Um momento especial marcou o último sábado, dia 24, no Auditório William Monachesi, no campus Olezio Galotti, em Três Poços. Egressos da 9ª turma de Educação Física do UniFOA se reencontraram após 41 anos de formados, época em que era chamada Escola de Educação Física de Volta Redonda.
Os profissionais que estudaram juntos de 1979 a 1981 participaram de um dia recheado de história e emoção. No início da manhã, foram recepcionados pelo pelo coordenador, Silvio Vilela.
“O curso é de todos e são todos muito bem-vindos à nossa casa. Para chegar onde está hoje, o curso contou com a participação de muitas pessoas e esses momentos de encontros nos faz ver a importância de cultuarmos nossa história”, comentou o professor. “Precisamos lembrar sempre de onde viemos e com quem viemos para entender como e por que estamos aqui hoje”, completou.
A reunião, que estava para acontecer no 50º aniversário do curso, no ano de 2021, foi adiado em razão da pandemia da Covid-19. “Agora, em 2022, quando o curso comemora o seu 51º aniversário e a 9ª turma comemora 41 anos de formada, fizemos um encontro em grande estilo”, comemorou Silvio.
Egressa da turma de 1981, Nadeja Varginha, que atualmente é professora do curso de Medicina da instituição, fez uma fala emocionante aos colegas. Lembrou de fatos e situações que marcaram os anos de convivência, das dificuldades e, principalmente, do compartilhamento de ombros amigos de colegas e professores socorrendo a quem precisava.
O evento também culminou com a entrega das carteiras de egressos dos presentes em forma de colação de grau. Para depois, visitarem as novas instalações do curso de Educação Física, onde foi inaugurada uma placa comemorativa. Em seguida, foi realizado um tour pelo campus e fotos na frente do antigo casarão, a única construção no campus que permanece igual ao momento em que eles se graduaram.
À noite, houve ainda um baile de gala no salão Grafite Hall, no bairro Aero Clube. para confraternização dos profissionais e seus familiares.
[elementor-template id="11211"]
Apresentação de dança
Um talk show marcou, nesta quinta-feira (01/09), no Auditório William Monachesi a XXIV edição do Encontro de Professores e Alunos de Educação Física (EPAEF), evento que acontece a cada dois anos no Centro Universitário de Volta Redonda, campus Três Poços, cujo público alvo são os estudantes recém-chegados à instituição. O título do evento foi Empregabilidade em Educação Física: Profissionais de sucesso. O evento coincidiu com a celebração pelo Dia Nacional do Profissional de Educação Física (Lei Federal nº 9696 em 1998).
Estiveram presentes o assessor da presidência da FOA, Márcio Lins; o pró-reitor de Educação a Distância e Tecnologias de Ensino do UniFOA, professor mestre Rafael Teixeira dos Santos; Rose Vilela, professora e secretária municipal de Esporte e Lazer de Volta Redonda e professor mestre Paulo Celso Magalhães, ex-Coordenador dos cursos de Educação Física do UniFOA.
“O encontro se justifica pela busca no encantamento dos discentes pelo curso e pela profissão, através do contato deste discente com egressos que, formados em diferentes momentos dos últimos 50 anos, conseguiram atingir o sucesso na profissão atuando em diversos vieses profissionais dentro da área", explicou o coordenador do curso, professor Silvio Vilela.
Estudantes
O EPAEF reuniu profissionais da Educação Física, egressos do UniFOA, que atuam em escolas, academias, como personal training, gestores, empresários e acadêmicos, incluindo os que estão atuando na área da saúde, cujo nicho tem se mostrado excelente e ainda pouco explorado. Três apresentações musicais feitas por estudantes da Educação Física, sob o comando dos professores Beatriz Rennó Chaves e Cláudio Delunardo serviram para animar ainda mais a plateia já entusiasmada.
O talk show aconteceu sob o comando do professor Rodolfo Silva e reuniu sete profissionais da área, de diversos nichos, que também estavam no palco, contaram suas experiências e responderam perguntas dos estudantes, mediadas pelo professor doutor Cláudio Delunardo Severino, que também esteve responsável pela apresentação do evento e números musicais. A exceção foi o ex-professor do UniFOA Helton de Sá, cuja participação aconteceu de forma remota, diretamente de Viçosa (MG). Os demais profissionais que participaram de forma presencial foram: Aline Malta, Carolina Magalhães, Fabrício Carvalho, Denilson Aparecido, Pedro Hermano e Igor de Souza.
Os egressos Fabrício Carvalho, Denilson Aparecido, Pedro Hermano e Igor de Souza.
Um destes profissionais, Aline Malta é gestora de pessoas em uma academia em Volta Redonda e contou um pouco de sua experiência: “Hoje estou completando um ano no cargo. Eu comecei no estágio e resolvi colar com os melhores da academia, comprei serviços deles pra saber como trabalhavam, fazia mais do que me pediam, entregava mais do que esperavam e ficava mais tempo do que o básico do estágio. Neste processo eu recebi muita ajuda, empréstimos de livros, orientações, dei todas as aulas coletivas e isso me ajudou muito a descobrir o que eu gostava e o que não gostava. E descobri que adorava organizar coisas e resolver problemas. Gostava de organizar as aulas, providenciar o espaço, o horário e informar os professores. Então minha dica para os estagiários é: não faça um estágio apenas pela remuneração ou pelas horas que tem que entregar na faculdade. Faça com o coração, faça enxergando o futuro”, ela explica.
As egressas Aline Malta (à esquerda) e Carolina Magalhães
Confira outras fotos do evento:
Professores e outros profissionais de Medicina se reuniram nesta sexta e sábado (03 e 04) para debater a revisão e reformulação do currículo do curso, para um currículo por competência.
O encontro, realizado no campus Três Poços, foi liderado pela pedagoga e doutora curriculista Cássia Ferri, de Blumenau, Santa Catarina, e é estruturado na ideia de construção de um currículo por competências. Desde o início deste ano os encontros já vinham ocorrendo de forma remota, mensalmente, e este é o primeiro em modo presencial.
Na sexta feira, o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso, que é o responsável por fazer essa reformulação do currículo, com o apoio dos profissionais do SPI (Setor Pedagógico Institucional) e do PEI (Procuradoria Educacional e Institucional) reuniram-se durante todo o dia para discutir os principais eixos a serem adotados para efetivação da proposta.
O trabalho de Cássia, segundo os profissionais envolvidos, tem ajudado muito nas reflexões necessárias para as alterações do processo. “De forma mais efetiva, sua presença envolve os professores e traz essa ideia de currículo por competência pra dentro da instituição de um jeito mais organizado, mais estruturado e bem fundamentado, principalmente”, afirmou Bruna Casiraghi, responsável pelo SPI.
“Não é mais possível pensar que nós podemos formar profissionais nos nossos cursos de Medicina ou nos nossos cursos de formação que não estejam preparados para esses desafios do futuro. Então eu louvo a iniciativa do UNIFOA neste sentido, porque é muito importante que a instituição se prepare, se organize para preparar profissionais para o século vinte e um, para que estes se apropriem de conhecimentos, habilidades, atitudes e ferramentas que possibilitem um futuro com mais qualidade e que eles consigam de forma muito competente enfrentar os desafios”, afirmou Cássia.
No sábado ocorreu um novo encontro, híbrido, com todos os professores do curso para discutir e definir a implantação do novo currículo.
O coordenador Júlio Aragão afirmou que o curso está caminhando muito bem, graças a este trabalho que está sendo desenvolvido pela especialista em currículos: “Nós já estabelecemos as seis principais competências do médico e com isso estamos trabalhando agora de que maneira o nosso currículo vai se comunicar com essas competências. Então, basicamente agora vamos desenvolver cada uma dessas seis grandes competências do médico”, finalizou o coordenador.
Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha