Racial do Instituto dos Advogados Brasileiros (CIR IAB).

Palestra 13 de Maio e a reparação: o parecer da OAB sobre os aspectos jurídicos da reparação da escravidão negra” foi proferida por Dr. Humberto Adami
A última palestra ocorreu na quinta-feira (12), através da plataforma Microsoft Teams, com o tema “Gestão estratégica de escritórios de advocacia”, realizada pelo advogado Dr. Luiz Fernando Chacon, autor de três livros: Manual de Prática Forense; Prática Forense para estagiários e Teoria e prática – Responsabilidade Civil.
A Semana ainda promoveu oficinas, ocorridas nas salas do Curso de Direito e no Centro Histórico-Cultural Dauro Aragão: Inquérito policial na prática (foto abaixo); Por que e como potencializar sua graduação e seu reflexos na carreira profissional; Técnicas para atender um cliente; Roda de debate: a importância da ONU e seu papel sobre a guerra.

Oficina Inquérito policial na prática, ocorrida no Centro Histórico
Relevância dos temas
A professora Daniele do Amaral, coordenadora do Curso, afirma que a semana produziu muitos frutos: “Tivemos ótimos palestrantes, que souberam passar seus conhecimentos, com temas de extrema relevância para quem opera no meio jurídico. A última delas, com orientações sobre gestão estratégica de escritórios de advocacia casou com a oficina de técnicas para atender um cliente e estas mostraram a importância da gestão no dia a dia do escritório e como realizar a captação do cliente, entre outros temas, que não são tratados na graduação. Uma complementou a outra. Na verdade, todas as oficinas foram de grande interesse para alunos e convidados”, afirmou a coordenadora.

Dr Dario Aragão, Coordenador do Escritório da Cidadania do UniFOA; Dra Daniele do Amaral, Coordenadora do Curso de Direito e Dr Luiz Henrique de Oliveira Júnior, presidente da CVENB OAB Niterói
Deseja conhecer mais sobre o Curso de Direito?
As inscrições para o vestibular 2022.2, segundo semestre, vão até setembro, com taxa zero.
Não perca a chance de conhecer mais sobre o curso e faça sua inscrição.

Sempre de portas abertas à comunidade, o UniFOA recebeu, na última quarta-feira (04), a turma do terceiro período de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) do campus Pinheiral. Muito mais que uma visita, os estudantes tiveram uma aula prática de anatomia no prédio de Medicina, no Campus Três Poços.
Essa oportunidade aconteceu através do programa OpenLab, é uma das propostas do UniFOA para que alunos externos possam aprender com professores dos cursos do Centro Universitário nos laboratórios.
Dessa vez, quem ministrou a aula – de Anatomia Geral - foi o professor Igor Dutra Braz. Ele focou em ensinar sobre o funcionamento dos braços do corpo humano, tema que já havia sido trabalhado com a turma, segundo a professora Camila Monteiro Siqueira, que leciona a disciplina de Anatomia e Fisiologia Humana aos estudantes do IFRJ.
“Mostrei os aspectos anatômicos e funcionais dos ossos, articulações, músculos, vasos sanguíneos e nervos dos membros superiores. Eu sugeri temas à professora e ela escolheu esse, pois os alunos já tinham aprendido a parte teórica” explicou o professor.

A professora Camila contou que a turma se interessou pela visita e foi uma grata surpresa saber dessa oportunidade oferecida pelo UniFOA. E todos se mobilizaram para poder estar presente nesse momento.
“Eles tinham muita vontade de ter aula prática, tanto que todos vieram. Sem dúvida, essa vivência agrega muito para o aprendizado e foi excelente para complementar com o conteúdo que eles têm nas aulas teóricas.

O encantamento tomou conta dos onze estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas, que saíram do laboratório já com vontade de retornar para uma próxima experiência. Esse momento superou as expectativas da turma, como declarou a aluna Jeniffer dos Santos Oliveira, de 23 anos, com muito entusiasmo.
“Foi ‘maneiraço’ conhecer melhor cada detalhe. Uma aula prática faz toda a diferença e me deixou ainda mais apaixonada pela profissão. Ter as explicações do professor e visualizar ao mesmo tempo com certeza nos ajuda a entender melhor”, destacou.
O OpenLab é um dos programas que faz parte do UniFOA Experience, um guia para as famílias e escolas que desejam conhecer mais o Centro Universitário. No caso do OpenLab, a Instituição abre as portas dos laboratórios para que os estudantes externos possam ter uma aula com os professores dos cursos.
Outros serviços ofertados para que a comunidade vivencie o UniFOA são: Visita Orientada, #PartiuUniFOA, Universitário por um Dia, Pocket Live, Maratona Enem, UniFOA Talks e Portas Abertas.
Os interessados podem solicitar a visita através do formulário no site; pelo telefone (24) 3340-8400 - Ramal: 8508 | 8372; pelo WhatsApp: (24) 999795117; ou por e-mail: eventoseprojespeciais@foa.org.br.
A Comissão de Direito e Liberdade Religiosa do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), uma das Instituições mais respeitadas e antigas do país, fundada em 1873, com sede no Rio de Janeiro promoveu um seminário, intitulado "Desafios do exercício da fé no ordenamento jurídico nacional" que resultou em livro, em que vários profissionais foram convidados a uma colaboração. Todos os palestrantes – quase 20 – se tornaram coautores do livro.
O professor do Curso de Direito do UniFOA, nas disciplinas de Direito e Bioética; História do Direito e Ética Profissional, Luiz Cláudio Gonçalves Junior participou com um capítulo intitulado “Subterrâneo Laico e Consciência Ecológica: o direito ao exercício espiritual nas profundezas da Terra", tema que também norteou sua palestra no seminário, que leva o mesmo nome do livro. Ele conta que mostrou como é comum o exercício espiritual em cavernas, seja por católicos, budistas e de outras religiões, explicando que o local onde se exerce a fé pode ser qualquer um.

Professor Luiz Cláudio
“Além disso, busquei introduzir a responsabilidade do homem na preservação desses espaços, especialmente por ser rico em recursos hídricos, apontando que é possível conciliar religião com preservação ambiental. Neste sentido, exige-se um maior diálogo entre todos para que a pluralidade religiosa e seu exercício sejam respeitados, pois até mesmo o subterrâneo deve ser considerado laico”, explicou.
O seminário, que aconteceu no plenário da IAB, no Rio de Janeiro, em abril, está disponível aqui.
Quer conhecer mais sobre o Curso de Direito do UniFOA?
O vestibular 2022.2 está com inscrições abertas para o segundo semestre. Faça sua inscrição aqui.
Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha