Saiba como manter o equilíbrio emocional em momentos de incertezas

Cada ano é singular por algum motivo. No caso de 2020, o grande diferencial está sendo a pandemia do novo coronavírus — ou COVID-19 —, que fez com que o mundo parasse e a população se isolasse em suas casas.

Além dos perigos causados pelo vírus, a pandemia também gera uma série de problemas envolvendo a saúde mental. Por isso, é preciso manter o equilíbrio emocional nesses momentos de incertezas.

Pensando nisso, neste post, vamos explicar como a pandemia de COVID-19 impacta a nossa saúde mental e emocional e como manter o equilíbrio nesse momento. Continue a leitura e confira!

Como a pandemia de COVID-19 gera impactos na saúde mental e emocional?

O clima de incertezas causado pela pandemia do novo coronavírus gera uma série de impactos na saúde mental e emocional de todos nós. Afinal, não apenas ficamos vulneráveis a essa ameaça, como também tememos os seus impactos para o futuro — como uma possível recessão mundial e o aumento do número de desempregos.

Tudo isso faz com que os sentimentos de medo, de ansiedade e de exaustão tornem-se mais presentes, o que gera o desequilíbrio emocional, um dos maiores desafios desse momento em que vivemos. Afinal, é esse equilíbrio que influencia a nossa qualidade de vida, produtividade e felicidade.

Como manter o equilíbrio emocional em momentos de incertezas?

É preciso manter a calma e a sensatez para não deixar que o medo domine as suas emoções. Para isso, conversar com amigos e familiares é uma boa forma de receber ajuda, colocar os sentimentos ruins para fora e se preservar.

Leia também:  O que é o estudo intercalado e quais os benefícios dessa técnica?

A seguir, veja outras formas de manter o equilíbrio emocional.

Crie momentos prazerosos

Você já percebeu que a tendência é percebermos mais os momentos difíceis do que os de prazer? Vire esse jogo e comece a criar, conscientemente, ações prazerosas no seu dia a dia.

Desfrute de uma boa xícara de chá, aproveite o sol que entra pela janela e procure encontrar a felicidade nas pequenas coisas ao seu redor.

Pratique o autoconhecimento

Para alcançar o equilíbrio emocional, é fundamental praticar o autoconhecimento. Como esse processo está ligado à autoestima, é preciso entender as suas limitações para, então, fortalecer as suas qualidades.

Reconecte-se com quem está próximo

Nada melhor do que ter o apoio da família e dos amigos durante os momentos difíceis, certo? Mesmo com o isolamento social por conta da pandemia, ainda é possível contar com a ajuda e o carinho dessas pessoas, seja por telefonemas, seja por chamadas de vídeo na internet.

Manter essas conexões com quem nos faz bem também é uma ótima maneira de ter controle sobre suas emoções e saúde mental.

Cuide da sua saúde física

Cuidar da saúde física é fundamental para manter todo o seu organismo em equilíbrio, assim como as suas emoções. Portanto, procure praticar exercícios físicos — pode ser pequenas caminhadas dentro de casa —, mantenha-se hidratado, faça refeições balanceadas e tenha uma boa noite de sono.

Leia também:  Como funciona o vestibular UniFOA? Confira este guia

Exercite a sua mente

Você já deve ter ouvido aquele ditado que diz que cabeça vazia é oficina do diabo, não é mesmo? Ele não está errado: normalmente, tendemos a criar pensamentos negativos quando estamos desanimados ou sem praticar atividades que exercitem a mente — como assistir às aulas ou trabalhar.

Para passar pelo isolamento com a saúde mental e o equilíbrio emocional em dia, procure adicionar à sua rotina afazeres que lidem com o raciocínio, como fazer tricô ou crochê, estudar algo de que goste, resolver jogos de palavras cruzadas, assistir a filmes ou, até mesmo, pintar.

Como vimos, manter o equilíbrio emocional é fundamental para passar por momentos de incerteza — como os causados pela pandemia do novo coronavírus — com a saúde mental intacta. Dessa forma, é mais difícil desenvolver quadros de ansiedade, depressão e síndrome do pânico, por exemplo.

Se você gostou das nossas dicas para manter o equilíbrio emocional, compartilhe este texto com os seus amigos nas redes sociais!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas