Entenda melhor como funciona um programa de trainee!

Sabemos do receio dos recém-formados em não conseguirem entrar no mercado de trabalho tão rapidamente, ainda mais com a ampla concorrência em várias áreas. Nesse sentido, preparar-se para um programa de trainee, que é diferente do estágio, torna-se uma opção interessante no início de uma carreira próspera.

Muitos alunos já ouviram falar dessa possibilidade, mas não entendem como funcionam esses programas e de que maneira é feita a seleção. Por isso, preparamos um post para esclarecer melhor o assunto.

Continue a leitura e descubra como participar e quais são os pré-requisitos exigidos dos candidatos.

O que é um programa de trainee?

É um programa direcionado para quem vai começar a carreira. É oferecido por grandes empresas que buscam identificar e preparar talentos, visto que, no trainee, o candidato adquire aprendizado e competências com os gestores. As vagas têm o objetivo de preparar o profissional para cargos gerenciais e de liderança. Assim, os salários são bastante atrativos, ainda mais em relação a um recém-formado.

Como o programa funciona?

O trainee é regulado pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e tem duração que pode variar de 6 meses a 4 anos. A ideia é que o candidato passe pelo chamado “job rotation”, ou seja, conheça a empresa de modo integral, desenvolvendo atividades mais complexas e aprendendo a ser mais produtivo.

Assim, ele passa por diferentes setores de uma organização, como vendas, financeiro, marketing, gestão de pessoas, entre outros. Como o intuito da companhia é treinar e desenvolver os profissionais, o caminho natural é que o candidato seja contratado ao final do programa.

Leia também:  Faculdade de Serviço Social: entenda por que esse é o curso para você!

Como é o processo de seleção?

O processo de seleção de um programa de trainee é bem longo, podendo durar alguns meses, afinal eles querem selecionar os melhores profissionais. Desse modo, o candidato passa pelas seguintes etapas:

• inscrições online;
  • plataforma com jogos digitais ou testes de inglês, raciocínio lógico e atualidades;
  • apresentação pessoal com entrevista em vídeo;
  • dinâmica de grupo — presencial ou online;
  • painel de negócios, em que é preciso resolver um case para os diretores;
  • entrevista com gestores.

O que fazer para participar?

O profissional precisa ficar atento aos programas de trainee oferecidos pelas empresas, de modo a não perder os prazos de inscrição. Para se inscrever, é necessário preencher os dados e enviar o currículo, de maneira online.

Apesar de as vagas serem tentadoras, o ideal é o candidato pesquisar a fundo a empresa e o programa oferecido antes de se inscrever. Dessa maneira, ele participará somente dos processos que se enquadrem em seu perfil.

Quem pode participar?

Apesar de ser simples fazer a inscrição, para participar de uma seleção de trainee é necessário:

• estar no último ano da faculdade ou ser formado há, no máximo, dois anos;
  • ter inglês ou espanhol avançado ou fluente;
  • apresentar soft skills, como proatividade, dinamismo, flexibilidade, senso de liderança, criatividade, entre outras;
  • estar disposto a mudar de cidade ou estado.