Entenda o impacto da satisfação profissional para o sucesso

Qual é o caminho mais seguro para o sucesso? Essa é a pergunta que aflige 10 em cada 10 jovens que querem alcançar a satisfação profissional.

É comum ouvirmos de nossos pais e de colegas experientes que existem áreas mais vantajosas do que outras, sugerindo que a resposta está no ambiente externo.

Só que para acertar na escolha da carreira, é preciso transferir o olhar para dentro. Pense rápido: quantas vezes você ouviu um empresário dizer que escolheu a área dele porque era a que dava mais dinheiro?

Não é à toa que isso é raro de se encontrar.

Confira neste artigo por que você deve se basear nas suas preferências para se transformar em um profissional reconhecido no mercado de trabalho.

Você aprenderá mais rápido

Tudo que é novo dá medo, principalmente quando se trata de trabalho. Você quer mostrar seu melhor, conquistar a confiança do chefe, e é um desafio e tanto fazer tudo isso tendo de lidar com aquela rotina completamente diferente.

Para vencer a barreira da insegurança, o melhor remédio é a vocação.

Quando você escolhe uma profissão porque se sente atraído por ela, porque enxerga nela o seu propósito de vida, tudo fica mais fácil de entender e adaptar.

Vamos supor que você sempre quis cuidar de pessoas e consegue um estágio em enfermagem. Mesmo que no início você sinta dificuldades com a frequente exposição ao sangue, essa sensação logo dará espaço para a felicidade de ver o paciente se recuperar por meio da sua ajuda.

Leia também:  Qual é a diferença entre Ciências Contábeis e Contabilidade?

Você sempre estará atualizado

Uma pessoa que gosta daquilo que faz nunca está satisfeita. Ela tem sede por conhecimento — e é essa necessidade que garantirá o sucesso profissional.

Por exemplo: imagine que uma pessoa que detesta números resolve trabalhar em um escritório de contabilidade. Você acha que ela teria interesse em se especializar na área?

Talvez, com o tempo, esse interesse surgiria. Mas, até lá, essa pessoa certamente sofreria por ter feito a escolha que não se encaixava com sua personalidade.

Portanto, você pode gostar de matemática, de ler, de cuidar do outro ou de qualquer outra coisa. Escolha a área que mais te agrada e veja como é prazeroso se dedicar àquilo que faz seus olhos brilharem.

Você viverá a satisfação profissional plenamente

Existe uma grande diferença entre escolher uma profissão pelo dinheiro e escolher pelas preferências.

Acompanhe o raciocínio: quem toma a decisão com base no retorno financeiro geralmente está mais cansado, muitas vezes até com a saúde debilitada, mas acredita que todos esses problemas compensam o resultado no saldo bancário.

Por outro lado, uma pessoa que escolhe a profissão com base nos seus gostos vivencia o melhor do sucesso sem prejuízos no bolso ou na saúde.

Desde a preparação para o vestibular, passando pela decisão do curso e da universidade, essa pessoa tomará atitudes mais conscientes, que combinam com sua concepção de felicidade e garantem uma vida profissional mais prazerosa.

Leia também:  5 podcasts para estudar que vão ajudar você a arrasar no vestibular

Construir uma carreira com base nas suas preferências não vai eliminar os altos e baixos que existem em qualquer profissão.

Apesar disso, ao fazer escolhas com base no que te faz feliz, você terá um combustível a mais para superar os desafios e ganhar o reconhecimento do seu mercado de atuação.

Ouça a voz do seu coração e trilhe seu caminho a partir dela. Temos certeza de que, no futuro, você terá a satisfação profissional que tanto merece!

E aí, já tem uma ideia de qual carreira seguir? Curta a nossa página no Facebook e receba conteúdos exclusivos que vão te dar aquela força nessa tarefa!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas