Descubra como melhorar o networking por meio de 4 dicas incríveis

Muitos estudantes começam a faculdade sem saber como melhorar o networking. De fato, pensar nisso é muito importante para o desenvolvimento pessoal e profissional, porque uma boa rede de contatos pode fazer a diferença na vida de qualquer pessoa.

A questão é que a maioria das pessoas se preocupam com isso somente quando entram no mercado de trabalho ou a partir do momento que desejam atingir cargos mais altos. A verdade é que mesmo quem só se dedica aos estudos deve fortalecer seu networking para aprender, ensinar, crescer e multiplicar suas oportunidades.

Quer saber como fazer isso? Confira as dicas a seguir!

1. Seja proativo

A proatividade é uma característica relevante para construir um bom networking, já que não dá para esperar que as outras pessoas ao seu redor façam tudo, não é mesmo? Entrar em contato, se apresentar, conversar e buscar trocas enriquecedoras é o seu papel.

É preciso tomar muito cuidado com uma linha delicada entre ser proativo e inconveniente, pois “forçar a barra” não é uma atitude positiva para a sua imagem na hora de fazer contatos. O que mais importa é ser educado e discreto, sem deixar de ser sociável e determinado para alcançar seus objetivos.

Um grande exemplo disso é a convivência diária com os professores e colegas, que é ignorada por muitos alunos. Esse é um networking essencial para o aprendizado e, possivelmente, para indicação de vagas ou outras oportunidades.

Leia também:  7 dicas para se preparar bem para simulados de vestibular

Ou seja, não foque apenas em conhecer “gente importante” que não faz parte da sua rotina ou do seu círculo social. Aprofundar as relações cotidianas também pode trazer ótimos frutos.

2. Participe de eventos

Eventos presenciais ou virtuais são perfeitos para fazer networking. O que isso quer dizer? Conhecer pessoas e tentar se tornar conhecido por elas. Cursos, workshops, congressos, palestras, feiras, reuniões e até festas entram na lista de ocasiões favoráveis para isso.

Nesse caso, a dica é ficar de olho em tudo o que está acontecendo na sua área para não perder nenhuma chance. Com a pandemia e as medidas de isolamento social, o número de eventos online aumentou e ficou ainda mais fácil participar deles.

Tire alguns minutos do seu dia ou da sua semana para assistir a um conteúdo interessante, interagir com outras pessoas e melhorar cada vez mais o seu potencial. Lembre-se de ser proativo e participe de verdade, tirando dúvidas e criando conexões sempre que possível.

3. Use suas redes sociais

Não há como negar que as redes sociais estão entre as ferramentas de comunicação (e relacionamento) mais importantes da atualidade. Portanto, mesmo que você não seja uma pessoa tão ligada a isso, faça um esforço para aproveitar esses recursos com foco na sua carreira.

Em primeiro lugar, siga perfis que acrescentem boas informações ao seu dia a dia e que ajudem no seu desenvolvimento pessoal. Toda área de estudo ou trabalho tem boas referências, sendo sua tarefa encontrar essas pessoas nas redes e acompanhá-las.

Leia também:  Descubra agora como ser um personal trainer!

Em relação ao seu próprio perfil, tenha cuidado com o seu posicionamento e atitudes na internet — já que estamos considerando a possibilidade de fortalecer seu networking, e não só interagir com os amigos de sempre. A sugestão para quem está focado na vida profissional é manter um perfil ativo e atrativo no LinkedIn.

4. Invista em autoconhecimento

A aventura de melhorar o networking é muito mais simples quando sabemos o que queremos para o nosso futuro. Isso realmente pode ser complexo para muita gente, mas um dos segredos para se dar bem nesse caminho é investir em autoconhecimento.

Reconhecer nossas habilidades, dificuldades e metas é fundamental para nortear as buscas. Quanto mais nos conhecemos, mais fácil é identificar o que precisamos aprimorar e quais pessoas são capazes de ajudar em cada objetivo.

Por último, não se esqueça de tentar ajudar seus contatos sempre que eles precisarem. Relacionamentos são baseados em reciprocidade, e você pode contribuir de diversas formas!

Gostou das dicas de como melhorar o networking? Essa não é uma missão tão difícil quanto muitas pessoas imaginam! Basta um pouco de dedicação para se encontrar e se conectar com o mundo ao seu redor.

Aproveite para descobrir agora como ingressar no mercado de trabalho com mais facilidade.

networking