5 dicas para perder o medo e se sair bem na prova da OAB

A prova da OAB costuma gerar medo e ansiedade nos estudantes de Direito. Afinal, a aprovação no exame da Ordem dos Advogados é requisito obrigatório para quem deseja exercer a profissão de advogado.

Porém, com planejamento e organização é possível ser aprovado com tranquilidade. Não sabe por onde começar? Não tem problema! Trouxemos um post com dicas para você conseguir a sua tão sonhada aprovação. Confira!

1. Faça um planejamento

O planejamento é fundamental para o sucesso de quem deseja ser aprovado no exame da OAB. A preparação deve considerar todas as etapas da prova e as suas dificuldades.

O primeiro passo é ler o edital com atenção para saber o conteúdo da prova e as suas regras. Depois, você deve elaborar um plano de estudos para ser seguido até a data do seu exame. O cronograma deve englobar os seguintes fatores:

• tempo disponível para estudar;
  • matérias que devem ser estudadas;
  • data de cada etapa do exame.

Com essas informações fica mais fácil você montar um plano diário de estudos, com o dia que cada matéria será estudada, horário para exercícios e revisões.

2. Estude durante a faculdade

Muitos alunos resolvem se preparar para a prova da OAB quando a formatura se aproxima, porém, não conseguem estudar o suficiente por conta dos eventos, entrega da monografia etc. Por isso, não deixe a preparação somente para os últimos meses do curso.

Leia também:  Acabou! Saiba o que pode fazer depois do fim do Ensino Médio

Uma dica importante é fazer questões de provas anteriores da OAB sobre os assuntos vistos em sala de aula. Desse modo, você se habituará ao estilo das perguntas enquanto estuda para as provas da faculdade. Mantenha também suas anotações de aula bem organizadas. Quando a prova se aproximar, você pode usá-las como complemento do seu material de estudos.

O estágio obrigatório também pode ser muito útil na fixação do conteúdo, já que a segunda etapa consiste em questões discursivas, na qual o aluno tem que elaborar uma peça profissional. Portanto, se você já estiver habituado a essas práticas no dia a dia, fazer a prova será ainda mais fácil!

3. Faça um curso preparatório para o exame

Sejam presenciais ou online, os cursos preparatórios são muito úteis para quem for prestar a prova da OAB. Além de ter contato com professores especializados, esses cursos oferecem aulas direcionadas exclusivamente para o conteúdo exigido no exame.

Eles disponibilizam outras vantagens, tais como simulados, exercícios e material de estudo atualizado e exclusivo. Além do mais, o aluno conta com uma rede de apoio para tirar dúvidas, pode focar nas matérias que tem dificuldade e trocar experiências com outros estudantes. É um excelente investimento para garantir sua aprovação com mais tranquilidade!

4. Não estude na véspera

O preparo para o exame é muito importante, porém, evite estudar na véspera da prova. Por causa da ansiedade, muitos alunos costumam ficar agitados e ter dificuldades para dormir no dia anterior. Tentar revisar todo conteúdo pode gerar ainda mais nervosismo!