Se o seu objetivo é atuar como agente transformador da sociedade e defender os direitos de populações em situação de vulnerabilidade, a faculdade de Serviço Social pode ser o caminho certo para a sua carreira.
A profissão é regulamentada e fiscalizada pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e pelos Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS), responsáveis por garantir a qualidade e a ética no exercício profissional.
O assistente social encontra boas oportunidades no mercado de trabalho e pode atuar no desenvolvimento de projetos, planos e políticas públicas e privadas voltados para o bem-estar coletivo. Além disso, há espaço para pesquisas, elaboração de laudos técnicos e estudos socioeconômicos, entre outras atividades que fortalecem a justiça social.
Quer entender melhor como funciona a graduação em Serviço Social e quais são as perspectivas profissionais dessa área? Continue a leitura!
O curso de bacharelado em Serviço Social tem duração média de quatro anos e oferece uma formação sólida para que o profissional possa atuar em diferentes contextos: seja na esfera pública, privada ou no terceiro setor.
A matriz curricular é diversificada e proporciona uma visão crítica e reflexiva diante de diferentes cenários sociais. Entre as disciplinas que o aluno encontrará ao longo da graduação estão:
Ao final do curso, o estudante deve realizar o Trabalho de Conclusão (TCC) e o estágio supervisionado obrigatório, que possibilita a vivência prática da profissão e o contato direto com a realidade social.
O profissional formado em Serviço Social precisa ter vocação para lidar com pessoas de diferentes perfis e contextos. Por isso, características como paciência, empatia, boa comunicação e sensibilidade são fundamentais.
É igualmente importante ter capacidade de análise crítica, saber se posicionar diante de situações delicadas e tomar decisões rápidas em cenários de desigualdade social. O assistente social também deve estar preparado para buscar soluções que garantam o acesso da população a direitos essenciais como saúde, habitação, previdência, educação, assistência social e trabalho.
A carreira em Serviço Social apresenta excelentes perspectivas profissionais. A demanda por assistentes sociais está presente não apenas em grandes centros urbanos, mas também em municípios menores, principalmente em áreas ligadas à administração pública.
Esse profissional atua na defesa dos direitos da sociedade, especialmente de grupos como:
Para exercer a profissão, é necessário ter o diploma de graduação e obter o registro no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS).
Os campos de atuação são variados, incluindo:
A faculdade de Serviço Social é uma escolha estratégica para quem deseja contribuir ativamente com a redução das desigualdades e a promoção da justiça social. Trata-se de uma carreira em expansão, com amplo campo de atuação e oportunidades principalmente no setor público, mas também com possibilidades no setor privado e em organizações sociais.
Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha