Amanhã à noite, quarta-feira (31/05) às 20h acontecerá no Campus Universitário Olezio Galotti um evento aberto à comunidade FOA/UniFOA com degustação de produtos criados por alunos do 4º período de Nutrição. A atividade será no antigo espaço da Cafeteria Supimpa, faz parte da disciplina de Bromatologia e Tecnologia de Alimentos da professora Kamila Nascimento e trabalha com a interdisciplinaridade entre o curso e o Design. O programa, que existe há anos, é liderado pela professora Patrícia Rocha, da disciplina de Produção Gráfica, que convidou o curso de Nutrição para participar da ação. Alunos do 3º período de Design criaram as embalagens para os produtos que serão expostos na feira gourmet.
As turmas terão suas produções avaliadas por professores e participantes. “São vários produtos similares ao que tem no mercado, mas ligado a uma linha funcional”, explicou a professora. Biscoitos, cookies, brownies e até goiabinhas na linha fitness e saudável estão no cardápio.
Biscoito funcional tipo goiabinha com farinha de linhaça, leite desnatado, mel, farinha de aveia, goiabada zero adição de açúcar e canela em pó.
Brownie funcional: farinha de arroz branca, amido de milho, chocolate 60%, manteiga ghee, ovos e demerara
O UniFOA está com inscrições abertas para o processo seletivo de tutores e estudantes para o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) 2022/2023. As vagas são destinadas a alunos (a partir do 2º período) e professores dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Medicina, Nutrição e Odontologia, desde que atendam aos requisitos que constam no edital do programa.
Os interessados devem se inscrever até o dia 25 de julho pelo link: https://forms.office.com/r/CQKQP6kKvz. Em cada curso, serão selecionados oito estudantes e um docente após avaliação classificatória conforme os critérios descritos no edital abaixo. No mesmo documento, os candidatos podem conferir os detalhes quanto a bolsas e outras informações sobre o PET-Saúde.
10ª Edição - Gestão e Assistência
Com a finalidade de aprimorar o processo de promoção da integração entre ensino - serviço e comunidade como parte da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), o Ministério da Saúde (MS), por meio da sua Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), lança, em 2022, a 10ª edição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde).
Com o tema “Gestão em Saúde e Assistência à Saúde”, o edital ofertará bolsas para os docentes, os profissionais de saúde e os estudantes de graduação, com o objetivo de estimular práticas de ensino-aprendizagem na realidade do trabalho em saúde, de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Saiba mais aqui.
Professor Elton Bicalho, à esquerda, é o novo secretário do CRN-4; e o coordenador Alden dos Santos Neves, à direita, conselheiro dessa nova gestão: "Inova CRN-4".
O coordenador de Nutrição do UniFOA, Alden dos Santos Neves, e o professor Elton Bicalho tomaram posse no Conselho Regional de Nutricionistas da 4ª Região (Rio de Janeiro e Espírito Santo). A cerimônia aconteceu na última sexta-feira, dia 10, na Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), onde Alden assumiu o cargo de conselheiro suplente no CRN-4 e Elton o de secretário da respectiva diretoria.
Segundo o novo secretário, essa é uma grande conquista para os nutricionistas e técnicos de Nutrição, principalmente do Sul Fluminense, que pela primeira vez tem três representantes da região no conselho.
“Essa oportunidade vai nos proporcionar mais força, visibilidade e voz perante os quase 24 mil nutricionistas que somos atualmente no estado. De fato, é uma conquista muito importante, me sinto privilegiado em fazer parte dessa gestão, que já vem fazendo várias inovações, com processos que tendem a melhorar, ainda mais, não só os atendimentos aos profissionais, mas também aproximar os alunos, que são os futuros profissionais o conselho, e também realizar outras atividades para fortalecimento da categoria”, afirmou o professor Elton Bicalho.
Foto: Maurício Bazilio
Eleita em 13 de maio, a chapa “Inova CRN-4” assume a gestão para os próximos três anos (2022/2025), composta por 18 conselheiros e com o compromisso de promover inovação para melhorias e valorização profissional da classe, como destaca o conselheiro Alden.
“Com a nova gestão, o curso de Nutrição do UniFOA passa a ter dois representantes diretamente no órgão de classe, graças à nossa relação excelente e de longa data com o CRN-4. E nos aproxima visceralmente do conselho de nossa classe profissional. É uma honra para nós, como profissionais, por podermos contribuir diretamente para o crescimento da profissão. Além disso, reafirma nosso papel como docentes, comprometidos com a formação de profissionais críticos, éticos e atuantes”, frisou o coordenador do UniFOA.
Seminário de Transição do CRN-4
No sábado, dia 11, aconteceu o Seminário de Transição para o novo plenário, em que a gestão anterior (Renova CRN) apresentou o funcionamento do conselho ao novo colegiado (Inova CRN). O encontro também aconteceu no Rio e foram realizadas atividades focadas no aprimoramento das equipes e novos conselheiros.
Foto: Maurício Bazilio
Junto aos novos membros, Elton e Alden foram apresentados aos funcionários e fiscais do Conselho Regional de Nutricionistas e às coordenações. Participaram do encontro representantes e integrantes de todos os setores que compõem a autarquia: Fiscalização, Ética, Jurídico, Atendimento à Pessoa Física e Pessoa Jurídica, Administrativo, Financeiro e Comunicação.
No seminário, ainda foi realizada uma palestra sobre Comunicação Não Violenta e uma oficina prática sobre Gestão de Tempo. Além de uma apresentação da Comissão de Ética, com informações sobre os trabalhos realizados no último triênio.
O UniFOA arrecadou um total de 163 litros de leite em uma campanha de arrecadação, de 22 de março a 13 de abril, que foram doados ao Banco de Alimentos de Volta Redonda. As doações foram destinadas a oito instituições da cidade que atendem famílias em situação de vulnerabilidade social. Os pontos de coleta se concentraram na Pró-Reitoria de Extensão e no prédio do curso de Nutrição.
A ideia surgiu a partir do VIII Encontro do UniFOA de Extensão "Estreitando Laços com a Comunidade", que contou com a participação da coordenadora de Segurança Alimentar da Prefeitura de Volta Redonda, Cristiane Seabra, egressa de Nutrição do Centro Universitário da turma de 2005.
Na oportunidade, Cristiane palestrou a respeito do Banco de Alimentos e destacou a importância das campanhas de doação para o programa municipal de segurança alimentar. Esse tem como objetivo diminuir o desperdício de alimento e colaborar para manutenção de 39 instituições beneficentes que fornecem comida à população carente.
"Um dos objetivos da extensão é envolver a comunidade acadêmica com a sociedade. Promovendo a cidadania e consciência social", destacou Marcelo Mendes, professor de Nutrição e membro do Núcleo de Atividades Complementares ligada à Pró-Reitoria de Extensão, que participou da campanha junto à Pró-Reitora, Ana Carolina Callegário; além dos também nucleadores Luciana Werneck e Rogério Pereira.
"Com a pandemia, a fome aumentou demais. E estamos em busca de fazer o mapeamento para conseguir atender todas as famílias da cidade. E por isso precisamos muito de ajudas como essa para ofertar alimentos em quantidade e qualidade. Estamos muito felizes e extremamente agradecidos com todo esse apoio, que superou as nossas expectativas, pois foram 163 litros de leite, além de uma lata de leite em pó", comemorou a coordenadora de Segurança Alimentar.
Entidades atendidas com as doações
Associação Beneficente O Resgate
Centro Espírita Cirineus
Centro Espírita O Sal da Terra
GEUFA;
Casa da Criança e do Adolescente
Apadefi
Centro Espírita A Caminho da Luz
Conselho Central de Volta Redonda de São Vicente de Paulo - Pinto da Serra
Para receber as doações no UniFOA, também esteve o presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Volta Redonda (Comsea), William Carvalho, que também é vice-presidente do Conselho de Alimentação Escolar (CAE).
Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha