5 jeitos de conseguir uma bolsa de estudos para a faculdade

O sonho de cursar o ensino superior numa instituição particular conceituada, muitas vezes, fica distante quando os custos para isso não se encaixam no orçamento. No entanto, uma bolsa de estudos para a faculdade pode transformar desejo em realidade.

Atualmente, além dessa modalidade de desconto, ainda é possível contar com os financiamentos estudantis que viabilizam o parcelamento das mensalidades. Dessa forma, ingressar numa graduação, ou na segunda, fica mais acessível.

Quer saber quais são as maneiras de entrar em uma faculdade privada de forma que caberá no seu bolso? Continue a leitura deste post que listaremos para você!

1. Bolsa FAAC

Essa bolsa de estudos parcial é oferecida pelo FAAC, Fundo de Amparo ao Aluno Carente, por meio de um processo de seleção, conforme o edital que é publicado a cada semestre.

A seleção dos candidatos é feita após o levantamento socioeconômico. Para participar é necessário que o aluno esteja devidamente matriculado e que o curso tenha Diretório Acadêmico.

2. FIES

Essa sigla significa Fundo de Financiamento Estudantil e é um programa do Ministério da Educação. Ele financia os cursos superiores particulares que têm avaliação positiva no Sinaes — Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior.

O processo seletivo é feito por meio do Sistema de Seleção do FIES. A inscrição é feita no site FIES Seleção e o candidato deve estar ciente de se enquadrar nas seguintes condições:

• ter prestado o Enem e obtido média das notas igual ou superior a quatrocentos e cinquenta pontos e redação igual ou superior a zero;
  • possuir renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa.